-
O princípio do domínio da química é o domínio do fogo pelo Homo erectus. O fogo também permitia ao Homem aquecer-se nos dias de baixas temperaturas, assim como conservar melhor os alimentos recorrendo ao processo de fumagem - especialmente para conservar a carne e o peixe.
-
Na Civilização Egípcia a utilização de produtos e técnicas “científicas” era amplamente difundida: utilizavam o índigo (proveniente do anil) e a alizarina para tingir têxteis.
-
O alquimista islâmico Jabir Ibn Hayyan descobriu, no Século VIII, o ácido cítrico (C6H8O7). Na Europa, em plena Idade Média também se conhecia as propriedades ácidas do limão. Esta informação é descrita na inciclopédia Speculum Majus
-
Antoine-Laurent de Lavoisier deu uma contribuição importante para a química orgânica ao observar que eram também encontrados nos compostos orgânicos, além do carbono, os elementos hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, chamados de organógenos
-
*No final do século XVIII e início do século XIX, os químicos começaram a dedicar-se ao estudo das substâncias encontradas em organismos vivos. *Como todas as substâncias orgânicas conhecidas eram extraídas de animais e vegetais, os químicos supunham que elas não poderiam ser produzidas (sintetizadas) em laboratório.
-
Foi uma teoria formulada por Jons Jacob Berzelius , a qual descrevia que a matéria orgânica só podia ser produzida pelos seres vivos – vis vitalis (força ou energia vital) inerente na própria vida. A base desta teoria era a dificuldade de obter matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas.
-
Em 1828, Friedrich Woler, discípulo de Berzelius, foi o primeiro cientista a sintetizar um composto orgânico (ureia) a partir de um composto inorgânico (cianato de amónio).
-
1830 Surge um novo conceito: isômero – dois compostos diferentes possuem a mesma fórmula molecular mas diferente fórmula de estrutura.
-
Em 1845, Adolph Kolbe conseguiu realizar a primeira síntese de um composto orgânico, o ácido acético, a partir de seus elementos componentes.
-
Friedrich August Kekulé propôs a nova definição de química orgânica aceita atualmente: “Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do carbono”.
-
1856- William Perkin, ao tentar fabricar o quinino, fabricou acidentalmente o corante orgânico conhecido como mauveína.
-
Afirma o fato do carbono poder fazer quatro ligações, e, em consequência, tomar de quatro outros átomos de uma vez só.
-
Em 1866 Marcellin Pierre Eugene Berthelot obteve por aquecimento a polimerização do acetileno em benzeno, derrubando totalmente a teoria da força vital.
-
Na primeira metade do século XX, houve um grande desenvolvimento da indústria química orgânica nos Estados Unidos, com a descoberta, por exemplo, de diversos plásticos, como o raiom, o náilon, o teflon e o poliéster.
-
Em 1907, cânfora obtida por síntese total foi comercializada pela primeira vez por Gustaf Komppa
-
Surgimento de uma gigantesca indústria petroquímica Através da substituição do carvão pelo petróleo como principal fonte de matéria-prima para a indústria química orgânica.
-
o progresso da química orgânica permitiu a síntese de moléculas altamente complexas.
-
Foi comprovado que o petróleo possuía origem biológica.