Capitalismo2

A evolução do capitalismo

  • Jan 1, 1500

    Primórdios do capitalismo

    Primórdios do capitalismo
    Ao final do regime de feudalismo na Europa, o capitalismo torna-se dominante no mundo ocidental (embora já houvesse traços de sua existência desde a Baixa Idade Média), particularmente na Inglaterra e o noroeste europeu mais desenvolvido. O período inicial do capitalismo, compreendido como Mercantilismo, iniciou-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias. O acúmulo de riqueza era conquistado por meio do comércio de especiarias e matérias-primas não existentes em solo europeu.
  • Socialismo

    Socialismo
    A citação da existência de uma ideologia como o socialismo é de fundamental importância quanto ao estudo do capitalismo. Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são gigantescas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos, teoricamente, um modo de vida mais justo.
  • Revolução Industrial

    Revolução Industrial
    A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII, a qual expandiu-se pelo resto do mundo por volta do século XIX. Com a troca do trabalho atersanal pela força das máquinas à vapor, houve o fortalecendo do sistema capitalista da época.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    Foi a partir desta data que o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I às margens do Ipiranga, no Estado de São Paulo. Das suas causas, destacam-se: a vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política; o desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil; a tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
  • Capitalismo no Brasil

    Capitalismo no Brasil
    É a partir deste ponto na história que o trabalho assalariado torna-se predominante e generalizado no país, onde destacam-se eventos como a criação da Lei de Terras (lei nº 601 de 18 de Setembro de 1850) e a suspensão do tráfico negreiro.
  • Estado Novo - Brasil

    Estado Novo - Brasil
    O "Estado Novo", imposto pelo Presidente Getúlio Vargas, tinha caráter centralizador e autoritário. Ele suprimiu a liberdade partidária, a independência entre os três poderes e o próprio federalismo existente no país, Vargas fechou o Congresso Nacional e criou o Tribunal de Segurança Nacional. Os prefeitos passaram a ser nomeados pelos governadores e esses, por sua vez, pelo presidente. Ao povo era projetada a ideia de que Vargas era o "pai dos pobres" e o "salvador da pátria".
  • Globalização

    Globalização
    A globalização permitiu com que grandes corporações produzirem seus produtos em diferentes pontos do mundo, buscando sempre a redução de custos com a produção. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vários locais, mantendo um comércio ativo de imensas proporções. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo quase real.
  • Lei Áurea

    Lei Áurea
    A lei que extinguiu a escravidão no Brasil foi assinada por Dona Isabel, princesa imperial do país, enquanto o Imperador D. Pedro II do Brasil estava em viajem ao exterior. O Estado Brasileiro foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura.
  • Constituição Federal de 1988

    Constituição Federal de 1988
    A atual Constituição Federal brasileira, também chamada de “Constituição Cidadã”, é a lei maior, a Carta Magna, que organiza o Estado brasileiro.
    Na CF/88, estão definidos os direitos dos cidadãos, sejam eles individuais, coletivos, sociais ou políticos, além de estarem estabelecidos os limites para o poder dos governantes.
    A classe trabalhadora, por exemplo, adquiriu vários direitos, como a redução da jornada de trabalho, direito à greve, liberdade sindical e o 13º salário para os aposentados.