-
-
.
-
-
.
-
.
-
.
-
.
-
Na Europa, foi criada uma crise bibliográfica pela proliferação dos periódicos e isso inspira Otlet à fundar, em 1892, o Escritório Internacional de Bibliografia, com Henri La Fontaine.
-
-
-
-
-
-
Já nos Estados Unidos, o desenvolvimento da biblioteca se orientava nas Ciências sociais, inspirados na Escola de Chicago.
-
-
Paul Otlet acreditava na paz mundial e na mudança social por meio da informação.
-
Realizada na Virgínia, no ano de 1936, reunindo editores, bibliotecários e fabricantes de material fotográfico, principalmente na reprodução de documentos via microfilmagem em bibliotecas.
-
Tal equipamento seria capaz de ampliar a capacidade da memória humana, permitindo o usuário guardar e recuperar documentos interligados por associação.
-
Estes cientistas das mais diversas áreas tinham propostas para resolver os problemas da gestão da informação. Foram tratados os temas; à política editorial, à distribuição e à classificação de periódicos, formato das publicações científicas, à classificação de documentos, aos métodos de reprodução, escopo e qualidade dos abstracts, à indexação mecânica, o treinamento e emprego em trabalhos de informação, guias de informação e traduções, entre outros.
-
O pesquisador foi responsável pela abertura do campo da bibliometria, que tem o foco mais documentalista (quantitativo) e menos bibliográfico (quantitativo).
-
-
Em 1949, ele e sua colaboradora Margaret Egan (1905 - 1959) adotaram o termo controle bibliográfico para se referir à documentação.
-
-
Passaram a utilizar organização bibliográfica em resposta às pressões daqueles que consideravam a conotação de censura na palavra controle. A utilização dos dois termos levava à busca de uma teoria da armazenagem e recuperação da informação, considerada por Egan e Shera (1949;1952) como a base da Ciência da Informação. Foram eles idealizaram o conceito de epistemologia social, uma disciplina científica que foi proposta por eles em varias ocasiões.
-
-
No período entre 1958 até sua morte, ele teve uma grande atuação na Fédération Internationale d´Information et de Documentation (1969).
-
O SCI é uma base de referencia mundial de citações bibliográficas em artigos de revistas, de acordo com a qual são definidas as métricas para a classificação das revistas segundo o seu impacto. Esta iniciativa promoveu uma espécie de classificação das revistas selecionadas pelo SCI. Como resultado desse processo, existem hoje as revistas indexadas pelo SCI e aquelas que não são indexadas.
-
Foi o primeiro texto que discutiu a CI como uma combinação de disciplinas e falou os aspectos técnicos e comportamentais dessa ciência.
-
-
Ele a dividiu em dois subsistemas: subsistemas de entrada (seleção de documentos, indexação e vocabulário) e subsistemas de saída (busca, comparação e interação entre o usuário e o sistema), com enfoque na indexação. Lancaster também pode ser considerado um dos precursores da ideia de sociedade sem papel.
-
Suas ideias influenciaram vários estudiosos que consideram a CI a partir de uma visão cognitiva.
-
Sua proposta incluía: comunicações humanas, técnicas de investigação, fontes de informação, catalogação, indexação e classificação, apresentação da informação, administração, reprodução documentaria e leis de direito autoral.
-
-
informação é o que é capaz de transformar estruturas cognitivas.
-
O processo de externalização é a transformação do conhecimento tácito em explícito. Já a internalização é o processo inverso. Já a combinação é o processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos. Por fim, a socialização é a interação entre conhecimentos tácitos. Esse processo, então irreversível, do conhecimento na modelagem de uma sociedade consolidou o conceito de sociedade pós-industrial ou sociedade da informação ou sociedade do conhecimento.
-
Farradane beseou-se na psicologia do pensamento, com nove relações que refletem a combinação dos mecanismos mentais de associação e discriminação no tempo e no espaço. Segundo o autor, podem expressar relações de aplicação geral em qualquer área de assunto e em qualquer nível de complexidade.
-
A interdisciplinaridade se relaciona diretamente com a transferência do conhecimento organizado.
-
Yuexiao ressalta que à uma necessidade da informação para quase todas as culturas, profissões e ciência, também para o desenvolvimento de pesquisas sobre a própria informação como processo ou fenômeno. Para Yuexiao, a informação é um conceito complexo, pois possui muitas e multifacetadas definições e complexos relacionamentos.
-
teoria e prática da indexação; estratégias de busca e métodos de busca; busca em linguagem natural; uso de citações na recuperação da informação; vocabulários controlados; classificação e cabeçalhos de assunto e indexação automática.
-
o formato MARC, que torna os dados bibliográficos legíveis por computador, e o protocolo Z39.50, que permite, por exemplo, a partir da mesma interface, aceder simultaneamente a catálogos locais e a catálogos externos de outras bibliotecas.
-
Miksa entende que a combinação entre os dois é dificultada pela fragilidade de ambas, pois o primeiro se ocupa com a relação entre uma instituição (a biblioteca) e a sociedade, e o segundo, com a racionalidade física originada de uma teoria matemática.
-
-
Segundo a autora, a Ciência da Informação é uma meta-ciência que corta transversalmente variadas disciplinas convencionais, tendo como domínio o universo da informação registrada, que é selecionada e retirada para acesso posterior.
-
-
a ciência das mensagens, centrada na biblioteconomia clássica e constituída de uma rede de relações baseadas na linguagem; e a raiz que possui caráter tecnológico, apoiado nos processos de produção, coleta, organização, interpretação, armazenagem, recuperação, disseminação, transformação e uso da informação.
-
com conceitos teóricos e práticos, que lida com a transferência de conhecimentos, geração, organização, representação, processamento, distribuição, comunicação e uso da informação, bem como com a comunicação entre os usuários e seus comportamentos.
-
afirma que a busca pelo conhecimento deve começar pelo acesso ao conhecimento já existente, aos princípios que já estão estabelecidos e fundamentados, ou seja, a produção de conhecimento tem início com a busca de informações sobre aquilo que já foi produzido anteriormente.
-