-
Nasceu provavelmente mais ou menos entre 1460 e 1469,em Sines, na costa sudoeste de Portugal, possivelmente numa casa perto da Igreja de Nossa Senhora das Salvas de Sines. Sines, um dos poucos portos da costa alentejana, era então uma pequena povoação habitada por pescadores.
-
Em 1492, João II de Portugal enviou-o ao porto de Setúbal, a sul de Lisboa, e ao Algarve para capturar navios franceses em retaliação por depredações feitas em tempo de paz contra a navegação portuguesa – uma tarefa que Vasco da Gama executou rápida e eficazmente.
-
Descoberta do caminho marítimo para a Índia (1497-1498)
-
A 7 de Julho de 1497, nas Cortes de Montemor, El-rei entrega a Vasco da Gama o comando da primeira expedição à Índia
-
Manuel I de Portugal confiou a Vasco da Gama o cargo de capitão-mor da frota que, num sábado 8 de Julho de 1497, zarpou de Belém em demanda da Índia.
-
A viagem aconteceu em 1497 e passou pela atual Serra Leoa, África do Sul e Moçambique, chegando às Índias em meados de 1498, depois de enfrentar hostilidades em diversos lugares, embora tenha recebido acolhida de um sultão, no porto de Melinde.
-
A 1 de março de 1498 chegou a Moçambique, na sua primeira viagem rumo à Índia, e que comandou um dos navios que navegaram da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica realizada até à data.
-
Vasco da Gama iniciou a viagem de regresso a 29 de Agosto de 1498.
-
Vasco da Gama só em 1499 desembarcou em Lisboa, onde foi recebido triunfalmente.
-
A 12 de Fevereiro de 1502, Vasco da Gama comandou nova expedição com uma frota de vinte navios de guerra, com o objetivo de fazer cumprir os interesses portugueses no Oriente.
-
Em 1 de Março de 1503 inicia-se a guerra entre o samorim de Calecute e o rajá de Cochim
-
Em 21 de março de 1507, Vasco da Gama e a família recebem ordem régia para suspender as obras e abandonar Sines. São expulsos
-
terceira viagem, em 1524, foi substituir o Vice-Rei Duarte de Meneses, mas chegou a contrair malária, morrendo no mesmo ano, em Cochim.
-
A 24 de Dezembro de 1524 vesperas de natal morre em Cochim.Vasco da Gama foi sepultado na Igreja de São Francisco, em Cochim, mas seus restos mortais foram levados para um convento, conhecido com Quinta do Carmo, de propriedade privada.