-
As mastabas, antecedentes das pirâmides, foram a primeira expressão artística monumental com a função de servir como túmulos funerários para a elite egípcia pré-dinásticas. Elas eram construções retangulares feitas de tijolos de barro ou pedras, arquitetadas em dois planos: uma superestrutura visível de topo plano que abrigava uma capela de oferendas e outra subestrutura que encaminhava até a câmara funerária. -
A Paleta de Narmer agrupa diversos elementos que permitem deduzir que abordam o processo de unificação do Alto e Baixo Egito por Narmer (ou Menés). Hodiernamente, é aceito de modo amplo pela egiptologia que a paleta não transmite necessariamente os eventos em si mesmos, alinhados à realidade pretérita, mas ela tem o intuito de construir e legitimar uma narrativa simbólica, a vitória de Narmer.
-
As primeiras máscaras aparecem no final do I Período Intermediário e início do Médio Império. Elas eram elaboradas sobre a superfície do rosto mumificado, no qual as características físicas do indivíduo eram pintadas sobre o relevo ou eram diretamente feitas em gesso acima das bandagens da múmia.