-
Teve início na Idade Média, os alquimistas/pesquisadores tinha por objetivo: " transformar qualquer metal em ouro- princípio chamado de pedra filosofal"
-
O termo química orgânica foi utilizado pela primeira vez em 1777 pelo químico sueco Torben Orlof Bergman
-
Separou a química em:
- Orgânica: estuda compostos obtidos dos seres vivos;
- Inorgânica: estuda os compostos de origem mineral. -
Entre o século XVIII, os cientistas começaram a dedicar tempo para entender a química dos organismos vivos, isolados e identificando substâncias presentes nos corpos.
-
Teve uma grande contribuição na química orgânica, ele acreditava que nos compostos orgânicos,além do carbono, eram encontrados hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
-
O químico sueco Jöns Jakob Berzelius lançou a teoria da força vital, também conhecida como Vitalismo, que defendia a ideia de que apenas os seres vivos são capazes de produzir compostos orgânicos
-
Friedrich Wöler conseguiu sintetizar em laboratório a substância ureia a partir de um composto inorgânico, derrubando a teoria de Berzelius.
-
Adolph Kolbe conseguiu realizar a primeira síntese de um composto orgânico, o ácido acético, a partir de seus elementos componentes. Onze anos depois, o químico inglês William Perkin, ao tentar fabricar o quinino, fabricou acidentalmente o corante orgânico conhecido como mauveína
-
Devido à inadequação da definição de Bergman para a química orgânica, o químico alemão Friedrich August Kekulé propôs, em 1858, a definição aceita atualmente:
"Química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos do carbono." -
Foi trabalhado de forma simultânea e independente por Friedrich August Kekulè e Archibald Scott Couper, sugeriram que os átomos de carbono tetravalente (quatro ligações) poderiam se ligar um ao outro para formar uma rede átomos de carbono
-
Cânfora obtida por síntese total foi comercializada pela primeira vez por Gustaf Komppa. A partir do século XX, o progresso da química orgânica permitiu a síntese de moléculas altamente complexas. Ao mesmo tempo, os polímeros e as enzimas foram reconhecidos como grandes moléculas orgânicas, e foi mostrado que o petróleo possuía origem biológica.
-
Na primeira metade do século XX, houve um grande desenvolvimento da indústria química orgânica nos Estados Unidos, com a descoberta, por exemplo, de diversos plásticos, como o raiom, o náilon, o teflon e o poliéster.