10 eventos importantes na evolução da Inteligência Artificial

  • Isaac Asimov propõe as leis da robótica

    escritor de ficção científica Isaac Asimov propôs as Três Leis da Robótica e os princípios de convívio entre humanos e máquinas inteligentes
  • Alan Turing propõe o jogo de imitação

    Turing inicia sua pesquisa com a questão: "As máquinas podem pensar?" Essa questão teórica deu origem ao “Jogo da Imitação”.
    A pesquisa forneceu uma referência simples para identificar inteligência em uma máquina: ajudou a dar forma a uma filosofia de IA.
  • Conferência de Inteligência Artificial na Darthmouth College

    John McCarthy, professor de matemática do Dartmouth College, cunhou o termo “inteligência artificial”.
  • Frank Rosenblatt constrói o perceptron

    Rosenblatt desenvolveu um “Algoritmo Perceptron” que orientava a rede a ajustar gradualmente suas forças de entrada até identificarem objetos de maneira consistente e correta, permitindo que ela aprendesse.
  • O primeiro “abandono” da Inteligência Artificial

    Um relatório do Comitê Consultivo para o Processamento Automático de Idiomas (ALPAC), para o governo dos EUA, em 1966 e o Relatório Lighthill, para o governo do Reino Unido, em 1973, apresentaram conclusões pessimistas sobre o potencial da inteligência artificial.Como resultado, o governo dos EUA e o governo britânico cortaram o financiamento entre os anos 70 e 80.
  • segundo “abandono” da Inteligência Artificial

    Mais uma vez, o termo “inteligência artificial” tornou-se quase um tabu na comunidade de pesquisa. Para evitar ser visto como sonhadores perdulários ​​pedindo financiamento, os pesquisadores começaram a usar nomes diferentes para trabalhos relacionados à IA — como “informática”, “aprendizado de máquina” e “análise”.
  • Deep Blue da IBM supera Kasparov

    O prestígio da inteligência artificial aumentou em 1997, quando o computador Deep Blue, da IBM, derrotou o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov.
  • A rede neural vê gatos

    Em 2011, cientistas do mundo todo desenvolviam redes neurais. Naquele ano, Jeff Dean, engenheiro do Google, conheceu Andrew Ng, professor de ciência da computação de Stanford. Por três dias, uma rede neural com 16.000 processadores analisou 10 milhões de capturas de tela do YouTube. Em seguida, mostrou três imagens borradas, representando os padrões visuais que estavam nas imagens de teste: um rosto humano, um corpo humano e um gato.
  • Geoffrey Hinton lança redes neurais profundas

    Geoffrey Hinton, professor da Universidade de Toronto, e dois alunos, criaram a AlexNet, um modelo de rede neural para competir em um concurso de reconhecimento de imagem chamado ImageNet.
  • Alphago derrota o campeão do Go Humano

    Em 2016, os cientistas do DeepMind, agora no Google, trocaram o Atari pelo jogo de tabuleiro Go. Eles desenvolveram um modelo de rede neural chamado AlphaGo, para jogar e aprender com a brincadeira. O software jogou contra outras versões do AlphaGo, aprendendo com as estratégias de ganhar e perder. Funcionou. O AlphaGo derrotou o maior jogador de Go do mundo, Lee Sedol, quatro jogos a um.