2 º Guerra Mundial

  • Invasão da Manchúria

    Invasão da Manchúria
    O Japão invadiu a Manchúria, na China, pois o Japão queria expandir o seu território e porque a Manchúria era rica em recursos naturais, e também por causa da existência das linhas ferroviárias.
    Manual.
  • Ascensão de Hitler ao poder

    Ascensão de Hitler ao poder
    Em 1932 o partido Nazi foi o mais votada nas eleições da Alemanha o que fez Hitler chegar ao poder, tornando-se o chanceler( primeiro ministro) do 3º Reich da Alemanha. Manual.
  • Invasão da Etiópia

    Invasão da Etiópia
    O início do processo de invasão italiana da Etiópia, no continente africano, foi feito a partir da Eritreia, então parte de seu império colonial, as tropas do general italiano De Bono atacaram a Etiópia, sem formalizar declaração de guerra. Sete meses depois, o imperador etíope, Haile Selassie, deixou o país para se exilar na Inglaterra, consolidando a vitória dos italianos.
    https://www.infoescola.com/historia/invasao-italiana-na-etiopia/
  • Extensão do território alemão,itálico, japonês

    Extensão do território alemão,itálico, japonês
    Depois de se celebrar o Eixo Berlim-Roma-Tóquio, com o Japão e a Itália, a Alemanha ocupou espaços como a Renânia (1936), a Áustria e a região dos Sudetas (1938), e a Checoslováquia (1939). A Itália conquistou a Etiópia em 1935, e o Japão a Manchúria na China em 1931.Manual.
  • Países que mantêm a neutralidade durante o conflito

    Países que mantêm a neutralidade durante o conflito
    Os países são Portugal, Espanha, México, Venezuela, Colômbia, Perú, Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, Angola, Turquia, Arábia Saudita, Iémene, Suécia, Moçambique, Formosa e Afeganistão. Estes são os países que não se queriam envolver nos conflitos da 2ª Guerra Mundial, por motivos políticos, económicos ou militares. Manual.
  • Invasão da Polónia

    Invasão da Polónia
    Os nazistas e os comunistas invadiram a Polónia de madrugada a 1 de setembro de 1939, os seus objetivos eram repartir a Polónia. Este acontecimento deu origem ao início da 2ª Guerra Mundial.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_da_Pol%C3%B4nia
  • 1ª fase (Guerra Relâmpago / Blitzkrieg)

    1ª fase (Guerra Relâmpago / Blitzkrieg)
    Foi uma estratégia militar depois do fim da Primeira Guerra Mundial. Entre 1919-1939, os alemães tiveram que pensar em uma nova tática militar capaz de vencer o inimigo de forma rápida e ofensiva. A estratégia era trocar pessoas com pouca experiência, por efetivos bem armados que sejam bons na defesa ou no ataque com eficiência e rapidez. A Alemanha ocupou a Noruega, Dinamarca,Holanda,Bélgica,Luxemburgo e parte da França.
    https://www.infoescola.com/historia/blitzkrieg/
  • Holocausto Nazi (Campo de concentração)

    Holocausto Nazi (Campo de concentração)
    Na Alemanha há 40 campos de concentração são: Auschwitz I, o campo principal(Stammlager) em Oświęcim foi transformado num quartel do exército; Auschwitz II-Birkenau, era um campo de extermínio construído com várias câmaras de gás; Auschwitz III-Monowitz, um campo de trabalho rigoroso com dezenas de subcampos. Esses campos foram locais importantes para a solução final dos nazistas para a questão judaica.Morreram cerca de 1200000 judeus.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Auschwitz_concentration_camp
  • Mundialização da 2ª Guerra Mundial

    Mundialização da 2ª Guerra Mundial
    O Havai foi atacado pelo Japão na base naval estadunidense de Pearl Harbor , a 7 de dezembro de 1941, devido a que o Japão tinha um projeto de expansão territorial imperialista .Assim marcou-se o conflito entre os E.U.A e o Japão, durante a 2ª Guerra Mundial. A URSS foi invadida porque Hitler tinha interesse em colonizá-la com alemães e dizimar os soviéticos, pois Hitler era o oposto do comunismo.
    https://www.dw.com/pt-br/1941-alemanha-nazista-invade-a-urss/a-15183132
  • 1ª Vitória da URSS

    1ª Vitória da URSS
    Apesar de Hitler ter assinado o Pacto da Não Agressão, isso não impediu de acontecer a Batalha de Estalinegrado, pois Hitler era anticomunista. Foi um combate entre o exército da Alemanha e seus aliados do Eixo, contra as tropas da União Soviética pela posse de Stalingrado. A batalha foi um dos pontos de viragem da guerra na Frente Oriental, marcando o limite da expansão alemã no território soviético.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Stalingrado
  • Dia D: Desembarque das tropas aliadas

    Dia D: Desembarque das tropas aliadas
    Os desembarques na Normandia consistiram nas operações de desembarque que ocorreram na terça-feira, 6 de Junho de 1944, da invasão dos Aliados( E.U.A, Grã-Bretanha e Canadá) da Normandia na Operação Overlord durante a Segunda Guerra Mundial. O Dia D (código operação Neptuno), foi a maior invasão por mar da história. A operação deu início à libertação dos territórios ocupados da Europa noroeste pelos alemães do controlo nazi.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Desembarques_da_Normandia
  • Suicídio de Hitler

    Suicídio de Hitler
    A Morte de Adolf Hitler ocorreu em 30 de Abril de 1945, normalmente aceita-se que foi suicídio por arma de fogo e também envenenamento por cianeto. Também houve rumores de que Hitler teria sobrevivido ao final da Segunda Guerra Mundial, tendo fugido para um país da América do Sul onde teria morrido com uma doença incurável, tendo sido um sósia( pessoa parecida) a morrer no bunker em Berlim.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Morte_de_Adolf_Hitler
  • Lançamento das bombas atómicas

    Lançamento das bombas atómicas
    Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos fizeram uso, pela primeira vez na história da humanidade, de armas atómicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Essas bombas foram utilizadas para forçar a rendição japonesa e evitar que as tropas americanas precisassem invadir o Japão por terra.
    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/lancamento-das-bombas-atomicas-hiroshima-nagasaki.htm