- 
  
  Antes de tudo,a alquimia foi a ciência que deu o ponta pé inicial à química orgânica. No século III a.C., quando o objetivo dos químicos era transformar minerais, pelo principio da "Pedra Filosofal".
- 
  
  Obteve a importante participação da Revolução Industrial (Sec. XVIII). Pelo aparecimento de máquinas, o carvão foi ficando escasso e a alternativa foi a transformação de carvão mineral em carvão coque.
- 
  
  Carl Wihelm contribuiu através da extração de produtos naturais isolando o ácido lático da uva (formando vinho), a ácido cítrico do limão, e vários outros produtos obtidos pela destilação de outras substâncias.
- 
  
  Torbern Olof separou a química em duas partes: -Química orgânica: que estuda os compostos dos seres vivos;
 -Química inorgânica: que estuda os compostos de origem mineral.
- 
  
  Antoine-Laurent de Lavoisier contribuiu notoriamente, dizendo que nos compostos orgânicos eram encontrados (além do carbono) os elementos hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
- 
  
  Jons Jacob isolou, pela primeira vez na história, os elementos silício, zircônio e titânio. Formou a Teoria do Vitalismo que dizia que somente os seres vivos produzem compostos orgânicos.
- 
  
  Friedrich Wöhler contrariou a teoria do vitalismo, sintetizando ureia a partir do composto inorgânico: cianato de amônio.
- 
  
  O inglês Willian Perkin foi responsável por criar o primeiro corante, sintético (mauveína), provando a teoria da síntese de qualquer substância.
- 
  
  Frieedrich August K. concluiu e definiu a química orgânica como sendo a parte da quimica que estuda os compostos de carbono.
- 
  
  Marcellin Pierre Eugene Berthelot derrubou a teoria da força vital: obteve por aquecimento a polimerização do acetileno em benzeno.