ALIMENTAÇÃO

  • 8000 BCE

    Pré-História: Paleolítico

    Pré-História: Paleolítico
    https://historiacolegiao.wordpress.com/2012/03/03/pre-historia-paleolitico/
    Os homens paleolíticos ainda não produziam seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Eles retiravam os alimentos da natureza. Coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais.
    Os homens paleolíticos se alimentavam da caça, da pesca e da coleta de frutas e raízes silvestres.
  • 5000 BCE

    Pré-História: Neolítco

    Pré-História: Neolítco
    https://www.estudopratico.com.br/periodo-neolitico-caracteristicas/
    O início da agricultura, sendo esta uma época de produção de alimentos por conta própria por meio da colheita de bens de consumo.
  • 4000 BCE

    Pré-História:Idade dos metais

    Pré-História:Idade dos metais
    Neste período iniciou-se a prática de caçar e pescar, consumindo também carnes de animais selvagens.
    Ao longo desse período, esses povos desenvolveram técnicas de maior conservação desses alimentos, como o fogo (usado também cozer), assim os alimentos não seriam mais crus, e através do fogo veio também a defumação.
    Nesse período com a chegada do metal , a agricultura ganhou novas ferramentas e dessa forma fez com que a produção dos alimentos crescesse consideravelmente.
  • 3500 BCE

    Idade Antiga ou Antiguidade

    Idade Antiga ou Antiguidade
    https://www.sohistoria.com.br/ef2/idadeantiga/
    Na Antiguidade, fenícios, egípcios e gregos secavam peixes para poderem transportá-los com segurança. Há cerca de 5 mil anos, os chineses usavam o mesmo método.
    No entanto, a história mostra que o hábito do sal para preservar alimentos vem quase sempre combinado com a exposição ao sol. É uma das formas mais antigas utilizadas pelo homem. Pinturas rupestres do período Neolítico revelam que esse método de conservação já era conhecido na pré-história.
  • 476 BCE

    Idade Média

    Idade Média
    Na era do Império Romano, se instituiu a matança de animais, separando-a do sacrifício por motivos religiosos, criando-se o ofício de açougueiro, que mata animais para vender a carne. Nessa época eram muito apreciados os “botulus”, salsichas preparadas com carne e tripas suínas. Os romanos os serviam aos escravos que trabalhavam em obras distantes de Roma, devido à facilidade de conservação. Está aí a origem dos embutidos.
  • Idade moderna: Periodo colonial no Brasil

    Idade moderna: Periodo colonial no Brasil
    Os portugueses tiveram que aderir à dieta alimentar indígena, que lhes era bastante estranha.
    Sabemos que a caça, a pesca e a coleta de frutos e raízes eram a base da alimentação dos povos indígenas, sobretudo das nações Tupi e Guarani, as que tiveram maior contato com o europeu.
    Coletavam jabuticabas, maracujás, cajus e outras frutas silvestres típicas da flora brasileira.
  • Idade Moderna

    Idade Moderna
    Nicolas Appert com intuito de produzir conservas de maneira inovadora ele criou a lata.Foi onde surgiu o garfo.E durante as navegações houve troca de alimentos entre as nações.
    https://brugutierrez.wordpress.com/2012/06/08/alimentacao-na-idade-moderna/
  • Idade Contemporânea

    Idade Contemporânea
    http://alimentacaoforadolar.com.br/quais-sao-as-fases-da-historia-da-alimentacao/
    No século XX foi desenvolvida a ultrapasteurização, utilizada principalmente para o tratamento de leite. Por esse processo, o leite é submetido a temperaturas entre 140ºC e 150ºC por 2 a 4 segundos e imediatamente resfriado para temperatura inferior a 32ºC. O leite é então acondicionado em embalagens cartonadas ou assépticas, chamadas também de “longa vida”.
  • Idade contemporânea: AGROTÓXICOS

    Idade contemporânea: AGROTÓXICOS
    http://alimentacaoforadolar.com.br/quais-sao-as-fases-da-historia-da-alimentacao/
    Os agrotóxicos foram desenvolvidos na Primeira Guerra Mundial e utilizados mais amplamente na Segunda Guerra Mundial como arma química. Com o fim da guerra, o produto desenvolvido passou a ser utilizado como “defensivo agrícola”.
  • Idade contemporânea: Liofilização

    Idade contemporânea: Liofilização
    A Liofilização ou freeze-drying consiste em retirar a água de alimentos por meio de sublimação – congelamento sob vácuo. É um dos mais modernos métodos de conservação. Requer tecnologia complexa, muitas vezes inviável economicamente. O processo tem como resultado produtos que, apesar de manterem baixíssimo nível de umidade (podem chegar a apenas 1%) e perderem porcentagem considerável de seu peso, preservam o tamanho natural. A liofilização é considerada a forma quase perfeita para conservação.
  • Idade contemporânea: Transgênicos

    Idade contemporânea: Transgênicos
    Espécies cuja constituição genética foi alterada artificialmente e convertida a uma forma que não existe na natureza, os cientistas adicionam o gene de um vegetal, animal, bactéria ou vírus e, assim, dão novas características à espécie modificada. A modificação genética é feita para que o organismo obtenha características diferentes das suas, como melhora nutricional em alimentos ou para tornar uma planta mais resistente a pragas.