Atividade 1, Adriano de Barros

  • 8000 BCE

    Revolução Agricola

    O surgimento das cidades ocorreu devido a Revolução agrícola, na qual o ser humano abandonou o estilo de vida de caça e coleta e passou a cultivar seus alimentos e também aprendeu a domar animais, assim se tornando desnecessários tatos deslocamentos, podendo se fixar em um só lugar, com isso o ser humano deixou de ser nômade e se tornou sedentário, essa primeira revolução ocorreu cerca de 8 mil a.C.
  • 3500 BCE

    Primeiras cidades na Mesopotâmia

    Segundo arqueólogos as cidades mais antigas de que se tem registro surgiram por volta de 3.500 A.c. Na Mesopotâmia, atual Oriente médio, com as cidades de Ur, Uruk e Nipur, construídas pelos povos sumérios como cidades estado. Este povo também foi responsável por criar técnicas como barragens para impedir avanços dos rios, reservatórios e canais de irrigação.
    Roma se tornou a cidade mais importante da antiguidade, devido ao tamanho e importância do império Romano.
  • Period: 500 to 1500

    A cidade Medieval

    Após a queda de Roma temos o surgimento da cidade Medieval, que serviam para proteger igrejas, uma pequena população e alguns castelos, não possuindo nenhuma função urbana. Eram pequenas e fortificadas, geralmente com um design arredondado. neste período, devido a crise ocasionado pelos ataques germânicos, a Europa passou por uma ruralização do seu território, os moradores das cidades se deslocaram para o campo, para fugir da instabilidade causada pelos ataques, levando a Europa ao feudalismo.
  • Period: 500 to 1100

    Alta idade Média

    durante a Alta idade média, entre os séculos V e XI temos o processo de desurbanizaçao do período feudal. devido a crise ocasionado pelos ataques germânicos.
  • 1000

    Primeiras cidades na América

    Primeiras cidades na América
    No continente Americano estimasse que as primeiras cidades foram construídas por volta de 1 a 1000 anos depois de Cristo, temos como exemplo a icônica cidade de Machu Picchu, que nunca foi descoberta pelos espanhóis.
  • 1500

    Baixa Idade Média

    Baixa Idade Média
    Durante a Baixa Idade Média, entre XI e XV ocorre o renascimento comercial e urbano na Europa, as cidades passaram a ser mais organizadas, possuindo entre 250 a 500 habitantes, geralmente em seu centro ficavam os castelos e as catedrais.
  • 1500

    Renascimento Urbano.

    O renascimento Urbano foi resultado de diversas causas, a melhoria do clima na Europa, o desenvolvimento de novas técnicas na agricultura, gerando maior produção de alimentos e permitindo que a população aumentasse. Junto a isso temos a insatisfação dos camponeses com a opressão sofrida nos campos, o que os levou a migrarem de volta a cidade.
  • A Revolução Industrial

    A Revolução Industrial
    A Revolução Industrial é o maior fator de desenvolvimento urbano na história, ela foi responsável por concentrar a mão de obra nas cidades, teve início na Inglaterra na segunda metade do Século XVIII e se espalhou pelo mundo, consolidando a indústria e o capitalismo.
  • A segunda Revolução Industrial

    A segunda Revolução Industrial
    Com o aumento significativo das indústrias houve um grande crescimento do êxodo rural, causando um enorme crescimento no processo de urbanização, com o crescimento desenfreado das cidades. Houveram três revoluções industriais. a primeira como já foi descrita, a segunda ocorre entre a segunda metade do século XIX e meados do século XX, onde a industrialização se espalhou para diversos países fora da Europa, o petróleo como fonte de energia, etc.
  • A terceira revolução industrial

    A terceira revolução industrial também é conhecida como: revolução técnico científica informacional que vivemos hoje, com avanços nas comunicações, eletrônica, transporte, etc. começou em meados do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria.
  • Atualmente

    Atualmente
    De acordo com uma pesquisa do IBGE em 2015, cerca de 84% da população brasileira vive em áreas urbanas, e de acordo com a ONU a população urbana no mundo em 2020 era de 56,2%, com perspectivas de chegar a 68,4% em 2050. Com isso podemos perceber o avanço urbano pós revolução industrial, já que cada vez é menos necessário a mão de obra no campo, com o avanço nas tecnologias de plantio e coleta.