-
Obra de ideias fundamentais do socialismo científco
-
Partido formado por políticos de tendência socialista. O partido foi duramente perseguido pela polícia do czar.
-
Congresso em que a maioria foi chamada de bolcheviques (conquistar o poder por meio da revolução socialista) e a minoria de mencheviques (conquistar o poder aliando-se a burguesia).
-
Entrou em uma guerra contra o Japão pelo controle de uma região rica em minério, situada na China.
-
Após a guerra com o Japão, os mais pobres foram prejudicados e por isso fizeram um abaixo-assinado a ser entregue a Czar, porém ele não foi entregue. Czar mandou seus soldados atirarem na multidão causando mortos e milhares de feridos.
-
Rússia entra na guerra com a intenção de controlar o acesso do Mar Mediterrâneo pelo Mar Negro.
-
Após a revolução, foi criado o governo provisório que procurava diminuir a satisfação popular, portanto a Rússia não saiu da guerra.
-
Encontrava-se exilado e retornou à Rússia passando a defender a derrubada do governo provisório, a retirada da Rússia da guerra e a repartição de terras. Assim ele foi ganhando apoio da população
-
operários, apoiados pelos soldados czaristas, invadiram o palácio de Inverno e pôs fim ao czarismo na Rússia.
-
Ocuparam os prédios públicos e assumiram o poder.
-
Russia sai da Guerra por medidas do governo Bolchevique e assinou o tratado de Brest-Litovsk
-
Entre 1918 e 1921 acontece a guerra civil entre o Exercito Vermelho (bolcheviques - queriam defender a Revolução de outubro) e o Exercito Branco (monarquistas, liberais e potencias capitalistas - eram contra as medidas bolcheviques)
-
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi um governo composto de varias republicas por causa da ditadura do Partido Comunista.
-
Com a morte do Lênin, aumentaram as disputas pelo poder, entre o Stalin do partido comunista que queria consolidar o socialismo na URSS , e Trotsky, comissário de defesa e também era o comandante do exército vermelho, seria o mais provável sucessor de Lênin, o ideal dele era de fazer uma Revolução permanente. Stalin mandou assasinar o Trotsky que se encontrava exilado no México
-
Adotou os planos quinquenais, que previa um rigoroso planejamento da economia, e ajudou na aceleração da agricultura e da industrialização. Na agricultura ele obrigou aos camponeses a darem as suas terras para o governo e trabalhar nelas por baixíssimos salários, provocando crises de fome pelo país. Nas industrias ele implantou as indústrias de base, combateu o analfabetismo, com os cursos técnicos, tudo isso tornou a URSS a 3º potência mundial da época