A época contemporânea

  • Period: 1962 BCE to 1962 BCE

    Crise dos mísseis de Cuba

    Crise dos mísseis de Cuba foi um confronto de 13 dias (16-28 outubro de 1962) entre os Estados Unidos e a União Soviética relacionado com a implantação de mísseis balísticos soviéticos em Cuba. Além de ter sido televisionada em todo o mundo, foi o mais próximo que se chegou ao início de uma guerra nuclear em grande escala durante a Guerra Fria.
  • 1945 BCE

    criação da ONU Organização das Nações Unidas

    criação da ONU Organização das Nações Unidas
    Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele.
  • Period: 1922 BCE to 1922 BCE

    Benito Mussolini marcha sobre Roma

    A Marcha sobre Roma aconteceu em 28 de outubro de 1922 e consistiu em uma grande marcha organizada pelo Partido Nacional Fascista. Durante esse episódio, milhares de membros e seguidores do fascismo italiano dirigiram-se a Roma, capital da Itália, para pressionar o rei italiano a nomear Benito Mussolini, líder do fascismo, como primeiro-ministro do país.
  • Period: to

    inauguração da 1ª linha transcontinental americana (Nova Iorque - S. Francisco)

    Inventou o telefone em 1876, que seria apresentado em uma exposição. A primeira linha telefónica transcontinental norte-americana, que ligava Nova Iorque, na parte leste dos Estados Unidos, a São Francisco.
  • implantação da 1ª república em Portugal

    implantação da 1ª república em Portugal
    A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
  • Participação Portuguesa na 1ª GM ( Corpo Expedicionário Português)

    Participação Portuguesa na 1ª GM ( Corpo Expedicionário Português)
    O Corpo Expedicionário Português foi a principal força militar portuguesa que participou na Primeira Guerra Mundial. Foi enviada para França com a finalidade de, através da sua participação ativa no esforço de guerra contra a Alemanha que também ameaçava os seus territórios ultramarinos portugueses, conseguir apoios dos seus aliados e evitar a perda daqueles territórios.
  • criação da sociedade das nações

    criação da sociedade das nações
    Foi a 16 de janeiro de 1920 que reuniu pela primeira vez o conselho da Sociedade das Nações, em Paris, assinalando formalmente a entrada em funcionamento da instituição. A Sociedade das Nações nasceu seis dias antes, a 10 de janeiro, data em que entrou em vigor o Tratado de Versailles, que terminou oficialmente a I Guerra Mundial.
  • constituição da União das repúblicas socialistas soviéticas (URSS)

    constituição da União das repúblicas socialistas soviéticas (URSS)
    A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, como se sabe, formou-se em 1922, no Primeiro Congresso dos Sovietes da URSS. Formou-se sobre o princípio da igualdade e livre adesão dos povos da URSS. A Constituição atualmente em vigor, adotada em 1924, é a primeira Constituição da URSS.
  • primeiro filme sonoro " O cantor de jazz "

    primeiro filme sonoro " O cantor de jazz "
    Pois há 85 anos o mundo entrava em êxtase com a integração de algo que hoje é tão simples e imprescindível: o som. Foi o início de uma nova era, a do cinema falado. Aconteceu no dia 6 de outubro de 1927 com a exibição de "O cantor de jazz", de Alan Crosland, em Nova York
  • Partido Nazi vence as eleições na Alemanha

    Partido Nazi vence as eleições na Alemanha
    As eleições presidenciais alemãs de 1932 foram as segundas realizadas pelo voto direto, conforme determinava a Constituição da República de Weimar. O pleito aconteceu após sete anos da primeira e última eleição direta na Alemanha. Após dois turnos, em 13 de março e 10 de abril, Paul von Hindenburg foi reeleito presidente da Alemanha.
  • Period: to

    Guerra Civil Espanhola

    A Guerra Civil Espanhola, ocorrida de 1936 a 1939, foi um conflito entre republicanos e nacionalistas pelo governo da Espanha.
    No campo de batalha, os republicanos se reuniram em torno da Frente Popular que juntava os setores democráticos e de esquerda, como anarquistas e comunistas.
    Do outro lado, estavam as forças de direita, articuladas em torno de círculos como a Falange Espanhola Tradicionalista e setores das Forças Armadas, lideradas pelo general Francisco Franco.
  • Period: to

    Holocausto

    O Holocausto foi o extermínio em massa de cerca de seis milhões de judeus nos campos de concentração. Foi realizado pelo regime nazista de Adolf Hitler, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial
  • Period: to

    lançamento da bomba atómica em Hiroshima e Nagasaki

    Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos utilizaram, pela primeira vez na história da humanidade, bombas atômicas. Elas foram lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. O objetivo desse ato era forçar o Japão a se render e evitar uma provável invasão desse país, o que resultaria em milhares de soldados aliados mortos.
  • aprovação da declaração universal dos direitos do homem

    aprovação da declaração universal dos direitos do homem
    A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que delineia os direitos humanos básicos, foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Foi esboçada principalmente pelo canadense John Peters Humphrey, contando também, com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo
  • Queda do muro de Berlim

    Queda do muro de Berlim
    O Muro de Berlim foi uma barreira física construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental.
    O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. O evento é conhecido como a queda do muro. Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar.
  • fundação da União Europeia

    fundação da União Europeia
    A União Europeia é criada com o objetivo de pôr termo às frequentes guerras sangrentas entre países vizinhos, que culminaram na Segunda Guerra Mundial. A partir de 1950, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço começa a unir económica e politicamente os países europeus, tendo em vista assegurar uma paz duradoura