-
No domingo, trabalhadores entraram em greves e suas famílias se reuniram em pontos da cidade de São Petersburgo.Todos os trabalhadores partiram em direção ao Palácio de Inverno, residencia do rei Czar, porém o imperador não estava no palácio naquele dia. Embora o czar não estivesse no Palácio de Inverno ou mesmo na cidade e não tivesse dado a ordem para as tropas abrirem fogo, ele recebeu toda a culpa pelas mortes.
-
Em 1914 a Rússia entrou na guerra com 13 milhões de soldados russos contra alemães mas em pouco tempo tempo 3 milhões de russos já haviam morrido.
A população foi fortemente atingida pelo desemprego, inflação muito alta e sucessivas crises de fome.A entrada da Rússia na guerra serviu para acirrar os ânimos entre os opositores do regime czarista. Em 1917 estoura a chamada Revolução Russa -
O governo provisório era liderado por políticos moderados que procurou diminuir a insatisfação popular, libertando os presos, concedendo liberdade de imprensa e associação.Mas declarou que a Rússia continuaria na guerra.
-
Os Bolcheviques ocuparam os prédios públicos da cidade de São Petersburgo e no dia seguinte assumiram o poder, impondo o socialismo.
-
As medidas dos Bolcheviques provocaram a reação de monaquistas e liberais, com a ajuda da Inglaterra, EUA e Japão criaram o Exercito Branco, com o objetivo de defender a Revolução de Outubro.
-
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi criada em 1922 pelos bolcheviques, liderados por Lênin, como uma das consequências da Revolução Russa de 1917.
-
Com a morte de Lênin em 1924, dois líderes passaram a disputar o poder na União Soviética: Leon Trotsky, segundo homem da Revolução de Outubro , a favor da Revolução Permanente e Josef Stalin, Secretário-Geral do Partido Comunista da URSS depois de 1922 (que foi, durante a Revolução, editor do jornal Pravda), que defendia a tese do Socialismo em um só país.
-
Na disputa pela sucessão no governo russo, após a morte de Lênin, Stálin obteve vitória e passou a controlar a União Soviética. Durante seu governo ele tomou medidas que centralizaram diversos papéis nas mãos do Estado. Com esse inchaço de atribuições do governo, os ideais socialistas foram se perdendo com o passar do tempo. Além disso foi responsável por exercer forte repressão sobre seus inimigos políticos. Primeiramente, Stálin aboliu a NEP e criou os planos quinquenais