História da Estatística x Início do Bullying

  • Blaise Pascal e Pierre de Fermat estabelecem os princípios do cálculo de probabilidades

  • Criação do Primeiro Curso de Estatística (Universidade de IENA - na Alemanha)

    criado na Universidade de IENA - na Alemanha.
  • Surgimento da palavra estatística

    A palavra estatística surge em 1752 pelo alemão Gottfried Achenwall que deriva da palavra latina STATU, que significa estado, pelo aproveitamento que os políticos e o estado tiravam dela.
  • 1.º Censo Geral da população brasileira

    1.º Censo Geral da população brasileira
    o qual recebeu o nome de Recenseamento da População do Império do Brasil. Foi feito por José Maria da Silva Paranhos, conhecido como Visconde do Rio Branco (1819-1880).
  • Criação do IBGE

    Criação do IBGE
    Com a criação do IBGE e com a contribuição do renomado demógrafo italiano Giorgio Mortara, inaugurou-se a moderna fase censitária no Brasil. Caracterizada, principalmente, pela periodicidade decenal dos censos demográficos, nessa nova fase foi ampliada a abrangência temática do questionário com introdução de quesitos de interesse econômico e social, tais como os de mão-de-obra, emprego, desemprego, rendimento, fecundidade, migrações internas, dentre outros temas.
  • 1ª Mesa Redonda sobre o Ensino de Estatística

    a partir desta data houve um crescimento no interesse deste assunto em várias comunidades científicas no mundo todo.
  • Duas escolas iniciaram o Ensino de Estatística no Brasil

    uma no Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Ciências Estatística (ENCE) e a outra conhecida como Escola de Estatística da Bahia.
  • Surgiu do ISI (Instituto Internacional de Estatística)

    criado com o objetivo ampliar e incentivar as pesquisas na área de educação estatística.
  • Primeiros sinais de interesse sobre bullying (Suécia)

    O bullying é um fenômeno mundial tão antigo quanto à escola.
    Entretanto somente na década de 1970, na Suécia, que surgiu um maior interesse da sociedade sobre este problema, logo em seguida estendeu-se para vários países
  • Surgimento do 1.º computador brasileiro

    Surgimento do 1.º computador brasileiro
    que ajudou a dar um grande salto na estatística.
  • Estabelecimento de algumas proposições para a pesquisa na área de educação estatística

    (Batanero, Ottaviani & Truran, 2000):
    - Produção de livros-texto com exemplos e aplicações relacionadas a "vida real" dos alunos;
    - Publicação de um jornal para auxiliar professores de diferentes níveis mantendo-os informados sobre as novidades da área;
    - Organização de encontros para os interessados em educação estatística.
  • Ocorreu o suicídio de três crianças entre 10 e 14 anos

    motivadas pela situação de maus-tratos a que eram submetidos pelos seus companheiros da escola. Este fato teve grande repercussão nos meias de comunicação, mobilizando o governo Norueguês que fizera uma campanha nacional contra o bullying no ano seguinte.
  • Os primeiros resultados sobre o diagnóstico do BULLYING

    Foram informados por Olweus (1989) e por Roland (1989), e por eles se verificou que 1 em cada 7 estudantes estava envolvido em caso de BULLYING.
  • O Bullying começou a ser pesquisado/discutido na Europa e no Brasil

    Quando na Noruega descobriram o que estava resultando nas inúmeras tentativas de suicídio entre os adolescentes. A partir de então, foram realizadas inúmeras pesquisas e campanhas para reduzir os casos de comportamentos agressivos nas escolas.
    No Brasil, as primeiras discussões também remontam à década de 1990 sendo que, recentemente, devido à novíssima modalidade do bullying, o cyber bullying ( realizado com a ajuda da tecnologia), o assunto ganhou notoriedade.
  • Olweus publicou o livro "BULLYING at School"

    No qual apresenta e discute o problema, os resultados de seu estudo, projetos de intervenção e uma relação de sinais ou sintomas que poderiam ajudar a identificar possíveis agressores e vítimas. Essa obra deu origem a uma Campanha Nacional, com o apoio do Governo Norueguês, que reduziu em cerca de 50% os casos de BULLYING nas escolas. Houve repercussão em outros países.
  • A inclusão da Estatística no Ensino Fundamental e Médio

    apareceu a partir da determinação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s)
  • Massacre de Columbine - EUA

    Como reação aos casos de perseguição escolar, a maior parte dos Estados norte- americanos já aprovou leis para coibir esse tipo de violência e que obrigam as escolas a adoptar planos de prevenção e medidas disciplinares para combater as acções de intimidação.
  • Projeto "Training and Mobility on Research (TMR) Network Project: Nature and Prevention on Bullying"

    Para tratar deste assunto, foi criado este projeto na Europa, envolvendo diversos países daquele continente. Ele tem como objetivo diagnosticar as causas do bullying e da exclusão social nas escolas, verificar a origem desses problemas em culturas e sociedades distintas, analisar conseqüências a longo prazo, etc.
  • Casos de bullying escolar já terminaram em morte no Brasil

    Pelo menos dois casos de bullying escolar já terminaram em morte no Brasil. Um deles aconteceu em janeiro de 2003, quando o adolescente Edmar Freitas, então com 18 anos, comprou um revólver calibre 38 e disparou contra 50 pessoas durante o horário de recreio.
  • Publicação dos livros livros sobre "Fenômeno Bullying" e "Bullying Escolar"

    Cléo Fante contou que o problema começou a ser estudado no Brasil nos últimos anos. A escritora disse que as pesquisas indicam maior incidência na região sudeste (40% ) e com menor índice no nordeste (24%).
  • O mundo do bullying foi tema de um trabalho de feira de ciência - Centro Integrado de Ensino (CIE) SP

    O mundo do bullying foi tema de um trabalho de feira de ciência - Centro Integrado de Ensino (CIE) SP
    O trabalho foi realizado por sete alunos. A estudante Bruna Meneghetti, que foi vítima de bullying na infância, foi uma das integrantes do trabalho “Bullying e juventude: como lidar com esse desrespeito na escola”.