-
Obra primordial da Ciência Politica moderna, reformulou as noções de Estado e governo, rompendo com a tradição medieval.
-
Obra que reuniu uma série de descobertas do cientista italiano, inclusive a consolidação da teoria do Heliocentrismo.
-
Obra precursora do Racionalismo científico, inaugurou o método cartesiano, que seria essencial para o desenvolvimento das Ciências da Natureza.
-
É estabelecida a ideia de evolução, na qual todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum, sendo resultado de uma seleção natural.
-
Conjunto de obras que revolucionou os conceitos de sociedade, economia e política, sendo ainda hoje considerada uma das obras mais influentes da história da humanidade.
-
Obra na qual o autor desenvolve teoria pioneira sobre a mente humana, método de terapia e conceitos nunca antes explorados como o de "níveis de consciência".
-
Teoria que introduz a noção de espaço-tempo na Física, complementada dez anos depois com a introdução dos efeitos da gravidade.
-
Formulação do modelo hipotético-dedutivo, priorizando o aspecto metodológico no desenvolvimento científico em contraponto ao método indutivo.
-
Estabelece um enfoque historicista, no qual o desenvolvimento científico passaria por fases que culminariam numa quebra de paradigma e consequentemente no avanço da ciência.
-
Obra a partir da qual o autor estabelece sua teoria da Cosmologia, que faz um paralelo entre as teorias da Relatividade e da Mecânica Quântica.