-
Em Recife
-
em Franca
-
-
-
formado por seis poetas e artistas: os argentinos Godofredo Iommi, Efraín Tomás Bó e Raúl Young; e os brasileiros Gerardo Mello Mourão, Napoleão Lopes Filho e Abdias Nascimento.
-
O ator branco argentino Hugo D’Evieri, do Teatro Del Pueblo de Buenos Aires, fazia o papel do protagonista principal, pintado de preto.
Para Abdias, um ator branco fazendo o protagonista negro simbolizava o racismo que excluía o negro do teatro não apenas ali em Lima, mas no teatro como um todo, símbolo e representação da própria civilização do Ocidente. -
Condenado à revelia por ter resistido à discriminação racial em incidentes anteriores à sua viagem pela América do Sul, Abdias Nascimento foi preso em 1942 ao voltar para São Paulo.
-
Foi preso por causa do poema “Tem gente com fome” e teve o livro “Poemas de uma vida simples” apreendido
-
-
-
Vários partidos subscreveram o Manifesto, Mas quando o senador Hamilton Nogueira apresentou o projeto, a Assembleia Nacional Constituinte de 1946 o rejeitou sob a alegação de inexistirem provas de discriminação racial no país. O TEN passou, então, a denunciar vários casos de discriminação. A divulgação desses casos ajudou a criar as condições para a posterior promulgação de uma legislação fraca e ineficaz, conhecida como Lei Afonso Arinos.
-
Ciente da necessidade de ter parlamentares negros para defenderem no Congresso propostas que beneficiassem a população negra, o TEN incentivou e apoiou o lançamento de candidatos negros.
-
A Convenção Nacional do Negro Brasileiro lançou, em 1945, o Manifesto à Nação Brasileira, reivindicando que a nova Carta Magna explicitasse a origem étnica do povo brasileiro, definisse o racismo como crime de lesa-pátria e punisse a sua prática como crime. O Manifesto também demandou políticas positivas de igualdade racial, como bolsas de estudos e incentivos fiscais.
-
“Nesses concursos jamais foi constatada a presença de uma candidata de cor. Todas elas eram brancas, dentro dos melhores e mais exigentes moldes da Vênus de Milo”, observou o colunista Doutel de Andrade
-
No intuito de restituir a autoestima negada às mulheres negras, o TEN promoveu os concursos “Boneca de Pixe” e “Rainha das Mulatas”. Os critérios de julgamento incluíam o talento criativo, os dotes intelectuais e a postura ética da candidata. Mas com o tempo, ficou difícil manter o padrão de seriedade que exigia a intenção pedagógica dos concursos. À medida que os eventos cresceram, a mídia e o público passaram a desvirtuar essa intenção, e o TEN suspendeu os concursos.
-
-
Tema - Cristo Negro
http://ipeafro.org.br/home/br/acervo-digital/24/49/67/cristo-negro/ -
-
-
Fransico Trindade havia sido capturado pela ditadura militar e, em 1964, é encontrado morto na prisão
-
Declaração que se posicionava contra o colonialismo, reivindicando o mesmo posicionamento do governo brasileiro.
-
Após isto, Abdias saiu do país por repressão política
-
Livro com a história do 1º Congresso do Negro Brasileiro
-
Em Rio de Janeiro
-
Ao tentar gravar uma música baseada no poema "Tem Gente com fome", de Solano Trindade, o Grupo é censurado pela ditadura militar
-
Lançamento no álbum "Seu Tipo"
-
Após o exílio, que durou do ano de 1968 à 1978, ele começa a se envolver com a política.
-
-
Vítma de insuficiência cardíaca