Revolucao industrial

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS - Nomes: Isabela Podolsky n°20 e Maria Eduarda Santos n°24 2°D

  • 1°Revolução Industrial

    1°Revolução Industrial
    c) Mudanças técnicas: Utilização de máquinas hidráulicas e a vapor; e intensificou a produção de mercadorias.
    d) Mudanças sociais: Crescente aceleração da circulação de pessoas e mercadorias, por conta da expansão das redes de transporte terrestre (locomotiva a vapor - 1805) e marítimo (barco a vapor - 1814), produção de mercadorias realizada por trabalhadores assalariados, o Estado interferia cada vez menos diretamente na produção e no comércio.
    e) Mudanças espaciais: Ocorrência do êxodo rural.
  • Period: to

    Surgimento da Revolução Industrial

    a) Século: XVIII
    b) País(es) onde começou: Inglaterra, por conta da abundância de recursos naturais, acesso ao comércio marítimo e também por conta da presença de mão de obra barata e de comerciantes empreendedores.
  • 2°Revolução Industrial

    2°Revolução Industrial
    a) Século: XIX.
    b) País(es) onde começou: Estados Unidos.
    c) Mudanças técnicas: Produtividade e capacidade de produção aumentavam, introdução de novas máquinas e fontes de energia mais eficientes, criação dos primeiros laboratórios de pesquisa, desenvolvimento do motor a combustão interna trouxeram novas perspectivas para as indústrias automobilísticas e aeronáuticas, expansão e a dinamização dos transportes.
  • 2°Revolução Industrial (Continuação)

    d) Mudanças sociais: A descoberta da eletricidade proporcionou aumentar a produtividade e melhorar as condições de vida, a partilha imperialista estabelecida pelas potências industriais consolidou a divisão internacional do trabalho.
    e) Mudanças espaciais: A concorrência acirrada resultaram na formação dos monopólios e oligopólios.
  • 3°Revolução Industrial

    3°Revolução Industrial
    a) Século: XX.
    c) Mudanças técnicas: O mercado passou a ser dominado por grandes corporações; empresas, instituições e diversas tecnologias possibilitaram ampliar a produtividade econômica e acelerar os fluxos de capitais, mercadorias, informações e pessoas; criação do Liberalismo; desde o fim do século XIX, surgiram os trustes que é definido pelo controle de todas as etapas de produção.
  • 3°Revolução Industrial (Continuação)

    d) Mudanças sociais: O capitalismo atingiu seu período informacional, sendo essa nova etapa desenvolvida no pós-segunda guerra intensificando a partir dos anos 1970 e 1980; melhorias nas condições de trabalho com ampliação dos direitos trabalhistas; empresas estabeleceram acordos entre si, seus preços ficaram semelhantes, e assim acabaram dividindo os mercados potenciais, inviabilizando a livre concorrência, sendo denominado cartel.
    e) Mudanças espaciais: Desenvolvimento das empresas.
  • 4°Revolução Industrial (Continuação)

    d) Mudanças sociais: Poderá aumentar a produção sem precisar criar novos postos. Nesse cenário, o abismo entre quem tem baixa qualificação e alta qualificação aumentará, o que pode criar maior desigualdade social e um novo tipo de “proletariado”, levando assim ao aumento do desemprego.
    e) Mudanças espaciais: Na indústria, teremos uma cadeia produtiva totalmente conectada, a chamada manufatura avançada, na qual os processos são adaptáveis às necessidades de produção.
  • 4°Revolução Industrial

    4°Revolução Industrial
    a) Século: XXI.
    b) País(es) onde começou: Cingapura, Finlândia, Suécia, Noruega, Estados Unidos, Israel e Holanda.
    c) Mudanças técnicas: Será impulsionada por um conjunto de tecnologias disruptivas como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada; recursos serão usados com maior eficiência e produtos serão customizados de acordo com a necessidade do cliente.