A Segunda Guerra Mundial

  • A Segunda Guerra Mundial

    A Segunda Guerra Mundial
    A Segunda Guerra Mundial ultrapassou claramente a Grande Guerra,tanto em termos da duração e intensidade dos combates como das perdas humanas e recursos utilizados: Participaram 72 Estados, 110 Milhões de homens foram mobilizados, o custo econômico da guerra foi enorme e houve mais de 40 milhões de mortes.
  • A Alemanha invade a Polônia

    A Alemanha invade a Polônia
    Tudo começou em 1 de Setembro de 1939. Foi considerado o gatilho para a Segunda Guerra Mundial. Antes, a questão da Polônia estava entre as cláusulas secretas do Pacto de não agressão assinado entre a Alemanha e a URSS em Agosto de 1939.
  • Declaração de Guerra

    Declaração de Guerra
    Em cumprimento ao compromisso de garantir a integridade das fronteiras da Polônia, Grã-Bretanha e França, eles declaram guerra à Alemanha em 3 de setembro de 1939.
  • A Alemanha invade a Noruega e a Dinamarca

    A Alemanha invade a Noruega e a Dinamarca
    Á´s 4h15min,hora local, " Hora de Weser ", em 9 de Abril de 1940, "Dia de Weser", a Alemanha invadiu a Dinamarca e a Noruega, supostamente para protegê-los de um possível ataque da França e do Reino Unido.
  • A Alemanha invade a Bélgica,Holanda e Luxemburgo.

    A Alemanha invade a Bélgica,Holanda e Luxemburgo.
    O ataque planejado à Holanda faz parte de um plano maior de ataque,conhecido como código Fall Gelb. Os alemães nazistas pretendem derrotar a França. Através da Holanda e da Bélgica,eles querem cercar a defesa francesa na fronteira oriental.
  • A Alemanha fica com Paris (França)

    A Alemanha fica com Paris (França)
    A batalha da França, que começou em 10 de maio de 1940, mostrou o poder de guerra esmagador da Wehrmacht alemã, diante da qual os exércitos francês e britânico, ancorados em táticas e estratégias típicas da Primeira Guerra Mundial, não foram capazes de se opor a um resistência efetiva.
  • A Alemanha bombardeia Londres.

    A Alemanha bombardeia Londres.
    Na noite de 24 a 25 de agosto de 1940, durante uma tentativa de bombardeio nos terminais de petróleo do Tâmisa, o East End de Londres foi bombardeado por engano, apesar da proibição expressa de Hitler.
  • A Itália invade a Grécia

    A Itália invade a Grécia
    A Batalha da Grécia começou em 28 de outubro de 1940 com a invasão da Grécia pela Itália fascista1 e terminou com a queda de Kalamata, no Peloponeso, em 28 de abril de 1941.
  • A Alemanha envia tropas para a Líbia para invadir o Egito.

    A Alemanha envia tropas para a Líbia para invadir o Egito.
    A Campanha no Norte da África foi a segunda frente mais importante durante a Segunda
    Guerra Mundial, depois da frente oriental. Aconteceu no deserto do Norte da África, de 10 de junho de 1940 a 16 de maio de 1943.
  • A Alemanha invade a lugoslávia e a Grécia

    A Alemanha invade a lugoslávia e a Grécia
    A fim de proteger o flanco dos Bálcãs e antecipar o ataque à União Soviética planejado para
    22 de junho de 1941, Hitler ordenou a invasão da Iugoslávia e da Grécia. Em 6 de abril de 1941, os alemães e italianos atacaram, apoiados por unidades da Bulgária, Hungria e Romênia.
  • A Alemanha invade a União Soviética

    A Alemanha invade a União Soviética
    Operação Barbarossa, foi o codinome dado por Adolf Hitler ao plano de invasão da União Soviética. Essa operação abriu a Frente Oriental, que se tornou o teatro de uma das maiores operações da guerra, palco das maiores e mais brutais batalhas do conflito na Europa.
  • O Japão bombardeia a base de Pearl Harbor

    O Japão bombardeia a base de Pearl Harbor
    Foi uma ofensiva militar surpresa da Marinha Imperial Japonesa contra a base naval dos Estados Unidos em Pearl Harbor (Havaí). O ataque pretendia ser uma ação preventiva com o objetivo de impedir a intervenção da Frota do Pacífico dos Estados Unidos nas ações militares que o Império do Japão planejava realizar no Sudeste Asiático contra as possessões ultramarinas do Reino Unido, França, Holanda e Estados Unidos.
  • EUA declaram guerra ao Japão

    EUA declaram guerra ao Japão
    Em 8 de dezembro de 1941, o Congresso dos Estados Unidos declarou guerra ao Império do Japão em resposta ao ataque surpresa daquele país a Pearl Harbor no dia anterior. Foi formulado uma hora depois do discurso de infâmia do presidente FD Roosevelt.
  • Os EUA derrotaram o Japão na Batalha de Midway.

    Os EUA derrotaram o Japão na Batalha de Midway.
    A derrota japonesa foi um sério obstáculo aos seus planos de expansão pelo resto do oceano e foi um "ponto de viragem" no conflito como um todo. Por esta razão, Midway é geralmente considerada a batalha mais importante da Guerra do Pacífico e uma das mais decisivas da Segunda Guerra Mundial.
  • Inglaterra impede o avanço alemão na África

    Inglaterra impede o avanço alemão na África
    A primeira batalha de El Alamein (de 1 a 27 de julho de 1942) foi uma batalha da campanha do Deserto Ocidental da Segunda Guerra Mundial, onde as forças do Eixo, comandadas por Erwin Rommel, e as forças aliadas comandadas por Claude Auchinleck.
  • A batalha de Stalingrado começa.

    A batalha de Stalingrado começa.
    Hoje, 23 de agosto de 1942, a Batalha de Stalingrado começa com mortes estimadas em mais de dois milhões de pessoas, as mais sangrentas da história da humanidade. A União Soviética derrota a Alemanha e muda o desfecho da Guerra Mundial. Começou em 23 de agosto de 1942 e terminou em 2 de fevereiro de 1943.
  • Segunda Batalha de El Alameín

    Segunda Batalha de El Alameín
    A vitória dos Aliados pôs fim aos desejos alemães de tomar o Egito, então o protetorado britânico, e de tomar o controle do Canal de Suez, bem como dos poços de petróleo no Oriente Médio.
  • Conferência dos Aliados

    Conferência dos Aliados
    A conferência de Casablanca foi realizada no Hotel Anfa, em Casablanca (Marrocos), então protetorado francês. A conferência foi realizada de 14 a 24 de janeiro de 1943, com o objetivo de planejar uma estratégia europeia para a operação dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Fim da Batalha de Stalingrado

    Fim da Batalha de Stalingrado
    Começou em 23 de agosto de 1942 e terminou em 2 de fevereiro de 1943. A batalha ocorreu durante a invasão alemã da União Soviética. Com mortes estimadas em mais de dois milhões de pessoas entre soldados de ambos os lados e civis soviéticos, a batalha de Stalingrado é considerada a mais sangrenta da história da humanidade.
  • Itália se rende

    Itália se rende
    A invasão aliada do território italiano faz com que, no dia 24 de julho, o rei da Itália Victor Emmanuel III ordene a prisão de Mussolini e nomeie o marechal Pietro Badoglio como o novo presidente do país. O novo governo italiano iniciará imediatamente as negociações de paz com os Aliados que culminarão no dia 3 de setembro, quando for assinado o Armistício entre a Itália e as Forças Armadas aliadas, mantido em segredo para não alertar Hitler.
  • Conferência dos Aliados em Teerã (Irã)

    Conferência dos Aliados em Teerã (Irã)
    A conferência de Teerã foi uma reunião que aconteceu entre 28 de novembro e 1 de dezembro de 1943, entre os líderes Iósif Stalin, Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt, que formavam o lado dos Aliados.
  • Os aliados começam os desembarques na Normandia

    Os aliados começam os desembarques na Normandia
    Em 6 de junho de 1944, conhecido como "dia D", os Aliados iniciaram o desembarque de um exército de mais de 150.000 soldados (73.000 americanos e 83.000 britânicos e canadenses) nas praias da Normandia. Conhecida como Operação "Overlord", a invasão aliada da França havia começado.
  • A Batalha da Normandia

    A Batalha da Normandia
    A Batalha da Normandia, que começou em junho e terminou em agosto, com o codinome Operação Overlord, foi a operação militar realizada pelos Aliados que culminou com a libertação dos territórios da Europa Ocidental ocupados pela Alemanha nazista
  • Lançando a bomba atômica

    Lançando a bomba atômica
    Após seis meses de pesado bombardeio em 67 outras cidades, a arma nuclear Little Boy foi lançada sobre Hiroshima na segunda-feira, 6 de agosto de 1945,2, seguida pela detonação da bomba Fat Man na quinta-feira, 9 de agosto, em Nagasaki. Entre 105.000 e 120.000 pessoas foram mortas e 130.000 feridas.3 4 5 Até o momento, esses bombardeios constituem os únicos ataques nucleares da história.
  • A Batalha das Ardenas

    A Batalha das Ardenas
    A Batalha da Floresta das Ardenas foi a última grande ofensiva da Alemanha na Segunda Guerra Mundial e uma das campanhas mais sangrentas da Frente Ocidental. Lutada pelos lugares congelados da Bélgica e de Luxemburgo entre os Estados Unidos e o Terceiro Reich, sua repercussão não só afetaria o conflito como retardaria notavelmente o avanço das forças norte-americanas sobre a Europa a favor da União Soviética.
  • 4 de fevereiro: Conferência de Yalta (Crimeia, Ucrânia)

    4 de fevereiro: Conferência de Yalta (Crimeia, Ucrânia)
    Os "Três Grandes" se reuniram para coordenar seus planos de guerra em um momento em que as operações contra as potências do Eixo haviam entrado em um momento decisivo. Churchill, Roosevelt e Stalin tentaram chegar a um acordo o mais amplo possível sobre os pontos de atrito que os separavam em relação ao futuro de uma Europa que se imaginava logo libertada da ditadura de Hitler.
  • A Alemanha se rende aos aliados

    A Alemanha se rende aos aliados
    Em 4 de maio de 1945, já cercado por fogo soviético, americano e inglês, Dönitz enviou uma delegação representada pelo almirante Friedeburg ao quartel-general de Montgomery em Luxemburgo. Com a delegação, foi apresentado um acordo de rendição com a intenção de ganhar tempo para libertar as tropas alemãs que estavam isoladas e cercadas pelos russos no noroeste da Alemanha.
  • As tropas da União Soviética tomam Berlim

    As tropas da União Soviética tomam Berlim
    Tudo começou em 16 de abril de 1945 nos arredores da cidade e em 25 de abril as tropas soviéticas entraram na capital do Reich. Cerca de três milhões e meio de soldados participaram no total e mais de 50.000 armas de fogo e 10.000 tanques foram usados.
  • Adolf Hitler comete suicídio em Berlim

    Adolf Hitler comete suicídio em Berlim
    Hitler cometeu suicídio com um tiro na cabeça ao lado de sua esposa Eva Braun, que recorreu ao envenenamento por cianeto. De acordo com o testamento e as instruções verbais de Hitler, naquela tarde seus corpos foram carregados escada acima pela saída de emergência do bunker, encharcados com gasolina e incendiados no jardim da Chancelaria do Reich.
  • 17 de julho: Conferência dos Aliados em Potsdam (Berlim, Alemanha)

    17 de julho: Conferência dos Aliados em Potsdam (Berlim, Alemanha)
    Stalin, Churchill e Truman (assim como Clement Attlee, que sucedeu Churchill depois de vencer as eleições de 1945) concordaram em decidir como governariam a Alemanha, que havia se rendido incondicionalmente nove semanas antes, em 8 de maio. Os objetivos da conferência também incluíam o estabelecimento de uma ordem de pós-guerra, questões de tratado de paz e o estudo dos efeitos da guerra
  • Japão se rende aos EUA

    Japão se rende aos EUA
    A rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial ocorreu em 15 de agosto de 1945 e foi assinada em 2 de setembro de 1945. O Império do Japão aceitou a Declaração de Potsdam assinada pelos Estados Unidos, Reino Unido, ROC e União. Soviético.