-
O mito fundador de Roma, lenda onde dois irmãos, Rômulo e Remo, são criados por uma loba e fundam a cidade de Roma. Uma disputa causa a morte de Remo, fazendo Rômulo seu novo rei.
-
Roma passou a ser governada por reis latinos, sabinos e etruscos. Ela foi derrubada quando Tarquínio, O Soberbo, sofreu um golpe e perdeu o trono.
-
Maior período de desenvolvimento romano, onde o senado era a instituição mais poderosa e controlava a política romana.
-
Patrícios: Elite de roma e governantes, grandes retentores de terras e formadores do senado.
Pebleus: Homens livres e inicialmente sem direitos. Trabalhavam no artesanato e comércio.
Escravos: Sem direito à cidadania, eram grandes em número devido a expansão colonial. -
Os pebleus lutaram por sua voz política e obteram muito feitos, como os Tribunos da Peble, as Leis das Doze Tábuas, entre outros. Tais avanços na política foram não só importantes para a população da época, mas também serviram como base para as mudanças políticas que abriram caminho ao sistema que conhecemos hoje.
-
Conflitos entre Roma e Cartago, marcados por uma grande expansão territorial, conquistando toda a Península Itálica e outras regiões.
-
Formado por três patrícios como solução para os conflitos sociais, Julio César, Pompeu e Crasso. Porém, a centralização do poder apenas causou mais caos político. Concederam obras públicas e cidadania aos estrangeiros, o que não agradou o senado. Se encerrou com uma guerra civil em busca do poder de Roma.
-
Formado por Otavio Augusto, Marco Antônio e Lépido, foi formado para conter as tensões e trazer estabilidade. Em seu fim, Marco Antônio e Otavio entraram em guerra, causando o começo do Império.
-
Nos tempos de crise, líderes romanos ofereciam comida e entretenimento como forma de distrair sua população. Aconteciam grandes batalhas no Coliseu, ou até mesmo apresentações teatrais, nas quais eram oferecidas cereais. É algo que pode ser comparado à política de hoje em dia, levando em consideração que a política recente continua sendo corrupta e valoriza distrair seu povo ao invés de ouvir suas vozes.
-
Caracterizado pelo imperador Otávio, onde o poder foi das mãos do senado para as do imperador. É conhecido como o auge da civilização até seu fim com o imperador Rômulo Augusto.
-
Período de prosperidade e estabilidade causada pelo domínio de Otávio sobre política.
-
O Édito de Milão foi a lei contra a perseguição cristã, uma prática altamente popular. Foi promulgada pelo imperador Constantino, o qual presa pela liberdade de expressão cristã e espera diminuir a intolerância religiosa.Tal feito é de extrema relevância até os dias de hoje, visto que talvez a visão sobre o cristianismo seria diferente se a intolerância não fosse cortada desde muito tempo.
-
Através de Teodósio, o cristianismo se tornou a religião oficial.
-
Após o colapso do sistema escravo e outras razões, o império passou a produzir muito menos e, consequentemente, entrar em crise. Por causa disso, houve invasões germânicas, as quais acabaram com a estabilidade política e forçaram o império a ser divido entre ocidental e oriental. Desde então, o império entrou em queda e foi eventualmente destruído, apesar do Oriental ter alcançado mais tempo de vida.