Deb195e361f7a8b215f0e6854cbc8714

QUIMICA ORGÂNICA

  • ORIGEM DOS ESTUDOS DA QUÍMICA ORGÂNICA

    ORIGEM DOS ESTUDOS DA QUÍMICA ORGÂNICA
    foi utilizado pela primeira vez em 1777 pelo químico sueco Torben Orlof Bergman. Neste período, a química orgânica se referia ao estudo de compostos retirados diretamente da natureza. Dentre estes,podemos citar os muitos corantes que eram utilizados no período, como aqueles extraídos de madeiras como o Pau Brasil ou de vegetais como a beterraba.
  • Funções Orgânicas

    Funções Orgânicas
    As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos. Os compostos que possuem átomos de O, N ou elementos da família dos Halogênios (Cl, Br, F, I), ligados diretamente à cadeia carbônica, passam a ser classificados como: Funções orgânicas contendo Oxigênio, Nitrogênio ou Haletos.
  • Teoria da Força Vital

    Teoria da Força Vital
    No ano de 1807, o químico sueco Jöns Jakob Berzelius lançou a teoria da força vital, também conhecida como Vitalismo, que defendia a ideia de que apenas os seres vivos são capazes de produzir compostos orgânicos, ou seja, tais substâncias não poderiam, de nenhuma maneira, ser produzidas artificialmente. Segundo Berzelius, os compostos orgânicos eram produzidos a partir de uma “força vital” característica dos organismos vivos, o que impossibilitava a síntese dos mesmos.
  • Obtenção da Uréia

    Obtenção da Uréia
    em 1828, o químico alemão Fredrich Wohler conseguiu sintetizar a ureia (composto orgânico presente na urina e no suor de animais), a partir do aquecimento de um composto inorgânico, o cianeto de amônio. Essa reação endotérmica ficou conhecida como a síntese de Wöhler.
  • Corantes na indústria

    Corantes na indústria
    urante o século XIX, uma das primeiras aplicabilidades das descobertas no campo da química orgânica foi na área de corantes para a indústria têxtil. Em 1856, o químico inglês William Perkin desenvolveu, em laboratório, o primeiro corante sintético, denominado mauveína. A partir desta descoberta, Perkin desenvolveu vários outros corantes,além de perfumes, que colaboraram para o desenvolvimento da indústria.
  • Teoria do Kekule

    Teoria do Kekule
    Os compostos de carbono fundamentam os estudos da Química Orgânica. Esse elemento apresenta algumas peculiaridades se comparados aos demais existentes na natureza, por isso foi amplamente analisado pelos cientistas Archibald Scott Couper e Friedrich August Kekulé. Os estudos desses cientistas no século XIX deram origem aos postulados de Couper-Kekulé, ou simplesmente postulados de Kekulé. Os postulados de Kekulé destacam as três propriedades do carbono que explicam seu comportamento...
  • Pesquisa Síntese do acetileno e o fim da Força vital

    Pesquisa Síntese do acetileno e o fim da Força vital
    Entre os anos de 1854 e 1862, o químico Pierre Eugene Marcellin Berthelot investiu suas pesquisas na busca pela síntese do acetileno, obtendo sucesso ao final da pesquisa. Em 1866, o mesmo cientista consegue realizar a polimerização do acetileno em benzeno, através do processo de aquecimento. O sucesso de suas pesquisas funcionam como um marco definitivo para o fim da teoria da força vital.
  • QUÍMICA ORGÂNICA HOJE EM DIA

    QUÍMICA ORGÂNICA HOJE EM DIA
    A química orgânica foi fundamental para o desenvolvimento científico e industrial durante o século XX. Em especial, a descoberta do petróleo e a possibilidade de fracioná-lo em porções menores tornou o progresso da humanidade extremamente rápido.
    https://www.resumoescolar.com.br/quimica/quimica-organica-como-tudo-comecou/