-
Na França, é considerado "o pai da Literatura" pois foi o primeiro escritor a registrar as histórias orais nos livros. Embora já houvesse a Literatura antes através das histórias contadas oralmente, passando de geração para geração, somente neste período começou os registros escritos das histórias, pois antes as crianças eram vistas como adultos em miniaturas, então não havia esse cuidado com as crianças, trabalhavam desde cedo e não tinham tempo de se dedicar para ler as obras.
-
Se inspira em Esopo (2000 a.C.) e traz o contexto político nas fábulas.
-
Na Alemanha, começa a surgir a Literatura inspirada nas histórias de Perrault, fazendo registros na cultura alemã.
-
Na Dinamarca, foi um dos mais importantes escritores, sendo conhecido por incluir os excluídos, uma de suas obras é O Patinho Feio, onde o personagem principal faz referência a ele mesmo.
-
Começa a escrever sobre o Brasil, vendo que o país é rico em Petróleo e começou a buscar excessivamente por ele, encontrando uma barreira política. Dessa forma, ele quer fazer com que o povo cresça, por isso foi preso. Inclusive na história Sítio do Pica Pau Amarelo, a Emília é a personificação dele, já que ele não podia falar, a personagem falava e já que ele não podia mudar a cabeça de um adulto, ele persuadia a criança, criou três editoras e lá mesmo ele começou a publicar.
-
Responsável por distribuir as obras literárias nas escolas, Manuel Bandeira e Cecília Meireles fizeram parte dessa comissão.