A língua portuguesa no Brasil

  • Apr 22, 1500

    Portugueses chegam ao Brasil

    Portugueses chegam ao Brasil
    Os cerca de 5 milhões de indígenas que aqui viviam, distribuídos em mais de 1 500 povos, falavam em torno de mil línguas de vários grupos linguísticos.
  • Jan 1, 1532

    Início efetivo da colonização portuguesa

    Início efetivo da colonização portuguesa
    A língua portuguesa começa a ser transportada para o Brasil, mas o tupi era mais usado como língua geral da colônia, principalmente graças aos padres jesuítas que haviam estudado e difundido a língua. Por meio dessa convivência, muitas palavras da língua tupi passaram a fazer parte do vocabulário dos colonizadores.
    (OBS: Data inventada.Considerar apenas o ano)
  • Jan 1, 1570

    Início da importação de negros africanos como escravos

    Início da importação de negros africanos como escravos
    Com os escravos trazidos da África, a língua falada na colônia recebeu novas contribuições. Muitas palavras usadas por eles passaram a fazer parte de nossa língua. A influência africana no português do Brasil veio principalmente do iorubá, falado pelos negros vindos da Nigéria e do quimbundo angolano.
    (OBS: Data inventada.Considerar apenas o ano)
  • Promulgada lei que impõe o uso da Língua Portuguesa

    Promulgada lei que impõe o uso da Língua Portuguesa
    A utilização do tupi foi proibida e os jesuítas foram expulsos do país. Com a chegada de muitos imigrantes da metrópole, o português fixou-se definitivamente como o idioma do Brasil.
    (OBS: Data inventada.Considerar apenas o ano)
  • Chegada da família real ao Rio de Janeiro

    Chegada da família real ao Rio de Janeiro
    A chegada da família real é decisiva para a difusão da língua: são criadas bibliotecas, escolas e gráficas (e, com elas, jornais e revistas), além de um aumento considerável da população portuguesa no Brasil.
  • Início da imigração europeia

    Início da imigração europeia
    Imigrantes europeus aportam em grande número no país, incentivando transformações no idioma com a introdução de diversos estrangeirismos. (OBS: Data inventada.Considerar apenas o ano)
  • Semana de Arte Moderna

    Semana de Arte Moderna
    O movimento modernista leva o português informal para as artes. A crescente urbanização e o surgimento do rádio ajudam a misturar variedades linguísticas.
  • Promulgada a nova Constituição Brasileira

    Promulgada a nova Constituição Brasileira
    A Constituição garante a preservação dos dialetos de grupos indígenas e remanescentes de quilombos. Hoje há 180 línguas indígenas e mil quilombolas.
  • Assinado o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

    Assinado o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
    Assinado o tratado internacional que tem por objetivo criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa.
  • Entra em vigor o Acordo Ortográfico

    Entra em vigor o Acordo Ortográfico
    Passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas, que se finaliza em 31 de dezembro de 2012.