Segunda guerra

Segunda Guerra Mundial

  • A Alemanha invade a Polônia

    A Alemanha invadiu a Polônia em 1º de setembro de 1939, deflagrando a Segunda Guerra Mundial. Rapidamente transpassando as defesas da fronteira polonesa, as forças alemãs avançaram em direção a Varsóvia, capital da Polônia. Este filme, composto por curtas-metragens sobre atualidades alemãs, mostra as forças alemãs em ação durante a invasão da Polônia. Varsóvia rendeu-se em 28 de setembro de 1939.
  • A União Soviética invade a Finlândia

    A União Soviética invade a Finlândia, iniciando a chamada Guerra de Inverno. Os finlandeses requerem um armistício e são obrigados a ceder para a União Soviética a margem norte do lago Lagoda e a pequena linha costeira finlandesa no mar Ártico.
  • A Alemanha ataca a Europa Ocidental

    A Alemanha ataca a Europa Ocidental—França e os Países Baixos neutros. Luxemburgo é ocupado no dia 10 de maio; a Holanda se rende em 14 de maio, e a Bélgica em 28 do mesmo mês. Em 22 de junho, a França assina um acordo de armistício pelo qual os alemães ocupam a parte norte do país e toda a linha costeira do Atlântico; e no sul da França é estabelecido um regime colaborador dos nazistas com capital em Vichy.
  • Segunda Decisão de Viena

    A Alemanha e a Itália arbitram a divisão da disputada província da Transilvânia entre a Romênia e a Hungria. A perda do norte da Transilvânia força o rei Carlos da Romênia a abdicar em favor de seu filho, Miguel, e traz ao poder uma ditadura sob comando do general Ion Antonescu.
  • A Alemanha, a Itália, a Hungria e a Bulgária invadem e dividem a Iugoslávia

    A Alemanha, a Itália, a Hungria e a Bulgária invadem e dividem a Iugoslávia. A Iugoslávia se rende em 17 de abril. A Alemanha e a Bulgária invadem a Grécia em apoio aos italianos. A resistência na Grécia chega ao fim no início de junho de 1941.
  • Os britânicos bombardeiam a cidade de Köln

    Os britânicos bombardeiam a cidade de Köln, ou Colônia, trazendo a guerra para dentro do território alemão pela primeira vez. Durante os três anos seguintes bombardeios anglo-americanos reduzem cidades alemãs a escombros
  • As tropas soviéticas contra-atacam destruindo as linhas de defesa húngaras e romenas

    As tropas soviéticas contra-atacam destruindo as linhas de defesa húngaras e romenas nas regiões a noroeste e a sudoeste de Stalingrado, e imobilizando a Sexta Tropa Alemã estacionada naquela cidade. Proibidos por Hitler de se retirarem ou tentarem escapar do cerco soviético, os sobreviventes da Sexta Tropa se rendem no dia 30 de janeiro e em 2 de fevereiro de 1943.
  • O surgimento de tropas soviéticas

    O surgimento de tropas soviéticas no rio Prut induz a oposição romena a causar a queda do regime de Antonescu. O novo governo faz um armistício e, imediatamente, troca de lado na Guerra. A mudança de posição da Romênia obriga a Bulgária a se render em 8 de setembro, e força os alemães a se retirarem da Grécia, Albânia, e sul da Iugoslávia em outubro.
  • Os soviéticos iniciam uma nova ofensiva em janeiro

    Os soviéticos iniciam uma nova ofensiva em janeiro, libertando Varsóvia e a Cracóvia. Em 13 de fevereiro, após um cerco de dois meses, invadem a cidade de Budapeste, expulsando os alemães e seus colaboradores húngaros da Hungria no início de abril, e em seguida forçam a rendição da Eslováquia com a tomada de Bratislava no dia 4 de abril, e em 13 de abril capturam Viena.
  • acontecimentos de 1945

    30 de abril de 1945
    Hitler comete suicídio. 7 de maio de 1945
    A Alemanha se rende aos Aliados ocidentais. 9 de maio de 1945
    A Alemanha se rende aos soviéticos. Maio de 1945
    As tropas Aliadas conquistam Okinawa, ilha japonesa. 6 de agosto de 1945
    Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão.
  • fim da guerra

    8 de agosto de 1945
    A União Soviética declara guerra contra o Japão e invade a Manchúria, província chinesa tomada pelo Japão em 1931. 9 de agosto de 1945
    Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica sobre a cidade de Nagasaki, no Japão. 2 de setembro de 1945
    Depois de concordar, em princípio, com uma rendição incondicional no dia 14 de agosto de 1945, em 2 de setembro o Japão se rende oficialmente, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.