WAR

Timeline created by facebooker_1381886805336054
In History
  • Tropas da Alemanha invadem a Polônia.

    Tropas da Alemanha invadem a Polônia.
    A invasão da Polônia foi o estopim para o início da Segunda Guerra Mundial. O confronto internacional entre potências deixou o saldo de mais de 85 milhões de mortos, em um confronto que durou até 1945. Eram dois lados da Guerra: o primeiro, os Aliados, era formado pelos EUA, Inglaterra, URSS e China; o segundo, o Eixo, era formado pela Alemanha Nazista, a Itália Fascista e o Japão.
  • Alemanha anexa a cidade livre de Danzig.

     Alemanha anexa a cidade livre de Danzig.
    Estava aberto o caminho para atacar a Polônia, exigindo a devolução da zona conhecida por "corredor polonês" e do porto de Danzig (neutra, a atual Gdansk). Diante da negativa da Polônia em ceder Gdansk, as tropas alemãs invadiram o país em 1º de setembro de 1939 e travaram uma guerra-relâmpago (Blitzkrieg) com a frágil resistência local. Dois dias depois, a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha, fazendo eclodir a Segunda Guerra Mundial.
  • França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha

    França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha
    No dia 3 de setembro de 1939, França e Grã-Bretanha declararam guerra à Alemanha nazista, que havia invadido a Polônia dois dias antes. Era o início da Segunda Guerra Mundial, conflito armado que envolveu as principais potências mundiais da época e só terminou em 1945, após a morte de aproximadamente 17 milhões de civis.
  • Começa a Batalha do Atlântico

    Começa a Batalha do Atlântico
    A Batalha do Atlântico, que durou de Setembro de 1939 até a derrota alemã em 1945, foi a mais longa campanha militar contínua da Segunda Guerra Mundial. Durante os seis anos desta guerra naval, submarinos e navios de guerra pertencentes aos países do Eixo foram lançados contra embarcações dos países Aliados que transportavam equipamentos e provisões para a Europa.
  • União Soviética invade a Polônia

    União Soviética invade a Polônia
    A invasão soviética da Polônia foi uma operação militar que começou sem uma declaração formal de guerra a 17 de setembro de 1939, durante as primeiras fases da II Guerra Mundial, dezesseis dias após o início do ataque nazista alemão sobre a Polônia. Terminou com uma vitória decisiva da União Soviética e do Exército Vermelho.
  • A Polônia se rende aos alemães

    A Polônia se rende aos alemães
    A derrota polonesa oficializou-se no dia 28 de setembro, quando a capital, Varsóvia, rendeu-se para os alemães nazistas. Durante esse ataque alemão, britânicos e franceses não cumpriram sua promessa, e o apoio prometido aos poloneses nunca foi enviado.
  • União Soviética ataca a Finlândia.

     União Soviética ataca a Finlândia.
    A Guerra de Inverno ou Guerra Soviético-Finlandesa foi o embate entre a URSS e a Finlândia que ocorreu em 30 de novembro de 1939, porém a sua origem está atrelada ao Pacto Molotov-Ribbentrop, assinado por alemães e soviéticos, que pregava a não-agressão e incluía a Finlândia na área de influência soviética. Assim que os alemães atacaram a Polônia, dezesseis dias depois os soviéticos usaram da sua ofensiva contra a Finlândia iniciando a Guerra.
  • Dinamarca, Suécia e Noruega declaram neutralidade

     Dinamarca, Suécia e Noruega declaram neutralidade
    A Suécia manteve a sua posição de neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial. Quando a guerra iniciou em 1 de setembro de 1939, o destino da Suécia era incerto. Uma combinação de fatores como a localização geopolítica na península escandinava, manobras bem sucedidas na realpolitik durante o curso dos eventos imprevisíveis e um reordenamento do seu parque industrial militar sobretudo a partir de 1942 contribuiram para manter o bem sucedido plano de neutralidade da Suécia
  • Alemanha coloca em prática o plano de invadir a Noruega e a Dinamarca.

     Alemanha coloca em prática o plano de invadir a Noruega e a Dinamarca.
    A Alemanha invade a Dinamarca e a Noruega. A Dinamarca se rende no dia do ataque; a Noruega resiste até 9 de junho.
  • Alemanha invade a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e norte da França

    Alemanha invade a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e norte da França
    A Alemanha ataca a Europa Ocidental—França e os Países Baixos neutros. Luxemburgo é ocupado no dia 10 de maio; a Holanda se rende em 14 de maio, e a Bélgica em 28 do mesmo mês. Em 22 de junho, a França assina um acordo de armistício pelo qual os alemães ocupam a parte norte do país e toda a linha costeira do Atlântico; e no sul da França é estabelecido um regime colaborador dos nazistas com capital em Vichy.
  • A Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra

    A Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra
    os alemães iniciaram um longo ataque aéreo contra a Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. A ataque ficou conhecido como Batalha da Grã-Bretanha ou a Batalha da Inglaterra e durou três anos e meio.
  • Aviões da Alemanha bombardeiam a cidade de Paris

    Aviões da Alemanha bombardeiam a cidade de Paris
    as forças aéreas alemães bombardearam Paris, matando 254 pessoas, a maioria delas civis. Determinados a arruinar a economia e as forças armadas da França, reduzir sua população e, resumidamente, destruir sua moral e sua capacidade de angariar apoio para as nações ocupadas, os alemães bombardearam a capital da França sem levar em consideração que a maioria das vítimas eram civis, incluindo crianças.
  • Itália declara guerra aos aliados

    Itália declara guerra aos aliados
    A Itália entra na guerra, e invade o sul da França em 21 de junho.
  • Paris é tomada pelos alemães

     Paris é tomada pelos alemães
    A capital da França, Paris, capitulou diante dos alemães em 14 de junho de 1940. Enquanto as forças nazistas avançavam, milhões de refugiados abandonavam suas casas a fim de deixar a França antes que as forças nazistas ocupassem suas cidades.
  • Os alemães começam a atacar a cidade de Londres

    Os alemães começam a atacar a cidade de Londres
    Embora tenha atingido várias cidades na Inglaterra, começou com o bombardeamento de Londres, que se seguiu por 57 noites consecutivas. No final de 1941, mais de 43 000 civis, metade deles em Londres, foram vitimados pelas bombas, e mais de um milhão de casas destruídas ou danificadas apenas na região londrina.
  • A aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim

    A aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim
    Ao fim da tarde de 25 de agosto de 1940, teve início uma operação por parte da RAF, a Royal Air Force britânica, em que 95 bombardeiros de três tipos descolaram de bases no sul de Inglaterra dirigindo-se para leste a coberto da noite em direção à Alemanha.
  • Aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas

    Aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas
    A operação parecia temerária, mas teve consequências tremendas a nível psicológico tanto na Grã-Bretanha como na Alemanha, e embora muito menos divulgada, poderia ser comparada ao Raid Doolittle sobre Tóquio 18 de abril de 1942.
  • Começam as incursões militares italianas no norte da África.

    Começam as incursões militares italianas no norte da África.
    Os italianos invadem o Egito, parte do então Mandato Britânico, através da Líbia sob domínio italiano.
  • Japão invade a Indochina Francesa

     Japão invade a Indochina Francesa
    A invasão da Indochina Francesa foi uma operação organizada pelo Império do Japão com o objetivo de bloquear a entrada de armamentos, combustível e materiais fornecidos pelos Estados Unidos para a China através da ferrovia Haiphong-Yunnan Fou durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa
  • Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio

    Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio
    O Pacto Tripartite, ou Pacto do Eixo, foi assinado em Berlim em 27 de setembro de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, pelos representantes da Alemanha Nazista, da Itália fascista e do Império do Japão, e formalizou a aliança conhecida como Eixo
  • Tropas da Alemanha entram em território da Bulgária

    Tropas da Alemanha entram em território da Bulgária
    . Em março de 1941, a Bulgária assinou oficialmente o Pacto Tripartite, tornando-se uma aliada da Alemanha Nazi, e tropas alemãs entraram no território do país para combater a Iugoslávia e a Grécia. Quando estas duas nações foram conquistadas, a Bulgária ganhou o direito de ocupar toda a Trácia grega e também a maior parte da Macedônia
  • União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade

     União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade
    foi um pacto entre japoneses e soviéticos, assinado em 13 de abril de 1941, dois anos após os conflitos fronteiriços entre a União Soviética e o Japão. Os signatários do acordo foram Ministro dos Negócios Estrangeiros Matsuoka Yosuke, do Japão, e o seu homólogo soviético, Viatcheslav Molotov.
  • Estados Unidos ordenam o fechamento de todos os consulados alemães no país

    Estados Unidos ordenam o fechamento de todos os consulados alemães no país
    Todos os consulados da Alemanha e da Itália nos Estados Unidos são ordenados fechados.
  • Alemanha ataca a União Soviética

    Alemanha ataca a União Soviética
    A Alemanha nazista e seus parceiros do Eixo (com a exceção da Bulgária) invadem a União Soviética. A Finlândia, procurando reparação de suas perdas territoriais para a União Soviética no armistício que finalizou a Guerra de Inverno, une-se ao Eixo pouco antes da invasão. Os alemães rapidamente invadem os países bálticos e, com ajuda dos finlandeses realizam um cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) no mês de setembro.
  • o Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor

     o Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor
    Em 7 de dezembro de 1941, no início da manhã os japoneses bombardearam a base norte americana de Pearl Harbor, no Havaí. Foi um acontecimento sangrento e violento, ocasionando na morte de mais de dois mil americanos e mais de mil feridos, além de navios destruídos.
  • Os Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês

    Os Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês
    Os Estados Unidos declaram guerra ao Japão, entrando assim na Segunda Guerra Mundial. As tropas japonesas desembarcam nas Filipinas, na Indochina Francesa (Vietnã, Laos e Camboja), e na colônia britânica de Cingapura. Em abril de 1942, as Filipinas, Indochina e Cingapura caem sob domínio japonês.
  • Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos

    Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos
    foi um acto formal de declaração de guerra levado a caso pela Alemanha Nazi a 11 de Dezembro de 1941 devido ao culminar de uma série de eventos provocados pelo seu aliado Japão Imperial e pelos Estados Unidos, que já havia declarado guerra ao Japão aquando da declaração de guerra alemã.
  • Tem início a Batalha de Stalingrado

    Tem início a Batalha de Stalingrado
    talvez a batalha mais sangrenta da segunda guerra mundial com mais ou menos 1,5 milhões de mortos. A Batalha de Stalingrado teve quatro fases principais: 1º A fase defensiva, até 19 de novembro de 1942; 2º A ofensiva russa ao norte e ao sul de Stalingrado, que levou ao cerco das forças alemãs na cidade; 3º A tentativa dos alemães em socorrer suas tropas sem sucesso em Stalingrado; 4º O arrasamento das unidades alemãs cercadas (janeiro de 1943).
  • A França de Vichy é ocupada pelos alemães

    A França de Vichy é ocupada pelos alemães
    O fracasso das tropas colaboracionistas da França de Vichy em se defender contra a invasão, permite que os Aliados se movam rapidamente até a fronteira oeste da Tunísia, o que provoca a ocupação do sul da França pelos alemães, em 11 de novembro.
  • Tropas alemãs são cercadas em Stalingrado.

    Tropas alemãs são cercadas em Stalingrado.
    As tropas soviéticas contra-atacam destruindo as linhas de defesa húngaras e romenas nas regiões a noroeste e a sudoeste de Stalingrado, e imobilizando a Sexta Tropa Alemã estacionada naquela cidade. Proibidos por Hitler de se retirarem ou tentarem escapar do cerco soviético, os sobreviventes da Sexta Tropa se rendem no dia 30 de janeiro e em 2 de fevereiro de 1943.
  • Tropas aliadas desembarcam na Sicília

    Tropas aliadas desembarcam na Sicília
    Tropas norte-americanas e britânicas desembarcam na Sicília, Itália. Em meados de agosto os Aliados passam a controlar aquela ilha.
  • Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin

     Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin
    Além de lançarem bases de definições de partilhas, decidiu-se que as forças anglo-americanas interviriam na França, completando o cerco de pressão à Alemanha, juntamente com as forças orientais soviéticas, o que concretizou-se com o desembarque dos Aliados na Normandia no Dia D.
  • Começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado dos aliados

    Começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado dos aliados
    foi uma série de quatro duras batalhas dos Aliados contra a Linha de inverno na Itália, mantida pelas Potências do Eixo durante a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial. A intenção era um avanço em direção a Roma.
  • Os aliados entram em Roma

    Os aliados entram em Roma
    As tropas Aliadas libertam Roma. Seis semanas depois, bombardeios anglo-americanos conseguem, pela primeira vez, atingir alvos na Alemanha oriental nb.
  • Dia D, os aliados desembarcam na Normandia

     Dia D, os aliados desembarcam na Normandia
    As tropas britânicas e norte-americanas desembarcam com sucesso nas praias da Normandia, na França, e abrem a “Segunda Frente” contra os alemães.
  • Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética

    Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética
    A ocupação alemã durou até a libertação da cidade, pelos aliados, em 17 de janeiro de 1945.
  • O exército vermelho libertam os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz

    O exército vermelho libertam os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz
    Um dia em que o campo de concentração nazista, Auschwitz-Birkenau, foi fechado pelos Aliados – que libertaram os milhares de prisioneiros que ali se encontravam, sobreviventes que os nazistas em debandada não quiseram levar com eles para outros campos por estarem muito fracos ou doentes. Os libertadores de Auschwitz eram ninguém mais, ninguém menos, do que os Soldados do Exército Vermelho.
  • Começa a Conferência de Yalta

    Começa a Conferência de Yalta
    Representou o momento em que as potências aliadas se uniram. Ou seja, os Estados Unidos, a Grã Bretanha, a União Soviética, além da China e França (em menor escala). O objetivo da Conferência de Yalta esteve baseado nas discussões sobre o fim da segunda guerra mundial (período do pós-guerra). Ficaram estabelecidos os territórios de cada país, principalmente das potências do eixo: Alemanha, Itália e Japão.
  • Hitler se suicida em Berlim

     Hitler se suicida em Berlim
    normalmente aceita-se que foi suicídio por arma de fogo e também envenenamento por cianeto. O duplo método de suicídio e outras circunstâncias que rodearam o evento incentivaram rumores de que Hitler teria sobrevivido ao final da Segunda Guerra Mundial, tendo fugido para um país da América do Sul onde teria morrido com uma doença incurável, tendo sido um sósia a morrer no bunker em Berlim.
  • Berlim é ocupada pelo exército soviético.

    Berlim é ocupada pelo exército soviético.
    A Alemanha se rende aos soviéticos.
  • Os Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima

    Os Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima
    Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão.
  • Assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial

    Assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial
    Depois de concordar, em princípio, com uma rendição incondicional no dia 14 de agosto de 1945, em 2 de setembro o Japão se rende oficialmente, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.