Depositphotos 41032625 organic chemistry

História da Química Orgânica

  • 1939 BCE

    Náilon (Nylon)

    Náilon (Nylon)
    O nylon (náilon) foi criado em 28 de fevereiro de 1935 pelo químico Wallace Hume Carothers. Charles Stine, vice presidente da Dupont, revelou a descoberta em 1939 na New York World’s Fair, introduzindo o nylon em sua forma têxtil para um grupo de três mil mulheres. No final do mesmo ano ocorreu a sua comercialização para o grande público, causando alvoroço e o interesse ávido das consumidoras – 64 milhões de meias-calças vendidas em apenas um ano.
  • 1928 BCE

    Penicilina

    Penicilina
    A descoberta da penicilina se deu de forma acidental, pelo bacteriologista escocês Alexander Fleming, em 1928. Pesquisando substâncias capazes de combater bactérias em feridas, esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias. Ao retornar, observou que suas culturas de Staphylococcus aureus estavam contaminadas por mofo e, nos locais onde havia o fungo, existiam halos transparentes em torno deles, indicando que este poderia conter alguma substância bactericida.
  • 1921 BCE

    Insulina

    Insulina
    A insulina foi descoberta no verão de 1921 por Sir Frederick Grant Banting como conseqüência de uns experimentos realizados nas aulas do Prof. John MacLeod, professor de fisiologia da Universidade de Toronto. Banting tinha mostrado muito interes pela diabetes e tinha seguido de perto os trabalhos de Shafer e outros, os quais tinham observado que a diabetes estava ocasionada pela carência de una proteína originada nas células dos ilhotes de Langerhans e que tinham denominado insulina.
  • 1859 BCE

    Petróleo

    Petróleo
    Surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros.
  • 1847 BCE

    Anestésicos (Clorofórmio)

    Anestésicos (Clorofórmio)
    Ele foi usado pela primeira vez como anestésico em procedimentos cirúrgicos, em 1847, na Inglaterra. Ele atuava da seguinte maneira: ao ser aplicado sobre a pele, a temperatura abaixava, pois ele absorvia calor; deste modo, os nervos sensitivos perdiam a atividade e a sensação de dor diminuía. Porém, seu uso foi gradativamente abandonado, em razão do seu alto grau de toxidade.
  • 1842 BCE

    Anestésicos (Éter etílico)

    Anestésicos (Éter etílico)
    Em 1842 passou a ser utilizado nos Estados Unidos como anestésico. Sua primeira utilização foi em uma cirurgia de pequeno porte. Quando passado sobre a pele, a sua evaporação proporciona uma sensação de frio e uma diminuição da sensibilidade. Apresentava alguns perigos, como o fato de ser tóxico, causando irritação no trato respiratório e mal-estar no paciente. Ele reage com o oxigênio do ar, formando um peróxido de hidrogênio podendo ocasionar um incêndio na sala de cirurgia.
  • 1828 BCE

    Friedrich Wöhler

    Friedrich Wöhler
    Em 1828, aquecendo cianato de amônio, obteve, em laboratório, a substância uréia, um composto considerado na época tipicamente orgânico (existe na urina), embora não houvesse a interferência de um organismo vivo que lhe transferisse a “força vital”. A síntese de Wöhler foi a primeira grande prova contra a teoria da Força Vital, deixando claro que os compostos orgânicos não precisam necessariamente ser obtidos só a partir de organismos vivos.
  • 1807 BCE

    Jacob Berzilius

    Jacob Berzilius
    Jons Jacob Freiherr Von Berzelius sugeriu a teoria da Força Vital. Acreditava-se que os organismos vivos (plantas e animais) continham uma “força vital” que caracterizava todos os compostos produzidos por eles. Deste modo, não se admitia a possibilidade de compostos orgânicos virem a ser sintetizados em laboratório. Berzelius justificava tal fato afirmando que compostos orgânicos só eram obtidos pela ação da força vital, e que esta só podia estar relacionada à célula viva.
  • 1777 BCE

    Torbern Bergman

    Torbern Bergman
    Em 1777, empregou pela primeira vez o termo Química Orgânica. Esta era considerada como a Química dos produtos de origem dos organismos vivos, animal ou vegetal, enquanto a química Inorgânica era a química que estudava os compostos extraídos do reino mineral.
  • 1777 BCE

    Antoine Lavoisier

    Antoine Lavoisier
    Antoine Laurent Lavoisier foi quem afirmou que todos os compostos orgânicos possuem carbono após analisar vários compostos