-
Cuba conquistou a Independência tardiamente. Cuba se uniu aos Estados Unidos para lutar contra a Espanha e conseguir a Independência da ilha.
-
Fulgêncio Batista foi eleito presidente democraticamente pela primeira vez em Cuba, mas a sua presidência foi marcada por corrupção e violência. Fulgêncio tem o poder de voltar através de um golpe militar em 1952. Em 1953, Fidel Castro e outros 160 homens tentaram o Assalto ao Quartel Moncada mas falharam, e Fidel Castro foi condenado a cerca de 20 anos de prisão, e seu movimento desapareceu.
-
Batista foi reeleito como presidente e, em um ato de reconciliação, Fidel Castro foi libertado. Fidel foi isolado no México. Em novembro de 1956, com um plano revolucionário, formou o "Exército Rebelde".Um de seus comandantes era um médico argentino, Ernesto "Che" Guevara. Os guerrilheiros foram se tornando populares, com dois novos líderes, Raúl Castro e Juan Almeida. De volta a Cuba, tinha apoio da população, em seguida, começou a empurrar as reformas políticas, sociais e econômicas.
-
Começaram as primeiras reformas, especialmente em matéria de meios de produção e a nacionalização dos bancos. A revolução cubana também teve grande importância desde que começou graças às campanhas de alfabetização em massa e de cuidados de saúde que foi implementado para toda a população. Após este triunfo, a política econômica de Cuba deixou tão alarmados os Estados Unidos que estes romperam relações diplomáticas com o país. Cuba estabelece relações abertas com a União Soviética.
-
Espiões americanos descobriram mísseis nucleares em Cuba.Este é o princípio da crise dos mísseis.Em seguida, os Estados Unidos bloquearam a costa cubana. Após 13 dias de estarem à beira de uma guerra nuclear, o problema foi resolvido com a retirada dos mísseis, mas os Estados Unidos decidem bloquear a ilha. Os Estados Unidos impuseram um embargo ao comércio com Cuba, restrição utilizada pelo governo cubano como justificativa pelas dificuldades econômicas que o país vem lutando ao longo dos anos.
-
Os Estados Unidos de estabelecerem relações comerciais com Cuba. Fidel Castro torna-se um inimigo dos Estados Unidos e ganha a reputação de esquerdista, especialmente nos países latino-americanos. Ao longo do tempo, a economia cubana tornou-se dependente da União Soviética e outros países comunistas.
-
Fidel Castro morreu naturalmente aos 90 anos de idade, de causas naturais. Seu irmão, Raúl Castro, assumiu o poder, sendo o novo presidente de Cuba.
-
Miguel Díaz-Canel, que até agora exercia o cargo de primeiro vice-presidente do governo de Cuba, foi eleito nesta quinta-feira (19) como presidente do país pela Assembleia Nacional em substituição do general Raúl Castro, que se retira do poder após 12 anos.