-
A Rússia era governada com um regime absolutista, no qual, czar, o soberano, concentrava imensurável poder em suas mãos. A nobreza e o clero tinham inúmeros privilégios, e recebiam impostos da maioria da população (cerca de 80%), que morava no campo e lidava com analfabetismo, fome e doenças.
-
Foi uma revolta camponesa, em resposta ao governo absolutista, que, depois de muita luta, foi derrotada pelo exército. Levou a urbanização repentina do país, dado que os camponeses buscavam melhores condições de vida, levando-os a trabalhar nas fábricas.
-
O início do ingresso de ideias socialistas na Russia se deu com a publicação do Manifesto Comunista, por dois pensadores - Marx e Engels.
Estes, afirmando que a luta de classes é o motor da história, lutavam pelo fim do capitalismo e pela construção do socialismo. -
Durante uma greve operária em São Petersburgo, trabalhadores caminharam em direção ao Palácio de Inverno, buscando a aceitação de seu abaixo assinado. Mesmo com essa tentativa pacífica de acordo, a resposta do czar foi mandar que seus guardas atirassem "à queima roupa", causando diversas mortes, e levando o evento a ser conhecido como Domingo Sangrento.
-
Após uma rebelião do povo que colocou fim ao czarismo na Rússia, foi implantado, em Fevereiro de 1917, um Governo Provisório no país, liderado por políticos moderados. Durante esse período, medidas foram tomadas para satisfazer o povo, porém, por permitir a permanência da Rússia na Guerra, esse Governo acabou deixando-os descontentes. Logo, em Outubro de 1917, os bolcheviques derrubaram esse poder e o assumiram.
-
As medidas tomadas por Lênin em seu governo provocaram a reação descontente de monarquistas, mencheviques e liberais (que eram os russos brancos). Então, com a ajuda das potências capitalistas, eles constituíram seu exército Branco. Com o objetivo de se defenderem, os bolcheviques formaram o exército Vermelho, comandado por Trotsky, dando início à sangrenta Guerra Civil, com um radicalismo por parte dos bolcheviques, que, no final, em meio à economia arrasada, haviam vencido a batalha.
-
Quando Lênin, o líder dos bolcheviques, retornou à Rússia e assumiu o poder, uma de suas primeiras e principais medidas foi firmar um tratado de paz com os alemães, efetuando, assim, a saída do país da Primeira Guerra Mundial.
-
Após o grande estrago causado pela Guerra Civil da Rússia, Lênin, que estava no poder representando os bolcheviques, tomou algumas medidas visando a recuperação política e econômica do país. Entre elas, ocorreu um Congresso, que reuniu diferentes povos que habitavam o território Russo, fundando a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), um composto de representantes de várias repúblicas, sendo a Rússia a principal delas.
-
Após a morte de Lênin, o mais provável sucessor dele, Trotsky, afirmava que era necessário internacionalizar a Revolução Socialista Russa, tornando-a permanente. Porém, Stalin, enquanto isso, julgava que primeiramente devia-se consolidar o Socialismo na Russia, e somente então expandir o movimento. Sendo mais influente na politica, Stalin conseguiu, por meio da mesma exilar Trotsky, assumindo poder sobre a Russia. Eventualmente, Stalin demandou o assassinato de Trotsky.