Nausmuseudooriente

Os Descobrimentos de 1415 a 1474

  • Aug 22, 1415

    Conquista de Ceuta

    Conquista de Ceuta
    A conquista de Ceuta, em 1415, marca o início de uma época de expansão portuguesa no mundo. Alcançado o objectivo de tomar aquela cidade do norte de África, Portugal estava em condições de prosseguir para sul, em busca de novos territórios.
    Cerca de 20 mil homens, embarcados em Lisboa, conquistam a praça africana de Ceuta no dia 22 de Agosto de 1415. Tratava-se de uma importante cidade comercial do mundo muçulmano do mediterrâneo.
  • Jul 1, 1418

    Descoberta do Arquipélago da Madeira

    Descoberta do Arquipélago da Madeira
    É incerta a data em que Gonçalo Zarco e Tristão Vaz Teixeira desembarcaram na ilha de Porto Santo. Sabe-se que partiram dali em Julho de 1418 para desembarcar na ilha da Madeira, terra de que já existiam notícias antes da chegada dos portugueses.
  • Jan 1, 1427

    Descoberta do Arquipélago dos Açores

    Descoberta do Arquipélago dos Açores
    Terá sido Diogo de Silves, em data incerta, a às ilhas por ordem do Infante D. Pedro. Nos anos seguintes realizaram-se novas expedições a outras ilhas do arquipélago. Tal como no caso das ilhas da Madeira e Porto Santo, o arquipélago dos Açores não seria completamente desconhecido, pois existem notícias sobre a sua existência anteriores à chegada dos portugueses.
  • May 1, 1434

    Gil Eanes dobra o Cabo Bojador

    Gil Eanes dobra o Cabo Bojador
    Sabe-se que Gil Eanes partiu em Maio para tentar dobrar o Cabo Bojador, também conhecido por Cabo do Medo. Quando se aproximava do destino decidiu colocar-se ao largo da costa, conseguindo desta forma ultrapassá-lo. Muitas lendas populares asseguravam que o mundo acabava ali.
  • Oct 1, 1437

    Derrota portuguesa em Tânger

    Derrota portuguesa em Tânger
    Os portugueses atacaram a praça de Tânger em inferioridade numérica e desorganizados. As tropas são cercadas e rendem-se. Após negociações as forças portuguesas recebem autorização para partir, mas em troca os muçulmanos exigem a entrega de Ceuta. Como garantia do acordo fica refém o Infante D. Fernando. O Infante que desenhou o acordo recua depois de libertado. O Infante D. Fernando morre em cativeiro, em Fez, em 1443.
  • Jan 1, 1444

    Descoberta e Conquista da Guné

    Descoberta e Conquista da Guné
    A Guiné era um nome genérico dado à África negra que se estendia para lá do Cabo Bojador. Após a derrota portuguesa em Tânger há uma aposta na expansão ultramarina para chegar de forma mais direta às matérias-primas.
  • Jan 1, 1456

    Descoberta de Cabo Verde

    Descoberta de Cabo Verde
    A data da descoberta do arquipélago é disputada tal como o nome do navegador que ali terá chegado primeiro. Diogo Gomes, Alvise Cadamosto ou António da Noli são apontados como possíveis descobridores, todos ao serviço do Infante D. Henrique.
  • Oct 1, 1458

    Conquista de Alcáçer Ceguer

    Conquista de Alcáçer Ceguer
    A conquista foi liderada pelo rei D. Afonso V. A praça foi conquistada, mas a sua manutenção foi sempre muito difícil. Perdeu importância e foi abandonada em 1550 quando Portugal já conquistara Tanger e Arzila.
  • Jan 1, 1460

    Conquista da Serra Leoa

    Conquista da Serra Leoa
    Em 1460, Pero de Sintra atinge a Serra Leoa. Neste mesmo ano falece o Infante D. Henrique.
  • Jan 1, 1471

    Conquista de Arzila e Tânger

    Conquista de Arzila e Tânger
    Cerca de 400 navios participaram no assalto à praia de Arzila, no Norte de África. Apesar de muitas dificuldades o ataque é fulminante e a cidade é saqueada. Vários defensores e moradores de origem muçulmana são mortos, depois de se esconderem na mesquita e no castelo. Assustados os defensores da praia vizinha de Tânger abandonam as defesas e D. Afonso V envia uma força que consegue assenhorar-se da fortaleza.
  • Jan 1, 1472

    Descoberta das ilhas de S. Tomé e Príncipe

    Descoberta das ilhas de S. Tomé e Príncipe
    João de Santaré, e Pêro Escobar descobrem as ilhas de S. Tomé e Principe
  • Jan 1, 1474

    Descoberta do cabo de Santa Catarina

    Descoberta do cabo de Santa Catarina
    Lobo Gonçalves e Rui Sequeira chegam ao cabo de Santa Catarina