-
Desestruturação do sistema feudal; modificação do sistema produtivo; renascimento comercial feudalismo -> capitalismo
-
Através das grandes navegações, se inicia a exploração geográfica, sendo a primeira forma de comercialização, e futuramente conhecida como inicio do capitalismo.
-
O surgimento do capitalismo comercial, está fundamentado no progresso econômico dos séculos XIV - XV. Tal fator contribuiu para a formação da burguesia, do desenvolvimento da vida urbana, o incremento da produtividade agrícola e artesanal, a intensificação do comércio e o início de um sistema financeiro. Essa prática comercial experimentada imprimiu uma nova lógica econômica em que o comerciante substituiu o valor de uso das mercadorias pelo seu valor de troca.
-
Acelerada transformação nas formas de produção, originou o trabalho faturado substituindo as formas de trabalho manual desenvolvendo um sistema abril de produção, caracterizado pela divisão de trabalho e produção em série.
-
Defendia que era preciso deixar a economia se autorregular. O mercado seria orientado pela lei da oferta e da procura. Ao mesmo tempo, em lugar dos metais preciosos que os Estados mercantilistas acumulavam como símbolo de riqueza, o trabalho passava a ser visto pelos liberais como a verdadeira fonte geradora de riqueza.
-
Foi a partir desta data que o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I às margens do Ipiranga, no Estado de São Paulo. Das suas causas, destacam-se: a vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política; o desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil; a tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
-
É a partir deste ponto na história que o trabalho assalariado torna-se predominante e generalizado no país, onde destacam-se eventos como a criação da Lei de Terras (lei nº 601 de 18 de Setembro de 1850) e a suspensão do tráfico negreiro.
-
Onda tecnológica, desenvolvimento das máquinas e fábricas.
-
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social : a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
-
A junção do conhecimento científico com a produção industrial gera novas formas de tecnologia cada vez mais aplicadas na produção. Os investimentos nas pesquisas e novas formas de produção supervalorizaram o produto final, mesmo que não tenha custado tanto em sua matéria prima.
-
Capitalismo Monopolista-Financeiro, iniciado após o término da 2ª Guerra Mundial, foi uma das conseqüências mais importantes do crescimento acelerado da economia capitalista, brutal processo de centralização dos capitais. Várias empresas surgiram e cresceram rapidamente, como indústrias, bancos, corretoras de Valores e etc. A acirrada concorrência favoreceu as grandes empresas, levando a fusões e incorporações que resultaram na a monopolização e de muitos setores da economia.
-
A globalização permitiu com que grandes corporações produzirem seus produtos em diferentes pontos do mundo, buscando sempre a redução de custos com a produção. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vários locais, mantendo um comércio ativo de imensas proporções. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo quase real.
-
A lei que extinguiu a escravidão no Brasil foi assinada por Dona Isabel, princesa imperial do país, enquanto o Imperador D. Pedro II do Brasil estava em viajem ao exterior. O Estado Brasileiro foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura.
-
-
Encontrado de SC a ES, uma camada de pré-sal com extensão de 800 km de extensão e 200 km de largura, e um potencial de 10 bilhões de barris, que seriam suficiente para elevar as reservas de petróleo e gás da Petrobras em até 60%, e deixar o Brasil entre os 6 países que mais possuem petróleo no mundo, junto com Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.