-
1898-Independência de Cuba
-
Teve a primeira Constituição Cubana e a Emenda Platt. Esta Emenda dava ao governo dos EUA o direito de intervir na ilha “ toda vez que a ordem fosse afetada” e manter a Base militar de Guantánamo.
-
Os EUA realizou 3 intervenções no país.
-
Golpe de Estado Fulgêncio Batista , governo ditatorial, apoiado pelos norte americanos.
-
Movimento contra Fulgêncio Batista jovem advogado, Fidel junto com um grupo de revolucionários. Atacam o quartel de Moncada . A ação fracassa , mas é considerada o estopim que deu origem à Revolução. Fidel é capturado , julgado e encarcerado , sendo anistiado e solto em maio de 1955.
-
1955/1956 - Fidel exilou-se no México , onde estava preparando para voltar para Cuba , ficando em uma cadeia montanhosa Sierra Maestra , com 12 guerrilheiros entre eles seu irmão ( Raúl Castro) , o revolucionário de origem argentina Ernesto Che Guevara e Camilo Cienfuegos.
-
Governo de Fulgêncio entra em decadência e Fulgêncio foge .
-
01/1959 as tropas lideradas por Fidel tomam o governo na capital de Cubana , Havana .
-
Operação Baía dos Porcos , o governo americano resolve invadir Cuba e depor Fidel , os americanos são derrotados. Neste momento Fidel se aproxima da União Soviética, nacionaliza as empresas norte americanas e executa os colaboradores de Fulgêncio Batista.
-
Embargo econômico , o presidente norte americano John Kennedy decretou o bloqueio econômico contra Cuba e sua expulsão da OEA . Os soviéticos quiseram instalar mísseis nucleares voltados contra alvos norte americanos , foram dias de tensão e os soviéticos acabaram desistindo.
-
Até o final da década de 80 a economia cubana era apoiada pelos soviéticos , o que ajudou muito a elevar a qualidade do ensino e da saúde na ilha.
-
Em 25 de novembro de 2016, Fidel Alejandro Castro Ruz, o 15º Presidente de Cuba, morreu de causas naturais aos 90 anos em sua residência em Havana, Cuba.
-
Em 31 de julho de 2006, Raúl Castro assumiu o cargo de presidente do Conselho de Estado durante a transferência temporária de poder em virtude da doença de seu irmão, Fidel Castro, cargo que viria a assumir com plenos poderes a 24 de fevereiro de 2008, mantendo-se no cargo até abril de 2018.
-
Cuba é governada atualmente por Miguel Díaz-Canel