Sustainability

  • Conferência da ONU sobre o meio ambiente em Estocolmo

    Conferência da ONU sobre o meio ambiente em Estocolmo
    Foi a primeira atitude mundial em relação a tentar organizar as relações do homem com o meio ambiente. Ainda prevalecia a visão de que a causa para os problemas ambientais era o tamanho da população absoluta mundial e não dos níveis de consumo dos países desenvolvidos. Entretanto, foi aí que surgiram os primeiros teóricos defendendo o conceito de sustentabilidade.
  • Relatório de Brundtlan

    Relatório de Brundtlan
    No Relatório de Brundtlan, a ONU define o conceito de “desenvolvimento sustentável”, como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.”
  • Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (RIO 92)

    Consagração do conceito de Desenvolvimento Sustentável.
    Contribuiu para a ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de respondabilidade dos países desenvolvidos. Reconheceu-se, ao mesmo tempo, a necessidade de os países em desenvolvimento receberem apoio financeiro e tecnológico para avançarem na direção do desenvolvimento sustentável. Diferentemente de em 1972, houve a presença maciça de chefes de estado.
  • RIO - 92

    RIO - 92
    Elaboração dos seguintes documentos, entre outros:
    - Carta da Terra
    - Agenda 21 (As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. )
  • Consumo sustentável

    Consumo sustentável
    Através de sua Comissão de Desenvolvimento Sustentável, a ONU registra o conceito de consumo sustentável como “ o uso de serviços e produtos que respondem às necessidades básicas de toda a população e trazem a melhoria na qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduzem o uso dos recursos naturais e de materiais tóxicos, a produção de lixo e as emissões de poluição em todo o ciclo de vida, sem comprometer as necessidades das futuras gerações.”
  • Protocolo de Kyoto

    Protocolo de Kyoto
    Teve como objetivo firmar discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução da emissão de gases estufa na atmosfera, principalmente por parte dos paísed desenvolvidos, , além de criar formas de desenvolvimento menos impactantes para os países emergentes. Plano de redução: algo em torno de 5,2% de 2008 a 2012) As metas de redução não são homogêneas (maiores para os paísed desenvolvidos como Eua e Japão e inexistentes para países em franco desenvolvimento como Brasil)
  • Kyoto

    O Protocolo entrou em vigor em 2005.
    Créditos de Carbono: Créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão de gases do efeito estufa (GEE). Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) corresponde a um crédito de carbono. Este crédito pode ser negociado no mercado internacional.
  • Manifesto 2000

    Manifesto 2000
    Ano 2000 - Ano Internacional da Cultura da Paz (declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas)
    O Manifesto foi escrito por ganhadores do prêmio Nobel em 1998 em comemoração aos 50 aos da DUDH. ''A cultura de paz torna possível o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio ambiente e o crescimento pessoal de cada ser humano.'' O total de adesões foi divulgado na virada do milênio e o manifesto representa o comprometimento pessoal de cada um na criação de um mundo mais pacífico.
  • COP - 15

    A expectativa é de que os países ricos assumam metas de redução de 25% a 40% de seus níveis de emissão em relação ao ano de 1990, até 2020.
    Os países em desenvolvimento, por sua vez, se comprometem a reduzir o aumento de suas emissões, fazendo um desvio na curva de crescimento do “business as usual” e optando por um modelo econômico mais verde. É isso o que fará com que Brasil, Índia e China, por exemplo, possam se desenvolver sem impactar o clima, diferentemente do que fizeram os países ricos.
  • COP - 16

    COP - 16
    A 16 ª Conferência Climática da ONU, COP 16, teve fim no último dia 11 de dezembro. E trouxe boas notícias: representantes das 193 nações presentes prorrogaram o Protocolo de Kyoto, criaram o Fundo Verde, destinado a investimentos em países pobres, e estabeleceram medidas de proteção às florestas tropicais (estima-se que o desmatamento destas áreas é responsável por 20% das emissões de gases do efeito estufa).