Revolução Francesa

  • Inconfidencia Mineira

    Inconfidencia Mineira
    Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.
  • Fim da servidão

     Fim da servidão
    Na França até a Revolução Francesa (1789) e, na maioria dos países europeus, até o início do século XIX Aa servidão estava presente.
  • Convocação dos Estdos Gerais

    Convocação dos Estdos Gerais
    Os Estados gerais foi comvocadoa,porque o rei queria a aprovação dos estados gerais para obrigar o clero e anobreza a votar.
  • Assembléia Constituinte

    Assembléia Constituinte
    Foi uma constituição criada pelo terceiro estado (camponeses, artesãos, burgueses) que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do primeiro (clero) e segundo (nobreza) estamento ou estados.
  • “A queda da Bastilha”

    “A queda da Bastilha”
    Em 14 de julho de 1789 os parisienses invadiram e tomaram a Bastilha (prisão) que representava o poder absoluto do rei, já que era lá que ficavam os inimigos políticos dele. Esse episódio ficou conhecido como “A queda da Bastilha”.
  • Revolta popular

    Revolta popular
    4 Aug 1789 Com medo dos camponeses que entrava em sua propiedade para bota terror,os nobres e grandes proprietarios emigram em busca de ajuda para invadir a França e restaurar o antigo regime.
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

     Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
    A Assembléia Nacional Constituinte proclamou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, cujos principais pontos eram:
    - O respeito pela dignidade das pessoas
    - Liberdade e igualdade dos cidadãos perante a lei
    - Direito à propriedade individual
    - Direito de resistência à opressão política
    - Liberdade de pensamento e opinião
  • A abolição do regime feuda

    A abolição do regime feuda
    A abolição do regime feudal ocorreu por causa da crise econômica,financeira e política.
  • Constituilção libera

     Constituilção libera
    A Constituilção liberal adota o regime de monarquia constitucional.
  • A fuga do rei

    A fuga do rei
    A fuga do rei , foi preparada com antecedência pelo Conde Axel de Fersen, um sueco amigo de Maria Antonieta. O rei tentava fugir para se aliar a vizinhos para volta ao poder.
  • Fuga da família real

    Fuga da família real
    Após a tentativa frustrada de fuga da família real para a Áustria, os países que até então apoiavam a França lançaram a Declaração de Pillnitz, que afirmava (e apoiava) a restauração da monarquia francesa como um projeto de interesse comum a todos os Estados europeus.
  • Guerra da França contra Áustria e Prússia

    Guerra da França contra Áustria e Prússia
    Os nobres emigrados que tinham fugido da França durante a Revolução, desejam a partir da Áustria que esta esmagasse a Revolução. Outras nações temeram revoluções em seus próprios territórios. A Áustria assinou a Declaração de Pillnitz, a qual estabelecia que se as outras potências atacassem a França, a Áustria também o faria. Os franceses interpretaram isto como uma possível declaração de guerra.
  • Convenção

    Convenção
    A Convenção se instalou a 21 de setembro de 1792. No mesmo dia ela decretou – por unanimidade – a abolição da monarquia.
  • Guilhotina do rei

    Guilhotina do rei
    Ir para: navegação, pesquisa A Execução de Luís XVI na guilhotina é um dos acontecimentos maiores da Revolução Francesa. Ela teve lugar em 21 de Janeiro de 1793, às 10h20, em Paris, sobre a Praça da Revolução
  • Guera de terror

    Guera de terror
    A pretexto de defender a revolução, os jacobinos instalaram um regime de terror na França em 1793-1794. Sob o comando de Robespierre, a Constituição foi suspensa e foram criados o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário.
  • Diretorio

    Nesse período a França torna-se um "país governado por proprietários". A Constituição do ano III da Revolução, que definia a democracia burguesa, representou o meio-termo do processo revolucionário.