-
Marco inicial da mecânica prática, possibilitando o desenvolvimento de transportes, engrenagens e máquinas primitivas. Foi fundamental para o avanço das civilizações.
-
Introduziu princípios básicos da mecânica clássica, utilizados até hoje em sistemas de levantamento de cargas e mecanismos simples.
-
Usada inicialmente para bombear água de minas, foi um passo essencial na automação de processos e base para avanços industriais.
-
Tornou o motor mais eficiente e prático, sendo decisivo para a Revolução Industrial e o desenvolvimento da indústria mecânica.
-
Ainda que civil, envolveu importantes avanços na fundição e no uso de ferro, influenciando o trabalho de engenheiros mecânicos na construção de estruturas metálicas.
-
Viabilizou a produção em série de peças com precisão, sendo um marco na manufatura mecânica.
-
Estimulou a criação de novos maquinários, processos de produção em massa e o surgimento das primeiras fábricas, transformando radicalmente a atuação da engenharia mecânica.
-
Revolucionou o transporte individual e a produção industrial em série (linha de montagem), exigindo novos avanços mecânicos.
-
Ampliou as possibilidades do transporte aéreo, exigindo estudos avançados em termodinâmica e aerodinâmica mecânica.
-
Mudou a forma de prototipagem e fabricação de peças mecânicas, trazendo agilidade, economia e personalização à engenharia moderna.