Santa maria caravela de cristovao colombo

Descobrimentos Marítimos

By yana.13
  • A expansão  Marítima
    1415

    A expansão Marítima

    Em 22 de agosto de 1415, as tropas portuguesas conquistaram a cidade de Ceuta, marcando o início da expansão marítima portuguesa. A ocupação deste importante centro comercial e de comunicações abriria caminho à consolidação das colónias portuguesas na costa africana.
  • Descoberta do arquipélago da Madeira
    1418

    Descoberta do arquipélago da Madeira

    A data do desembarque de Gonçalo Zarco e Tristão Vaz Teixeira na ilha do Porto Santo é incerta. Sabe-se que de lá partiram em julho de 1418 e desembarcaram na ilha da Madeira, antes da chegada dos portugueses já existiam algumas notícias acerca dela.
  • Desembarque no arquipélago dos Açores
    1427

    Desembarque no arquipélago dos Açores

    Diogo de Silves viajou para as ilhas sob as ordens do Infante D. Pedro. Nos anos seguintes, novas expedições foram feitas a outras ilhas do arquipélago. À semelhança da Madeira e do Porto Santo, os Açores não eram totalmente desconhecidos, pois haviam notícias acerca da sua existência.
  • Gil Eanes dobra o Cabo Bojador
    1434

    Gil Eanes dobra o Cabo Bojador

    Sabe-se que Gil Eanes partiu em Maio para tentar dobrar o Cabo Bojador, também conhecido por Cabo do Medo. Quando se aproximava do destino decidiu colocar-se ao largo da costa, conseguindo desta forma ultrapassá-lo. Muitas lendas populares asseguravam que o mundo acabava ali.
  • Reconhecimento da costa africana
    1434

    Reconhecimento da costa africana

    O navegador Gil Eanes passou pelo Cabo Bojador, na atual costa do Saara Ocidental, que até então era o ponto mais meridional conhecido da costa da África. As expedições ao longo da costa africana foram protegidas pelo Infante D. Henrique.
  • Portugueses chegam à costa da Guiné
    1446

    Portugueses chegam à costa da Guiné

    Os portugueses chegaram à costa da Guiné, hoje Guiné-Bissau, em 1446. Em 1479 foi criada uma feitoria em Cacheu (foto). Portugal estabeleceu uma série de enclaves e feitorias na costa da África na tentativa de manter o controle das vastas rotas marítimas. A presença portuguesa na África também foi motivada pela captura de escravos e pela busca de metais preciosos.
  • Descoberta do Cabo Verde
    1456

    Descoberta do Cabo Verde

    A data da descoberta do arquipélago e o nome do navegador que ali chegou são contestados. Diogo Gomes, Alvise Cadamosto ou António da Noli, todos ao serviço do Infante D. Henrique, têm sido apontados como possíveis descobridores.
  • Period: 1471 to 1472

    Chegada a São Tomé

    Os navegadores João de Santarém e Pedro Escobar descobriram a desabitada ilha de São Tomé e Príncipe. A colônia se tornaria uma das primeiras produtoras de cacau do mundo. Essas ilhas do Golfo da Guiné também seriam um importante entreposto comercial de escravos.
  • Descoberta de Angola
    1482

    Descoberta de Angola

    Em 1482, as caravelas portuguesas comandadas pelo navegador Diogo Cão chegou à foz do rio Congo e, seis anos depois, chegou ao então reino de Angola. Portugal procurou também aproveitar as vantagens comerciais do território de Angola, extremamente rico em recursos naturais.
  • Cristovão Colombo Chega à América
    1492

    Cristovão Colombo Chega à América

    Eles partiram da cidade de Palos, no sul da Espanha, e após vários meses de viagem, os navios comandados por Colombo desembarcaram no que hoje é a ilha de S. Salvador, nas Bahamas. Iria continuar depois para Cuba. Voltou para a Espanha convencido de que havia chegado ao Japão.
  • Descoberta do caminhos Marítimo para a Índia
    1498

    Descoberta do caminhos Marítimo para a Índia

    Em 1498, a frota de Vasco da Gama levou 10 meses para chegar a Calecute de Lisboa. Após séculos de domínio do mundo muçulmano, a porta para o comércio com o Oriente ficou aberta e nas mãos dos portugueses.
  • Descoberta do Brasil
    1500

    Descoberta do Brasil

    Os navios, comandados por Pedro Álvares Cabral, rumavam para a Índia, mas fizeram um desvio para a costa do Brasil em abril de 1500. A descoberta foi declarada acidental, mas os historiadores questionam o acontecimento.