-
Nasce em Dores da Boa Esperança (MG), dia 15/09 filho de Herodiano Alves do Espirito Santo e Carmen de Azevedo Alves. Vive a sua infância no interior de Minas Gerais.
-
Muda para o Rio de Janeiro com sua família. É matriculado no Colégio Andrews, um dos mais famosos da cidade, onde conheceu o bullying por ser o garoto de sotaque “caipira” e pobre que estava estudando entre os ricos. Sua adolescência foi marcada por essa vivência, a qual o levou a rumos mais solitários. Começou a estudar piano com o intuito de ser pianista. Também começou a frequentar a Igreja Presbiteriana.
-
Vai morar em Campinas para fazer seu Bacharelado em Teologia no Seminário Teológico Presbiteriano (filiado à Igreja Presbiteriana do Brasil).
-
Conclui o Seminário tornando-se Bacharel em Teologia (30 de Novembro).
-
Casa-se com Lidia Nopper (07 de Fevereiro) e no mesmo ano nasce Sergio Nopper Alves (10 de Dezembro), seu primeiro filho.
-
Nasce Marcos Nopper Alves (17 de Julho), seu segundo filho.
-
Colclui pós-graduação no The Union Theological Seminary, e torna-se Mestre em Teologia com a defesa da sua tese “A Theological interpretation of the meaning of the Revolution in Brazil” (19 de Maio de 1964). Nesse mesmo ano dá-se início à Ditadura Militar no Brasil, Rubem Alves vive anos de medo sendo perseguido.
-
Conclui o doutorado no Seminário Teológico de Princeton (EUA). Recebe seu título de Doutor em Filosofia em 04 de Junho de 1968.
-
Começa a lecionar na Faculdade de Filosofia de Rio Claro, onde inicia sua carreira acadêmica.Conquista também o registro como professor de piano pelo Conselho estadual de cultura (30 de Junho)
-
Convidado a lecionar em Nova Iorque (EUA). Recebe o título de Cidadão Honorário de Indianápolis.
-
Ingressa no Instituto de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
-
Nasce sua filha caçula Raquel Nopper Alves (10 de Novembro)
-
Conquista o grau de Livre Docente em Filosofia Política pela Unicamp (08 de Abril).
-
Torna-se membro da Academia Campinense de Letras.
-
Começa sua produção literária não acadêmica com mais intensidade e escreve suas primeiras estórias infantis.
-
Aposenta-se pela Unicamp. Conclui a formação em Psicanálise pela Associação Brasileira de Psicanálise de São Paulo e inicia sua trajetória como psicanalista. Sua carreira de escritor se intensifica.
-
Recebe o título de Professor Emérito da Unicamp (03 de Maio)
-
Começa a se desligar gradativamente da rotina de psicanalista. Conhece o vilarejo de Pocinhos do Rio Verde onde constrói um chalé. Reveza moradia entre Campinas e Pocinhos do Rio Verde. Rotina de viagens para palestras intensa e muita produção literária até 2005.
-
Recebe Prêmio PNBE “O educador que queremos” do governador do Estado de São Paulo.
-
Recebe o 2º lugar do Prêmio Jabuti na categoria “Contos e Crônicas” com seu livro “Ostra feliz não produz pérola” (Editora Planeta).
-
Descobre O Mal de Parkison, doença que o enfraquece aos poucos, forçando a parada gradativa de suas tarefas e compromissos como palestras e escritas semanais de crônicas para jornais.
-
Seu livro “Transparencies of Eternity” (tradução para o Inglês nos EUA do título original “Transparências da Eternidade”) recebe o prêmio Eric Hoffer Awards (Menção Honrosa em Excelência em publicações religiosas).
Funda em 15 de Setembro Instituto Rubem Alves com a iniciativa de preservar e perpetuar todo seu acervo e sua obra e também marcar a presença do pensamento dele na educação no Brasil. -
Faleceu em 19 de Julho de 2014, de falência múltipla dos órgãos.