Revolução Industrial- Fabiana (n3 2D) e Maria Carolina (11 2D)

  • Primeira Revolução Industrial

    Primeira Revolução Industrial
    Teve início no século XVIII, na Inglaterra. Marcada pela criação da máquina a vapor, conhecida como a época da mecanização com produção em larga escala. A principal característica dessa fase é a mudança do processo produtivo, que passou a ser desenvolvido em fábricas com a utilização de máquinas. Houve uma aceleração da circulação de pessoas e mercadorias por conta da expansão das redes de transporte. O lucro vinha principalmente da produção de mercadorias por trabalhadores assalariados.
  • Segunda Revolução Industrial

    Segunda Revolução Industrial
    No fim do século XIX, se espalhando pela Europa, EUA e Japão. Aumento rápido na produtividade e na capacidade de produção por conta da introdução de novas máquinas e fontes de energia mais eficientes como o petróleo e a eletricidade; aprofundação na especialização do trabalhador em uma única etapa de produção, não mais em várias; e intensificação da fabricação em série. Capitalismo ingressou com a etapa financeira e monopolista, dando origem à grandes corporações e à expansão imperialista.
  • Terceira Revolução Industrial

    Terceira Revolução Industrial
    Teve início no pós Segunda-Guerra, no século XX, com destaque nos EUA, Japão e Alemanha. Também conhecida como Revolução Técnico-Científica ou Informacional, é quando diversas tecnologias ampliaram a produtividade econômica e acelerar os fluxos materiais e imateriais. Tudo começa a ser digital, os processos produtivos automatizados e os robôs começam a surgir. Destaque para avanços tecnológicos e científicos e também progressos na agricultura, na pecuária, no comércio e na prestação de serviços.
  • Quarta Revolução Industrial

    Quarta Revolução Industrial
    Século XXI,com destaque em Cingapura, Finlândia, Suécia, Noruega, EUA, Israel e Holanda. Caracterizada pela junção de tecnologias e velocidade, além de causar impactos globais no âmbito social econômico e político. Atingiu uma fase que transformará a forma que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Conhecida como era dos sistemas cyber-físicos, onde a internet começou a fazer mais parte das etapas de produção nas indústrias, com presença da automação dos softwares e ocorre nos dias de hoje.