Images

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: CRONOLOGIA

  • 18 de janeiro - Dinamarca, Suécia e Noruega declaram neutralidade.

    18 de janeiro - Dinamarca, Suécia e Noruega declaram neutralidade.
    A Suécia manteve a sua posição de neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial. Quando a guerra iniciou em 1 de setembro de 1939, o destino da Suécia era incerto. Uma combinação de fatores como a localização geopolítica na península escandinava, manobras bem sucedidas na real politik durante o curso dos eventos imprevisíveis e um reordenamento do seu parque industrial militar sobretudo a partir de 1942 contribuiram para manter o bem sucedido plano de neutralidade da Suécia
  • 1 setembro - tropas da Alemanha invadem a Polônia

    1 setembro - tropas da Alemanha invadem a Polônia
    Na madrugada de 1º de setembro de 1939, a invasão da Polônia pelas tropas de Hitler marcou o começo da Segunda Guerra Mundial. A Alemanha, derrotada na Primeira Guerra Mundial, havia perdido seus territórios ultramarinos, a Alsácia Lorena e parte da Prússia.
  • 2 de setembro - Alemanha anexa a cidade livre de Danzig

    2 de setembro - Alemanha anexa a cidade livre de Danzig
    Cidade Livre de Danzigue (em alemão: Freie Stadt Danzig e em polonês/polaco: Wolne Miasto Gdańsk) foi uma cidade-estado semi-autônoma que existiu entre 1920 a 1939, que consistia no porto de Danzigue (atual Gdańsk, Polônia), no mar Báltico, e cerca de 200 localidades no entorno. Foi criada em 15 de novembro de 1920, em conformidade com os termos do artigo 100 (Seção XI da Parte III) do Tratado de Versailles de 1919 após o fim da Primeira Guerra Mundial.
  • 3 de setembro - França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha.

    3 de setembro - França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha.
    No dia 3 de setembro de 1939, França e Grã-Bretanha declararam guerra à Alemanha nazista que havia invadido a Polônia. Dois dias depois, os Estados Unidos declaram sua neutralidade.
  • 10 de setembro - começa a Batalha do Atlântico

    10 de setembro - começa a Batalha do Atlântico
    Batalha do Atlântico foi um confronto marítimo que marcou a Segunda Guerra Mundial, travado no Atlântico entre as potências europeias do Eixo e os Aliados. Inicialmente, os Aliados Reino Unido e França exerceram bloqueio naval contra a Alemanha Nazista, com os eventos decorrentes da queda da França, a marinha britânica estendeu tal bloqueio à Itália fascista.
  • 17 de setembro - União Soviética invade a Polônia

    17 de setembro - União Soviética invade a Polônia
    No dia 17 de setembro de 1939, as tropas soviéticas atacaram a Polônia, e os soldados alemães recolheram-se à linha formada pelos rios Narev e Vístula. ... Os alemães haviam invadido a Polônia no dia 1º de setembro, num fulminante ataque militar que ficou conhecido no mundo pela expressão blitzkrieg (guerra relâmpago).
  • 27 de setembro - a Polônia se rende aos alemães.

    27 de setembro - a Polônia se rende aos alemães.
    arsóvia, capital da Polônia, se rende no dia 27 de setembro. ... A Alemanha e a União Soviética dividem a Polônia entre si. 30 de novembro de 1939 a 12 de março de 1940. A União Soviética invade a Finlândia, iniciando a chamada Guerra de Inverno.
  • 30 de novembro- a União Soviética ataca a Finlândia.

    30 de novembro- a União Soviética ataca a Finlândia.
    A Guerra de Inverno ou Guerra Soviético-Finlandesa foi o embate entre a URSS e a Finlândia que ocorreu em 30 de novembro de 1939, porém a sua origem está atrelada ao Pacto Molotov-Ribbentrop, assinado por alemães e soviéticos, que pregava a não-agressão e incluía a Finlândia na área de influência soviética. Assim que os alemães atacaram a Polônia, dezesseis dias depois os soviéticos usaram da sua ofensiva contra a Finlândia iniciando a Guerra.
  • 9 de abril - Alemanha coloca em prática o plano de invadir a Noruega e a Dinamarca

    9 de abril - Alemanha coloca em prática o plano de invadir a Noruega e a Dinamarca
    A invasão da Noruega ocorreu entre os meses de abril e junho de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, e garantiu aos alemães o controle do país. Após o desembarque de cerca de 100 mil soldados em solo norueguês, a Alemanha venceu a pequena resistência formada pelas tropas norueguesas e pela coalização enviada por Reino Unido e França.
  • 10 de maio - Alemanha invade a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e norte da França.

    10 de maio - Alemanha invade a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e norte da França.
    Em 10 de Maio de 1940, a Alemanha invadiu o Luxemburgo, os Países Baixos e a Bélgica de acordo com o Plano Amarelo (Fall Gelb). As forças Aliadas tentaram bloquear o Exército Alemão na Alemanha, acreditando que este era a força principal alemã.
  • 16 de maio - a Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra

    16 de maio - a Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra
    Hitler, ferido em seu orgulho, ordenou à Luftwaffe que abandonasse a estratégia de bombardeios em aeródromos e se concentrasse nas cidades, principalmente Londres. Teve início um bombardeio sustentado sobre as cidades britânicas, levado a efeito entre 7 de setembro de 1940 a 16 de maio de 1941
  • 3 de junho - aviões da Alemanha bombardeiam a cidade de Paris

    3 de junho - aviões da Alemanha bombardeiam a cidade de Paris
    Determinados a arruinar a economia e as forças armadas da França, reduzir sua população e, resumidamente, destruir sua moral e sua capacidade de angariar apoio para as nações ocupadas, os alemães bombardearam a capital da França sem levar em consideração que a maioria das vítimas eram civis, incluindo crianças. O bombardeio alcançou seu objetivo, criando um clima de terror no país
  • 10 de junho - Itália declara guerra aos aliados.

    10 de junho - Itália declara guerra aos aliados.
    Ainda assim, em 10 de junho de 1940, quando o governo francês se retirou de Paris diante da ocupação nazista, a Itália declarou guerra à França e à Grã-Bretanha, pois pretendia ampliar seu domínio no continente africano conquistando as colônias desses dois países
  • 14 de junho - Paris é tomada pelos alemães.

    14 de junho - Paris é tomada pelos alemães.
    A capital da França, Paris, capitulou diante dos alemães em 14 de junho de 1940. ... Esse acordo dividiu a França em duas: a zona ocupada pelos nazistas e a zona não ocupada, equivalente a dois quintos do país, governada pelos franceses e com a capital na cidade de Vichy, ao sul.
  • 8 de agosto - os alemães começam a atacar a cidade de Londres.

    8 de agosto - os alemães começam a atacar a cidade de Londres.
    As primeiras incursões intencionais em Londres foram miradas principalmente no Porto de Londres, provocando sérios danos. No final da tarde de 7 de setembro, 364 bombardeiros atacaram, escoltados por 515 caças. Outros 133 bombardeiros voltaram a atacar na mesma noite. Muitas das bombas direcionadas às docas caíram em áreas residenciais, matando 436 londrinos e ferindo 1 666.
  • 25 de agosto - a aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim.

    25 de agosto - a aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim.
    Ao fim da tarde de 25 de agosto de 1940, teve início uma operação por parte da RAF, a Royal Air Force britânica, em que 95 bombardeiros de três tipos descolaram de bases no sul de Inglaterra dirigindo-se para leste a coberto da noite em direção à Alemanha.
  • 28 de agosto - aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas.

    28 de agosto - aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas.
    28 de agosto - aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas. 13 de setembro - começam as incursões militares italianas no norte da África. 22 de setembro - Japão invade a Indochina Francesa. 27 de setembro - Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
  • 13 de setembro - começam as incursões militares italianas no norte da África

    13 de setembro - começam as incursões militares italianas no norte da África
    As campanhas militares da Segunda Guerra Mundial no norte da África foram travadas entre 13 de setembro de 1940 e 13 de maio de 1943. Elas foram estatisticamente tão importantes tanto para os Aliados quanto para os países do Eixo. Estes últimos queriam garantir e aumentar seu acesso ao petróleo, além de impedir que os Aliados conseguissem aquele combustível, e assim interromper o fluxo de recursos materiais e humanos das colônias britânicas na Ásia e na África para a Inglaterra.
  • 22 de setembro - Japão invade a Indochina Francesa.

    22 de setembro - Japão invade a Indochina Francesa.
    A Invasão japonesa da Indochina Francesa foi uma operação organizada pelo Império do Japão com o objetivo de bloquear a entrada de armamentos, combustível e materiais fornecidos pelos Estados Unidos para a China através da ferrovia Haiphong-Yunnan Fou durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa.] A invasão de 32 mil soldados teve como foco principal a região norte de Tonkín.
  • 27 de setembro - Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio.

    27 de setembro - Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
    Em 1º de novembro de 1936, uma semana após assinarem um tratado de amizade, a Alemanha e a Itália anunciaram a criação do Eixo Roma-Berlim. ... Por fim, em 27 de setembro de 1940, a Alemanha, a Itália e o Japão assinaram o Pacto Tripartite, mais conhecido como o Eixo.
  • 2 de março - tropas da Alemanha entram em território da Bulgária

    2 de março - tropas da Alemanha entram em território da Bulgária
    Mas era o exército soviético que avançava rapidamente contra a Bulgária. Em agosto, o país, unilateralmente, anunciou que estava se retirando da guerra e pediu aos nazistas que se retirassem.
  • 13 de abril - União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade.

    13 de abril - União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade.
  • 16 de junho - Estados Unidos ordenam o fechamento de todos os consulados alemães no país

    16 de junho - Estados Unidos ordenam o fechamento de todos os consulados alemães no país
    A declaração de guerra da Alemanha Nazi contra os Estados Unidos foi um acto formal de declaração de guerra levado a caso pela Alemanha Nazi a 11 de Dezembro de 1941 devido ao culminar de uma série de eventos provocados pelo seu aliado Japão Imperial e pelos Estados Unidos, que já havia declarado guerra ao Japão aquando da declaração de guerra alemã.
  • 22 de junho - Alemanha ataca a União Soviética

    22 de junho - Alemanha ataca a União Soviética
    O ataque dos alemães à União Soviética no dia 22 de junho de 1941 ficou conhecido como Operação Barbarossa. Nas palavras da propaganda alemã, o objetivo da campanha de invasão da União Soviética era uma "ampliação do espaço vital no Oriente
  • 7 de dezembro - o Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor

    7 de dezembro - o Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor
    O ataque foi fundamental para que o Japão entrasse na guerra e ocasionou, poucos dias depois, na declaração de guerra aos Estados Unidos por parte da Alemanha e da Itália. Assim, o conflito até então localizado no continente europeu vira mundial.
  • 8 de dezembro - os Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês

    8 de dezembro - os Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês
    8 de dezembro de 1941: EUA declaram guerra ao Japão e entram na Segunda Guerra Mundial. No dia 8 de dezembro de 1941, os EUA, por meio de uma declaração de seu então presidente, Franklin Roosevelt, declarou guerra ao Japão, entrando de maneira definitiva na Segunda Guerra Mundial
  • 11 de dezembro - Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos.

    11 de dezembro - Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos.
    Um dia depois, em 7 de dezembro de 1941, o Japão, país membro do Eixo, bombardeou Pearl Harbor, no estado norte-americano do Havaí, e imediatamente os Estados Unidos declarou guerra ao Japão. Em 11 de dezembro a Alemanha e a Itália declararam guerra aos Estados Unidos.
  • 13 de setembro - tem início a Batalha de Stalingrado

    13 de setembro - tem início a Batalha de Stalingrado
    O primeiro grande ataque terrestre contra a cidade de Stalingrado iniciou-se somente no dia 13 de setembro, após Hitler estipular um prazo para que Paulus conquistasse a cidade.
  • 10 de novembro - a França de Vichy é ocupada pelos alemães

    10 de novembro - a França de Vichy é ocupada pelos alemães
    Em 10 de novembro de 1942 o exército da Alemanha (com a colaboração da Itália) deflagrou a Operação Anton, que tinha o objetivo de ocupar militarmente a França de Vichy, na parte sul do país, até então considerada "zona livre". Desde 1940 os nazistas já ocupavam o norte do território francês.
  • 24 de novembro - tropas alemãs são cercadas em Stalingrado.

    24 de novembro - tropas alemãs são cercadas em Stalingrado.
    Marcada por violentos combates em ambientes fechados, privações e desrespeito e desprezo pela vida de militares e civis, a luta em Stalingrado acabou sendo a maior (mais de 2,2 milhões de soldados envolvidos) e mais sangrenta (1,8 a 2 milhões de mortos, feridos ou capturados) batalha na história das guerras. Após serem derrotados, o Alto Comando alemão teve que retirar e relocar várias tropas estacionadas na Frente Ocidental para o leste, a fim de substituir suas perdas.
  • 10 de julho - tropas aliadas desembarcam na Sicília.

    10 de julho - tropas aliadas desembarcam na Sicília.
    No dia 10 de julho de 1943, as tropas aliadas desembarcaram na Sicília, iniciando os combates da Segunda Guerra Mundial no continente europeu. Em fevereiro de 1943, Churchill e o general americano Dwight Eisenhower decidiram que a Sicília seria conquistada numa ofensiva maciça.
  • 28 de novembro - Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin.

    28 de novembro - Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin.
    A ocasião reuniu pela primeira vez os três grandes estadistas do mundo da época: Josef Stalin, da União Soviética, Winston Churchill, do Reino Unido, e Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos. Esta conferência teve lugar em Teerã, entre 28 de Novembro e 1 de Dezembro de 1943.
  • 17 de janeiro - começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado dos aliados

    17 de janeiro - começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado dos aliados
    No início de 1944, a metade ocidental da Linha de inverno estava sendo ancorada pelos alemães que dominavam os vales dos rios Rapido-Gari, Liri e Garigliano e alguns dos picos e serras circundantes. Juntos, esses recursos formavam a Linha Gustav. Monte Cassino, uma abadia histórica fundada em 529 por Bento de Núrsia, dominava a cidade vizinha de Cassino e as entradas para o Liri e vales do Rapido. Situada em uma zona histórica protegida, ela havia sido deixada desocupada pelos alemães
  • 4 de junho - os aliados entram em Roma.

    4 de junho - os aliados entram em Roma.
    Principais acontecimentos na Europa. A 9 de julho de 1943, os aliados começam a ocupação da Itália com a invasão da Sicília. ... Em 4 de Junho de 1944 os exércitos aliados entram em Roma e progridem para Norte da Península Itálica enfrentando a resistência das forças alemãs.
  • 6 de junho - Dia D, os aliados desembarcam na Normandia.

    6 de junho - Dia D, os aliados desembarcam na Normandia.
    Oficialmente chamada de Operação Overlord, teve início com o desembarque dos Aliados nas praias da região da Normandia, na França, em 6 de junho de 1944, evento que ficou conhecido como “Dia D”. ... Soldados americanos desembarcam em uma praia na região da Normandia, França, na manhã de 06/06/1944.
  • 17 de janeiro - Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética.

    17 de janeiro - Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética.
    Varsóvia só foi libertada em 17 de janeiro de 1945, pelas tropas soviéticas com ajuda do 1° Exército das Forças Armadas Polonesas. No centro da capital, foi construído um cemitério memorial, onde enterraram os restos mortais dos 22 mil soldados soviéticos que morreram na luta de libertação.
  • 27 de janeiro - o exército vermelho libertam os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz

    27 de janeiro - o exército vermelho libertam os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz
    1945: Libertação do campo de concentração Auschwitz-Birkenau. Em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertou Auschwitz, o maior e mais terrível campo de extermínio dos nazistas. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia no local.
  • 4 de fevereiro - começa a Conferência de Yalta.

    4 de fevereiro - começa a Conferência de Yalta.
    A primeira é realizada de 4 a 11 de fevereiro de 1945, em Yalta, na região da Criméia (Ucrânia), com a participação de Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido, Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos (EUA), e Josef Stálin, governante da então União Soviética (URSS)
  • 30 de abril - Hitler se suicida em Berlim

    30 de abril - Hitler se suicida em Berlim
    Morte de Adolf Hitler ocorreu em 30 de Abril de 1945, normalmente aceita-se que foi suicídio por arma de fogo e também envenenamento por cianeto.
  • 2 de maio - Berlim é ocupada pelo exército soviético.

    2 de maio - Berlim é ocupada pelo exército soviético.
    Após a Ofensiva no Vistula–Oder de janeiro–fevereiro de 1945, o Exército Vermelho pausou suas operações, detendo suas tropas a cerca de 60 km a leste de Berlim, a capital do Terceiro Reich. Em 9 de março, a Alemanha estabeleceu seu plano defensivo para a cidade com a Operação Clausewitz. As primeiras defesas nas cercanias de Berlim começaram a ser erguidas em 20 de março, sob a direção do general Gotthard Heinrici, comandante do Grupo de Exércitos Vístula.
  • 6 de agosto - os Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima.

    6 de agosto - os Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima.
    A cúpula japonesa recusou os termos estipulados na Declaração de Potsdam e, assim, os Estados Unidos lançaram a primeira bomba sobre a cidade de Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945. A bomba foi transportada em um B-29, que recebeu o nome de Enola Gay.
  • 2 de setembro - assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial.

    2 de setembro - assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial.
    Os ataques ocasionaram a rendição japonesa em 14 de agosto de 1945. No dia 2 de setembro de 1945, a rendição do Japão foi oficializada com a assinatura do documento de rendição no encouraçado Missouri. |1| HASTINGS, Max. O mundo em guerra 1939-1945.