Pink Floyd - Rock Psicodélico para o Mundo

  • Nascimento da Banda

    Nascimento da Banda
    A banda inglesa criada em Londres e formada por quatro integrantes inicia a história daquela que seria a maior banda de rock progressivo do mundo. Syd Barret, Roger Waters, Richard Wrigth e Nick Mason criam o Pink Floyd.
  • Primeiro Álbum

    Primeiro Álbum
    O primeiro álbum, intitulado The Piper At The Gates Of Down, totalmente conceitual trazia para o cenário musical algo jamais visto, as músicas com tons psicodélicos e de durações imensas vinham com a característica que marcaria os primeiros anos da banda. O único álbum liderado por Syd Barret, é um dos mais importantes da história do rock mundial, com letras viajantes e enigmáticas assim como o próprio cantor e compositor.
  • Novo integrante e o papel secundário de Syd Barret

    Novo integrante e o papel secundário de Syd Barret
    No ano seguinte ao lançamento do primeiro álbum, os integrantes da banda viram que não havia condições de continuar com Syd Barret à frente, por conta do envolvimento com drogas, especialmente o LSD Syd acabou ficando com um papel coadjuvante, sendo substituído por David Gilmour, que entrou como guitarrista e logo assumiu um papel importante na banda com a saída de Syd Barret.
  • Segundo álbum e última gravação de Syd Barret

    Segundo álbum e última gravação de Syd Barret
    O segundo álbum da banda A Saucerful Of Secrets traz em sua maioria músicas pops psicodélicas escritas por Wrigth e Waters, e uma última gravação de Barret que logo após seria expulso da banda e levaria uma vida longe dos holofotes.
  • Fusão com o cinema

    Fusão com o cinema
    O terceiro álbum da banda é a trilha sonora de um filme dirigido pelo iraniano Barbet Schroeder que conta a história de jovens viciados em heroína. O disco traz várias músicas instrumentais e o tom psicodélico aparece bem mais pesado do que na época de Syd Barret.
  • Essência de cada um

    Essência de cada um
    O álbum duplo Ummagumma lançado também em 69, trouxe além do primeiro disco ao vivo, composições individuais de cada integrante, começando a mostras a divergência que no futuro traria consequências significativas para a banda.
  • Atom Heart Mother

    Atom Heart Mother
    Mesmo com um público seleto e com vendas insignificantes a gravadora EMI continuou investindo no Pink Floyd e eles lançaram o álbum Atom Heart Mother, um disco original com canções que chegam ao tempo de 24 minutos e mais três singles compostos cada um por um dos integrantes. O álbum segue ainda a pegada experimental individualista que vinha caracterizando o trabalho da banda desde o álbum anterior.
  • Meddle e a identidade da banda

    Meddle e a identidade da banda
    O sexto álbum começa a tecer uma característica que será conhecida como som típico da banda, deixando de lado o peso da figura de Barret e criando uma nova identidade.
  • Repetindo a experiência

    Repetindo a experiência
    Nova parceria com o diretor de cinema Barbet Schroeder,dessa vez uma trilha mais suave que More, mostra a interação da banda pouco antes do lançamento do seu álbum mais aclamado.
  • A Grande Obra

    A Grande Obra
    Dark Side é o ápice da banda, o álbum que tornaria a banda unanimidade quanto à sua importância na história do rock e a ascenção de Roger Waters como líder da banda. Waters foi responsável pelo conceito do álbum divagando sobre coisas capazes de enlouquecer um homem comum.
  • Um disco de saudade

    Um disco de saudade
    Mostrando claramente uma saudade do criador Syd Barret, Wish You Were Here é como uma homenagem e também o último álbum onde a integração e democracia dos componentes aparece nas composições.
  • Ditadura animal

    Ditadura animal
    O álbum Animals é carregado com uma espécie de paranóia, caracteristica recorrente na história dessa banda singular. Coincide ao período em que o baixista Roger Waters se torna uma espécie de ditador, prejudicando o convívio dos integrantes, o que traria consequências irremediáveis no futuro da banda.
  • A banda de um só

    A banda de um só
    A grande obra do líder da banda, um álbum que poderia ser uma obra de carreira solo, The Wall traz em suas composições algo que se tornaria quase que uma obsessão para Waters, a temática da Segunda Guerra Mundial. Entre processo de quase falência da banda e a expulsão de Ricky Wrigth, que participa do álbum como músico contratado, o período de construção desse álbum é o início da grande ruptura dos integrantes e Waters.
  • Despedida de Waters

    Despedida de Waters
    Após um hiato de 3 anos, a banda produz seu último álbum com Roger Waters que após vários problemas com o grupo se despede do grupo. A crítica foi um massacre ao legado do Pink Floyd, sendo The Final Cut o álbum mais despresado pelo público.
  • Waters X Gilmour

    Waters X Gilmour
    Após longa disputa judicial pelos direitos ao uso do nome da banda, Gilmour deu continuidade ao trabalho. Com a descrença e torcida contra de Waters, Gilmour lança A Momentary Lapse Of Reason com um viés mais pop e menos tenso que os outros trabalhos da banda. Um álbum que seria um sucesso na turnê, se tornando lucrativo para a banda.
  • A Divisão dos Sinos

    A Divisão dos Sinos
    The Division Bell, álbum que divide opiniões foi lançado no ano de 1994. Essa produção marca a volta oficial de Wrigth à banda e traz composições de Gilmour e sua esposa a escritora Polly Samson. Com músicas mais tranquilas e com letras poéticas o álbum foi o ponta pé para uma das maiores turnês que depois viraria um álbum ao vivo, Pulse. The Division Bell marca o que parecia ser o fim da produção musical do Pink Floyd.
  • Esperança para os fãs

    Esperança para os fãs
    Após 20 anos do lançamento de The Division Bell, David Gilmour resolve lançar um novo álbum com canções que restaram da última obra, para a surpresa dos fãs Gilmour lança o que diz ser a última obra, The Endless River
  • Curiosidades

    Curiosidades
    Após anos sem se falar Gilmour e Waters dividiram o mesmo palco no ano de 2005 numa apresentação beneficente chamada Live 8. Os fãs esperam uma votla da banda mas os dois líderes negam a possibilidade de reunião. Waters segue sua carreira tendo como carro chefe o show The Wall onde ele reproduz o um dos álbuns icônicos do grupo, e Gilmour com suas apresentações solo mesclando obras da banda com seus álbuns de carreira solo.