Quc3admica

Química Orgânica

  • 1935 BCE

    Nylon (Náilon)

    Nylon (Náilon)
    O nylon é uma fibra têxtil sintetizada em laboratório, faz parte da classe dos polímeros. Atualmente, a fibra orgânica nylon possui uma vasta utilização, mas no início do século XX (1927) ela surgiu “meio tímida” para substituir a seda (de preço elevado). A alta resistência do novo tecido foi conquistando as Indústrias têxteis que se encarregaram de tornar o tecido mais conhecido.
  • 1928 BCE

    Penicilina

    Penicilina
    É um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicillium chrysogenum. Foi o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso. É indicado em casos de infecções estreptocócicas (grupo A, C, H, G, L e M). Infecções da orofaringe, otite média e do trato respiratório inferior, endocardite estreptocócica, meningite meningocócica, antraze actinomicose.
  • 1869 BCE

    Insulina

    Insulina
    Hormonio responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), ao promover o ingresso de glicose nas células . Em 1922, Leonard Thompson, um diabético de 14 anos, recebeu a primeira injeção de insulina. Infelizmente, o extrato estava tão impuro que ele acabou sofrendo uma reação alérgica severa, e injeções adicionais foram canceladas. Durante os doze dias seguintes, Collip trabalhou dia e noite para melhorar o extrato, e uma segunda dose foi injetada. Desta vez foi um sucesso.
  • 1850 BCE

    Petróleo

    Petróleo
    O primeiro poço de petróleo foi descoberto na Pensilvânia, Estados Unidos, no ano de 1859, em uma região de pequena profundidade, 21 metros (atualmente, as escavações atuais costumam ultrapassar os 6.000 metros). O maior consumidor mundial são os Estados Unidos, país que, para suprir sua necessidade, importa cada vez mais o produto.
  • 1846 BCE

    Éter

    Éter
    O éter mais conhecido é o éter comum, ou etóxietano ou ainda éter dietílico. Ele é encontrado em farmácia e hospitais. É um líquido muito volátil, com ponto de ebulição em torno de 35°C, muito inflamável, incolor e com odor característico. Pode ser utiizado como solvente de graxas, óleos, resinas e tintas.
    Passou a ser usado, como anestésico por inalação, em 1842. Provocava grande mal estar nos pacientes após a anestesia e foi então substuído por outros anestésicos.
  • 1831 BCE

    Clorofórmio

    Clorofórmio
    É um anestésico que é tóxico se ingerido ou seus vapores aspirados.
    Sua anestesia ocorre devido ele ser volátil, absorvendo o calor da pele, diminuindo a temperatura e inativando os nervos sensitivos que mandam informações para o cérebro.
  • 1828 BCE

    Friedrich Wöhler

    Friedrich Wöhler
    O químico alemão Fredrich Wohler conseguiu sintetizar a ureia (composto orgânico presente na urina e no suor de animais), a partir do aquecimento de um composto inorgânico, o cianeto de amônio. Essa reação endotérmica ficou conhecida como a síntese de Wöhler.
  • 1807 BCE

    Jöns Jacob Berzelius

    Jöns Jacob Berzelius
    Berzelius foi responsável por lançar a Teoria da Força Vital ou Vitalismo. Essa teoria dizia que nenhum elemento químico da química orgânica poderia ser produzido artificialmente e que somente os seres vivos eram capazes de produzir compostos orgânicos.
  • 1777 BCE

    Antoine Laurent de Lavoisier

    Antoine Laurent de Lavoisier
    Foi um químico, considerado o pai da química orgânica.
    Descobriu que todos os compostos orgânicos descobrido até então, tem um átomo de carbono.
  • 1777 BCE

    Torbern Olof Bergman

    Torbern Olof Bergman
    Em 1777, o cientista empregou pela primeira vez o termo Química Orgânica. Esta era consideradaa Química dos produtos de origem dos organismos vivos, animal ou vegetal, enquanto a química Inorgânica era a química que estudava os compostos extraídos do reino mineral.