2 Guerra Mundial - Cronologia

Timeline created by Larissa Maran de Freitas
In History
  • O estopim-Invasão da Polônia

    O estopim-Invasão da Polônia
    Mobilizando 1,5 milhão de soldados, apoiados por 3.600 blindados e 1.929 aviões de guerra o ataque alemão foi justificado por Hitler como uma resposta a uma suposta agressão polonesa contra uma rádio alemã localizada em uma cidade fronteiriça. No entanto esse "ataque", foi uma operação bandeira falsa, onde os supostos soldados poloneses que atacaram a rádio alemã, na realidade, eram prisioneiros dopados de um campo de concentração alemão.
  • Alemanha anexa a cidade livre de Danzig.

    Alemanha anexa a cidade livre de Danzig.
    Além de penetrarem no território polonês, os alemães atacaram a cidade portuária de Danzig com o encouraçado Schleswig-Holstein.
  • França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha

    França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha
    Britânicos e franceses foram extremamente hesitantes em dar um ultimato a Hitler, porém discussões internas fizeram com que a guerra fosse declarada. Isso surpreendeu Hitler, que havia sido convencido por Ribbentrop, ministro das relações internacionais,de que a Inglaterra recuaria e não declararia guerra.
  • Começa a Batalha do Atlântico

    Começa a Batalha do Atlântico
    Submarinos e navios de guerra pertencentes aos países do Eixo foram lançados contra embarcações dos países Aliados que transportavam equipamentos e provisões para a Europa, com o objetivo de dominar o oceano Atlântico, já que isso significava controlar boa parte do abastecimento do continente europeu e era, portanto, essencial para enfraquecer o inimigo.
  • União Soviética invade a Polônia

    União Soviética invade a Polônia
    Enquanto lutavam contra os alemães, o país foi invadido no dia 17 de setembro pela União Soviética. Como os poloneses não esperavam um ataque soviético, as fronteiras no leste da Polônia estavam totalmente desprotegidas.
  • Polônia se rende aos alemães

    Polônia se rende aos alemães
    Durante o ataque alemão, britânicos e franceses não cumpriram sua promessa de apoio, no qual nunca foi enviado ajuda aos poloneses. A Polônia, portanto, lutou sozinha contra alemães e soviéticos e por consequência, a capital de Varsóvia rendeu-se para os alemães nazistas.
  • União Soviética ataca a Finlândia

    União Soviética ataca a Finlândia
    Começou quando a União Soviética atacou a Finlândia, bombardeando a capital Helsínquia, três meses após o início da Segunda Guerra Mundial. O conflito arrastou-se até 12 de março de 1940, quando um tratado de paz foi assinado, cedendo 10% do território finlandês e 20% da sua capacidade industrial à União Soviética.
  • Dinamarca, Suécia e Noruega declaram neutralidade

    Dinamarca, Suécia e Noruega declaram neutralidade
    A Suécia manteve a sua posição de neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial.Uma combinação de fatores como a localização geopolítica na península escandinava, manobras bem sucedidas na realpolitik e um reordenamento do seu parque industrial militar. Sobretudo a partir de 1942 contribuiram com a aprovação do envio de suprimentos para as tropas na Noruega, para manter o bem sucedido plano de neutralidade da Suécia.
  • Alemanha coloca em prática o plano de invadir a Noruega e a Dinamarca

    Alemanha coloca em prática o plano de invadir a Noruega e a Dinamarca
    A Alemanha desembarcou cerca de 100 mil soldados em várias partes da Noruega e rapidamente garantiu o controle de importantes cidades, como Trondheim, Bergen e Stavanger. Oslo foi dominada por meio de paraquedistas alemães que pousaram na cidade.
  • Alemanha invade a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e norte da França

    Alemanha invade a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e norte da França
    O ataque nazista concentrou-se na Floresta de Ardennes, ao sudeste da Bélgica e norte de Luxemburgo. Sendo assim, tanques e a infantaria alemães cruzaram sem muita dificuldade as linhas defensivas francesas e avançaram rumo à costa, já que eles se concentravam em outa parte do território.
    Portanto a Bélgica e a Holanda se renderam.
  • Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra.

    Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra.
    Hitler decide voltar suas ambições para o Reino Unido. Seus bombardeios transformaram cidades como Coventry em cinzas e ruínas. Ao mesmo tempo, aviões de caça travavam uma batalha aérea sobre o Canal da Mancha, entre o norte da França e o sul da Inglaterra.
  • Aviões da Alemanha bombardeiam a cidade de Paris.

    Aviões da Alemanha bombardeiam a cidade de Paris.
    Determinados a arruinar a economia e as forças armadas da França, reduzir sua população e, resumidamente, destruir sua moral e sua capacidade de angariar apoio para as nações ocupadas, os alemães bombardearam a capital da França sem levar em consideração que a maioria das vítimas eram civis, incluindo crianças.
  • Itália declara guerra aos aliados.

    Itália declara guerra aos aliados.
    Desde que Mussolini começou a vacilar na guerra, Hitler fazia planos para invadir a Itália e manter os Aliados afastados dessa região considerada estratégica. No dia da rendição da Itália, Hitler ocupou Roma, e o general Badoglio e a família real fugiram para Brindisi, no sudeste da Itália, onde foi criado um novo governo antifascista. Sendo assim, conseguiram recuperar a capital de Roma, e renunciando ao cargo,Badoglio liberou a Itália do regime fascista.
  • Paris é tomada pelos alemães.

    Paris é tomada pelos alemães.
    Enquanto as forças nazistas avançavam, milhões de refugiados abandonavam suas casas a fim de deixar a França antes que as forças nazistas chegassem. Cerca de 10 milhões de pessoas viajaram em direção ao sul do país de carro, trem, bicicletas e até mesmo a pé. Em pouco tempo, as estradas estavam lotadas, impossibilitando a passagem de tropas francesas que avançavam em direção ao norte. Paris foi abandonada e declarada “Cidade Aberta”, facilitando a marcha dos nazistas sobre a mesma.
  • Os alemães começam a atacar a cidade de Londres.

    Os alemães começam a atacar a cidade de Londres.
    Embora tenha atingido várias cidades na Inglaterra, começou com o bombardeamento de Londres, que se seguiu por 57 noites consecutivas. No final de 1941, mais de 43 000 civis, metade deles em Londres,foram vitimados pelas bombas, e mais de um milhão de casas destruídas ou danificadas apenas na região londrina.
  • Aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim.

    Aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim.
    O objetivo dos bombardeiros era o Aeroporto de Berlim (Tempelhof) e a zona industrial de SiemensStadt. Um total de 95 bombardeiros foram lançados contra a capital alemã, embora apenas 81 deles tenham efetivamente conseguido bombardear Berlim.
  • Aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas.

    Aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas.
    Centros militares e industriais importantes, como Belfast, Birmingham, Bristol, Cardiff, Coventry, Glasgow, Sheffield, Swansea, Liverpool, Hull, Manchester, Portsmouth, Plymouth e Southampton sofreram intensos ataques aéreos que provocaram um alto número de vítimas.
  • Começam as incursões militares italianas no norte da África.

    Começam as incursões militares italianas no norte da África.
    Tropas italianas partiram da colônia da Etiópia (conquistada em 1936) e avançaram rumo a Somália inglesa (situada entre a Somália italiana e o Golfo de Aden, no 'chifre da África'), onde o contigente inglês (de 1.500 homens) foi vencido pelas batalhas italianas (cerca de 200 mil soldados).
  • Japão invade a Indochina Francesa.

    Japão invade a Indochina Francesa.
    Operação organizada pelo Império do Japão com o objetivo de bloquear a entrada de armamentos, combustível e materiais fornecidos pelos Estados Unidos para a China através da ferrovia Haiphong-Yunnan Fou durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa
  • Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio.

    Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
    O Eixo surgiu no Pacto Anticomintern, um tratado anticomunista assinado pela Alemanha e Japão em 1936. A Itália aderiu ao pacto em 1937. O "Eixo Roma–Berlim" tornou-se uma aliança militar em 1939 com o Pacto de Aço e integrou seus objetivos militares em 1940, com o Pacto Tripartite.
  • Tropas da Alemanha entram em território da Bulgária.

    Tropas da Alemanha entram em território da Bulgária.
    Bulgária assinou oficialmente o Pacto Tripartite, tornando-se uma aliada da Alemanha Nazi, e tropas alemãs entraram no território do país para combater a Iugoslávia e a Grécia.
  • União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade.

     União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade.
    O Pacto de Neutralidade foi um tratado de paz que pôs fim à guerra não declarada entre o Império do Japão e a União Soviética, na fronteira entre o Estado fantoche japonês de Manchukuo e a Mongólia pró-soviética, estabilizou-se após a vitória do marechal Gueorgui Jukov na Batalha de Khalkhin Gol.
  • Estados Unidos ordenam o fechamento de todos os consulados alemães no país.

    Estados Unidos ordenam o fechamento de todos os consulados alemães no país.
    Sobe falsos pretextos, Roosevelt expulsou os cônsules alemães e encerrou os consulados alemães. Ao mesmo tempo, mandou encerrar a agência de jornais alemães nos Estados Unidos, a Transocean, a Biblioteca de Informação Alemã, em Nova Iorque, e o gabinete dos caminhos-de-ferro alemães Reichsbahn.
  • Alemanha ataca a União Soviética.

    Alemanha ataca a União Soviética.
    A Operação Barbarossa foi uma das maiores da história da humanidade e colocou o exército alemão em busca dos principais objetivos de guerra pretendidos por Adolf Hitler. Além da destruição do bolchevismo soviético, essa operação era extremamente importante para garantir a continuidade da guerra alemã.
  • Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor.

    Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor.
    marcou o início do conflito entre Estados Unidos e Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Esse ataque foi uma tentativa – fracassada – de destruir a frota naval dos Estados Unidos que estava no Havaí.
  • Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês.

    Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês.
    Depois do discurso, grupos de defesa norte-americanos foram mobilizados nas duas costas do país. Em Nova York, cidadãos japoneses foram transportados para Ilha Ellis e mantidos em custódia por tempo indeterminado. Relatórios sobre a suposta atividade de espionagem por parte dos japoneses-americanos começaram a chegar a Washington, assim como nipo-americanos pagaram por espaços nos jornais para declarar lealdade aos EUA.
  • Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos.

     Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos.
    Além do ataque a Pearl Harbor, um outro motivo que levou os países a declarar guerra aos EUA foi o fato de que os norte-americanos, apesar de formalmente neutros, estariam violando esta imparcialidade para apoiar os estados que tomassem uma posição contra os países do Eixo. Hitler também alegava que os EUA vinham atacando barcos alemães e que o presidente Franklin Roosevelt fazia repetidos ataques à ideologia nazista.
  • França de Vichy é ocupada pelos alemães.

    França de Vichy é ocupada pelos alemães.
    Embora governada nominalmente pelo marechal francês Philippe Pétain (nomeado primeiro-ministro), a França de Vichy era comandada militarmente pela Alemanha. Joseph Darnand foi nomeado chefe da milícia, a polícia em tempo de guerra. Era um oficial da SS e tinha jurado lealdade a Adolf Hitler. O regime prendeu cidadãos que se opunham ao regime, fuzilou suas lideranças e entregou judeus franceses aos alemães.
  • Início a Batalha de Stalingrado.

    Início a Batalha de Stalingrado.
    Maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial. Ocorreu entre os exércitos alemão e soviético, resultando na morte de aproximadamente dois milhões de pessoas. O esforço gigantesco realizado pelos soviéticos e o esgotamento da força dos exércitos alemães resultaram em uma vitória soviética fundamental para o destino do conflito.
  • Tropas alemãs são cercadas em Stalingrado.

    Tropas alemãs são cercadas em Stalingrado.
    Contra-ataque soviético cercou 250 mil soldados alemães, no sul de Kalach, no rio Don, em Stalingrado. Diante da situação, o general alemão Friedrich Paulus pediu permissão a Berlim para bater em retirada, porém Hitler não permitiu. O líder nazista estava obcecado em conquistar Stalingrado e ordenou que os homens manterem posição, enquanto eram enviados reforços. Muitos morreram, devido ao inverno rigoroso e não havia maneira de chegar mantimentos, munições ou combustíveis até eles.
  • Tropas aliadas desembarcam na Sicília.

    Tropas aliadas desembarcam na Sicília.
    A decisão para um ataque à Sicília foi tomada em janeiro de 1943, na Conferência de Casablanca. Encorajados pelos êxitos obtidos contra as tropas de Hitler no Norte da África, os Aliados - liderados pelo presidente americano Franklin Delano Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill - decidiram transferir a frente de batalha para o continente europeu.
  • Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin.

    Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin.
    Realizou-se na cidade homônima (capital do Irã), reuniu os chefes de Estado dos Estados Unidos, da União Soviética e da Inglaterra: Roosevelt, Stalin e Churchill, respectivamente. A situação da guerra em 1943 exigia um empreendimento em conjunto entre as potências citadas e os demais países que a elas se associavam.
  • Começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado dos aliados.

    Começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado dos aliados.
    Série de quatro duras batalhas dos Aliados contra a Linha de inverno na Itália, mantida pelas Potências do Eixo durante a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial. A intenção era um avanço em direção a Roma.
  • Dia D, os aliados desembarcam na Normandia.

    Dia D, os aliados desembarcam na Normandia.
    Operação militar que aconteceu em 6 de junho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial, em que os Aliados organizaram um grande esforço militar e desembarcaram suas tropas na Normandia, região do norte da França dominada pelos nazistas.
  • Aliados entram em Roma.

    Aliados entram em Roma.
    As tropas aliadas entram em Roma, evacuada pelos alemães, porque as derrotas militares a haviam tornado numa cidade defensivamente insustentável. Ao contrário de vários outros episódios do passado, desta vez Roma não foi diretamente conquistada, embora tenha sido perdida pelos anteriores ocupantes.
  • Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética.

    Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética.
    Luta armada durante a Segunda Guerra Mundial na qual o Armia Krajowa (Exército Clandestino Polaco) tentou libertar Varsóvia do controle da Alemanha Nazi.
  • Exército vermelho libertam os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.

    Exército vermelho libertam os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.
    Soldados foram confrontados com um cenário terrível: apenas cerca de 7 mil prisioneiros esqueléticos e doentes terminais haviam sobrevivido, 500 deles eram crianças. Poucos conseguiam ficar de pé, muitos estavam deitados no chão, apáticos.Arquivos, registros, atestados de óbito, muitas coisas foram queimadas às pressas para não deixar registros. Apenas alguns documentos e fotos foram preservados. A maioria das barracas, câmaras de gás e crematórios foram explodidos.
  • Começa a Conferência de Yalta.

    Começa a Conferência de Yalta.
    A Conferência de Yalta ou Conferência da Crimeia representou um conjunto de reuniões que ocorreram no ano de 1945, quando teve fim a segunda guerra mundial, tendo como objetivo central: determinar a divisão dos territórios, sobretudo europeus, além de apresentar a ordem internacional no período do pós-guerra.
  • Hitler se suicida em Berlim.

    Hitler se suicida em Berlim.
    Suicídio por arma de fogo e também envenenamento por cianeto.
  • Berlim é ocupada pelo exército soviético.

     Berlim é ocupada pelo exército soviético.
    A conquista de Berlim foi estipulada como alvo prioritário por Stálin, que desejava conquistar a cidade antes de britânicos e americanos.Sua obsessão pode ser vista como uma vingança pessoal após toda a destruição promovida pelos alemães na União Soviética, mas, além disso, a conquista dessa cidade era importante para os soviéticos obterem o acesso às informações secretas dos estudos científicos promovidos pelos alemães no desenvolvimento de armas nucleares.
  • Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima.

    Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima.
    A primeira bomba atômica do mundo era lançada. Às 8:16, no horário japonês, um bombardeiro B-29 dos EUA, o Enola Gay, jogava a bomba atômica apelidada "Little Boy" sobre a cidade de Hiroshima. Cerca de 80 mil pessoas foram mortas em um resultado direto da explosão e outras 35 mil foram feridas. Ao menos 60 mil morreram até o final do ano por conta dos efeitos da bomba.
  • Assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial.

    Assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial.
    Esperada desde julho, quando sua Marinha foi quase integralmente destruída. Também a Força Aérea estava bastante debilitada, e os bombardeios promovidos pelos Estados Unidos e Reino Unido não cessavam, deixando cidades devastadas. Economicamente, a situação do país também era bastante difícil e a população civil passava por privações materiais graves.