-
Fidel Castro (político e mais tarde um revolucionário) lidera o assalto aos quartéis Moncada, e Carlos Manuel de Céspedes (advogado e líder da independência cubana), em Bayamo, com pouco mais de uma centena de rebeldes contra Fulgencio Batista. A ação armada fracassada, foi o que deu origem à Revolução. Cerca de 70 rebeldes morrem. Fidel é capturado, julgado e encarcerado, sendo perdoado e solto em maio de 1955.
-
O navio Granma desembarca no sudeste de Cuba, após zarpar do México com Fidel Castro a bordo. Sob seu comando estavam 81 homens, incluindo seu irmão Raúl e o argentino Ernesto. Começa a luta na Sierra Maestra com um pequeno grupo, que sobrevive ao ataque do exército de Batista.
-
Após a queda de Batista. Fidel e seu “exército” desceram a Sierra Maestra a caminho de Santiago de Cuba, e sete dias depois entraram vitoriosos em Havana.
-
O mundo inteiro está praticamente em uma guerra nuclear quando a União Soviética instalou em Cuba mísseis nucleares direcionados para os EUA. O então presidente americano ordena um bloqueio naval em Cuba, e após negociações, o primeiro-ministro soviético sede e retira os mísseis. Assim os EUA retira seu bloqueio e não ataca Cuba.
-
Cerca de 1,4 mil soldados, apoiados pela CIA, desembarcam na Baía dos Porcos, a 200 km de Havana, e são derrotados pelos revolucionários. Cuba proclama "a primeira grande derrota do imperialismo na América Latina".
-
Cuba entra em uma profunda crise econômica, chamada de "período especial" pelo governo.
-
Fidel Castro teve uma grave doença, decidindo ceder o poder a Raúl Castro (“presidente” de Cuba) em caráter provisório.
-
O atual presidente de Cuba é Raúl Castro, que assumiu o governo em 2008, após a renúncia de seu irmão e titular, Fidel Castro, que já governava o país há 49 anos.
-
Fidel renuncia à reeleição presidencial. Cinco dias depois, Raúl assume formalmente a presidência.
-
Fidel renuncia ao cargo de primeiro secretário do Partido Comunista.
-
Fidel se reúne com o papa Bento XVI na Nunciatura (em Havana).
-
Raúl e o presidente americano Barack Obama colocam um fim ao as inimizades entre Cuba e EUA.
-
Cuba e EUA restabelecem relações políticas.
-
Fidel Castro morre, aos 90 anos considerado o pai de revolução.
-
Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez é um professor universitário e político cubano que é o atual Presidente do Conselho de Estado de Cuba. É membro do Politburo (comitê central do partido comunista da antiga U.R.S.S.) do Partido Comunista de Cuba desde 1997 e ocupou o cargo de ministro da Educação Superior de 2009 a 2012, sendo então promovido para o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Ministros em 2012. Um ano depois,em 24 de fevereiro de 2013, foi eleito primeiro vice-presidente do Conselho.