-
Hobbes foi um filósofo que se formou em Oxford, após isso trabalhou como preceptor e além disso produziu várias obras. Ele tinha como principais ideias: o ser humano não vive em paz sem um poder para mante-los assim, para isso seria necessário a instalação de um poder comum; os seres humanos são belicosos por natureza; defendia que não tem qualquer tipo de representação mental anterior à experiência; entre outros. A obra hobbesiana tinha dois aspectos centrais: A Filosofia teorética e a prática.
-
Locke foi um filósofo também formado em Oxford e sua filosofia consistia em afirmar que o conhecimento era proveniente da experiência, dizia que antes de percebermos algo a mente era como uma folha em branco e que os seres humanos se apropriavam de meios necessários para sua sobrevivência, que a propriedade é concebida como natural e via o estado da natureza como harmônico. Ele chamou de reflexão as sensações que são trabalhadas pelo pensamento, pelo conhecimento, pela crença e pela dúvida.
-
Charles foi um importante filósofo e pensador do iluminismo francês, era crítico ao absolutismo e ao catolicismo e defendia a democracia. Tinha seus interesses voltados para o que o ser humano faz na coletividade e era contra o poder absoluto nas mãos de um, sendo assim a favor de um estado politicamente liberal que fosse dividido em três esferas, o judiciário, o legislativo e o executivo, para que não houvessem abusos. Defendia o respeito à liberdade, à vida e aos direitos políticos do cidadão.
-
Jean é um filósofo que busca entender o ser humano antes e depois da formação da sociedade. Ele tinha a tese de que o ser humano é melhor quanto mais perto da natureza e em seu ponto de vista a constituição da sociedade civil é a causa original de todos os problemas que afligem o ser humano. Diferente de Locke, para Rousseau a legitimação da propriedade é injusta e causa desigualdades.
-
O considerado "Pai da Economia Moderna" se formou na Universidade de Glasgow e ministrou aulas lá. A sua principal obra "A Riqueza das Nações" foi importante paro o nascimento da economia política liberal e também afirmou a teoria valor-trabalho, que dizia que a fonte única de riqueza é o trabalho.Ele também deu origem à natureza econômica, à divisão do trabalho e ao mercantilismo. Muitos acreditam que o pensamento de Adam Smith fundaria a teoria econômica e suas obras são referência até hoje.
-
Condorcet era uma figura típica do iluminismo, já que era contra a escravatura, era a favor de certa reformas legais e educacionais e da tolerância religiosa. Ele ingressou na revolução francesa e criou um projeto para uma nova constituição que foi reprovado e ela foi preso, e enquanto vivia clandestinamente produziu sua obra "Esquisse d'un tableau historique des progrès de l'esprit humain", uma doutrina otimista onde sustenta que a ignorância se associa ao vício e o conhecimento à virtude.
-
Claude foi um pensador francês e um dos fundadores do socialismo cristão, o qual ingressou também a Revolução Francesa e foi preso por especulação. Com 40 anos ele volta aos estudos, foi quando começou a escrever sobre política, filosofia e economia, e publicou obras que expressavam suas ideias, sendo a principal: as mudanças político-sociais são determinadas pelo avanço da ciência, da moral e da religião,e além disso ele também idealizou uma sociedade futura.
-
Hegel é um filósofo alemão e em sua filosofia possui um sistema lógico que compreende três partes: a Lógica, a Filosofia do Espírito e a Filosofia da Natureza. Ela pode ser compreendida através de sua principal obra "A Fenomenologia do Espírito" que trata de aproximar o sujeito do absoluto, da verdade e para isso o homem precisa questionar suas certezas e questionar filosoficamente. Georg diz que tudo que pode ser pensado é real e tudo que é real pode ser pensado e não ha limite ao conhecimento
-
David foi um economista britânico , considerado um dos principais teóricos econômicos da Economia Clássica. A sua teoria econômica tinha como principais ideias: contrária ao protecionismo econômico, defendia que o comércio era uma das principais fontes para o enriquecimento e o desenvolvimento de uma nação e dizia que os consumidores são beneficiados quando ocorre maior produção de bens em um país. Ele focou em estudar a economia mundial, mas também estudou bem a Teoria do Valor-Trabalho.