Revolucao industrial fabricas

Revoluções Industriais

  • Period: to

    Primeira Revolução Industrial

    A primeira revolução industrial se iniciou na Inglaterra. Quando surgiram máquinas, as quais foram responsáveis pelo aumento da produção e rapidez de confecção de produtos. Além de que a circulação de pessoas e de mercadorias se intensificou devido ao surgimento de trens e barcos a vapor por exemplo. A criação de divisões de trabalho e o surgimento do operário assalariado, trouxe novas relações sociais e postos de trabalho, além da criação de locais próximos a fábricas para a morada do operário.
  • Period: to

    Segunda Revolução Industrial

    A Segunda revolução Industrial deu-se nos países: Inglaterra, EUA, Rússia, França, Alemanha e Japão. Quando foi-se incorporado a produção em massa, a linha de produção e a automação, levada pelas inovações do aço, e do uso da eletricidade e do petróleo como fontes energéticas. Gerou-se também novas relações de trabalho e necessidades da industria perante seus operários. Ademais, nesta época, a eletricidade e as industrias atraíram as pessoas para as cidades, causando o êxodo rural.
  • Period: to

    Terceira Revolução Industrial (Revolução Informacional).

    A Revolução Informacional, logo se espalhou por todo o mundo, porém surgiu nos EUA, Alemanha e Japão. Houve inovações científicas, como: robótica, genética e informática. A Revolução também causou o início da globalização, visto que o fluxo de informações aumentou drasticamente, aumentando a velocidade do cotidiano de quem mora na cidade e encurtando os espaços. Também foi responsável pelo êxodo rural, pela maior valorização do conhecimento, e maior entrelaçamento dos mercados.