-
Proclamação da Assembléia Nacional Constituinte, que passa a elaborar uma nova constituição para a França, acabando com o poder absoluto do rei.
-
Esta fase foi o período de abolição do regime feudal e de montagem da ordem monárquica constitucional. Foi uma fase importante para o país pois foi quando começaram a organizar uma nova constituição.
-
O povo de Paris sai as ruas roubando armas e mantimentos, e derrubam a Torre da Bastilha, siímbolo da opressão do Regime Absolutista.
-
A Constituinte abole os privilégios feudais que pesavam sobre os camponeses, como a obrigação de pagar dízimas e a corveia (determiando número de dias que uma pessoa deveria trabalhar de graça para o rei)
-
O retorno de Luís XVI de Versalhes para Paris sob pressão popular
-
A fracassada tentativa de fuga do rei Luís XVI, em julho de 1791, que tentava retomar o poder com a ajuda de outras monarquias absolutistas vizinhas.
-
A constituição liberal adota o regime da Monarquia Constitucional, pondo fim à Monarquia Absolutista
-
Houve uma tentatativa de impor uma monarquia constitucional (onde o rei só representa o Estado, sem direito a poderes absolutistas). Mas falhou, pois houve a tentativa de fuga do rei para Versalhes.
-
Início da guerra contra a Áustria e a Prússia
-
A Convenção decreta o fim da monarquia e o advento da República.
-
A convenção decreta o fim da monarquia e o ínicio da República. A fase também é conhecida como Grande Terror pois os jacobinos guilhotinaram todos os que não estavam a seu favor.
-
Luís XVI é guilhotinado, inicioando-se o período denominado "despotismo da liberdade"
-
Os líderes Robespierre e Saint-Just são guilhotinados
-
A Convenção é substituída pelo Diretório, composto por 5 membros escolhidos pelo Poder Legislativo
-
Nessa fase houve a substituição da Assembleia por 3 cônsules, que acabou desencadeando no governo de Napoleão Bonaparte.
-
Última tentativa socializante da República
-
Em 1798, houve a vitória eleitoral dos jacobinos, não tolerada pelos girondinos (burguesia)
-
A Assembleia é dissolvida e o Diretório é substituído por três cônsules provisórios - próprios Napoleão e dois ex-integrantes do Diretório, Sieyès e Ducos. Além disso, o general promulga uma nova Constituição, que concentra todos os poderes em suas mãos.É o golpe que dá ínicio ao Consulado, sob o lema: " A Revolução acabou".