Caminhada do capitalismo

  • Jan 1, 1200

    Início do capitalismo – Renascimento comercial

    Início do capitalismo – Renascimento comercial
    O feudalismo passou por uma grava crise causada pela Peste Negra que acabou com 40% da população européia e pela fome que perseguia o povo. Já com o comercio reativado pelas Cruzadas (do século XI ao XII), a Europa passou por um intenso desenvolvimento urbano e comercial e, consequentemente, as relações de produção capitalista se multiplicaram, dizimando as bases do feudalismo. Essa fase é chamada de renascimento comercial que nada mais é que a mudança do feudalismo para o capitalismo.
  • Period: Jan 1, 1200 to

    Caminhada do Capitalismo

  • Jan 1, 1400

    Capitalismo Comercial

    Capitalismo Comercial
    Nessa época o comércio já era a principal atividade econômica tornando-se a principal fonte de riqueza, substituindo a terra, do período feudal. A fase de acumulação do capital por meio do lucro obtido com o comércio recebeu o nome de Capitalismo Comercial. Nesta fase do capitalismo ocorreu também a expansão marítimo-comercial, colonização do novo mundo pelas grandes potências europeias que foram Portugal e Espanha e políticas mercantilistas.
  • Capitalismo Industrial

    Capitalismo Industrial
    Na economia, o grande impacto foi pela transformação na técnica e no modo de produção dos produtos, pois as máquinas passaram a ser utilizadas em larga escala e esse processo ficou conhecido como Revolução Industrial.
    Na política, a transformação mais importante foi a independência dos EUA, a chamada Revolução Americana que constituiu o 1º grande abalo numa das bases do mercantilismo. Assim sendo no final do séc. XVIII e início do séc. XIX são marcados pelo princípio do Capitalismo Industrial.
  • Capitalismo Financeiro

    Capitalismo Financeiro
    Os fatores mais marcantes desta etapa: A 2ª Revolução Industrial (surgimento do petróleo usado para gerar energia em motores de combustão, desenvolvimento de indústrias automobilísticas e com isso a evolução dos transportes), Crise de 1929, surgimento de grandes empresas multinacionais e criação da URSS. Tivemos mais recentemente a 3ª Revolução Industrial caracterizada pelo crescimento de novas tecnologias por isso também conhecida como Revolução Tecnologica. Esta fase é a que permanece vigente.