Downloadfile

Química Orgânica

  • 7 BCE

    Origem

    Origem
    A primeira utilização de compostos orgânicos pelo homem foi na descoberta do fogo; quase tudo que sofre combustão é um composto orgânico. Em resumo, toda a vida é baseada no carbono, desde o combustível que queimamos, até a constituição do nosso próprio corpo. Cerca de 60% da massa corpórea de um indivíduo é de compostos orgânicos (desconsiderando-se a água). A diversidade dos compostos orgânicos existentes também é grande, cerca de 20 milhões, entre naturais e sintéticos.
  • Química Orgânica e inorgânica

    Química Orgânica e inorgânica
    O químico sueco Torbern Bergman, em 1777, foi o primeiro a expressar a diferença entre substâncias “orgânicas” e “inorgânicas”, e o termo químico orgânica logo passou a denominar a química dos compostos sintetizados e encontrados em organismos vivos.
    Compostos orgânicos: compostos extraídos dos organismos vivos, vegetais e animais.
    -Compostos Inorgânicos: compostos extraídos do reino mineral.
  • Lavoisier

    Lavoisier
    1784: Lavoisier – Verificou que a combustão de todo composto orgânico originava sempre gás carbônico e água, com isso deduziu que as plantas e os animais continham o elemento carbono, e também poderiam ter hidrogênio e oxigênio e, às vezes, nitrogênio, enxofre e fósforo. Esses elementos foram chamados de elementos organóides (isto é, geradores dos seres vivos). Lavoisier estava interessado em saber como é que estes elementos poderiam originar os compostos orgânicos.
  • Teoria da Força Vital

    Teoria da Força Vital
    Em 1807, outro químico sueco, Jöns Jacob Berzélius lançou a idéia da “Teoria da Força Vital”, segundo a qual somente os seres vivos possuiriam uma “força vital” capaz de produzir os compostos orgânicos, criando a idéia de que substâncias orgânicas jamais poderiam ser sintetizadas, isto é, serem preparadas artificialmente num laboratório ou numa indústria, portanto, esses compostos não podem ser sintetizados fora dos organismos vivos (in vitro).
  • Ácidos Graxos

    Ácidos Graxos
    Em 1816 Michel Eugène Chevreul produziu o sabão, produto da reação de álcalis (hidróxido) com gordura animal e afirma que poderia ser separado em diversos compostos orgânicos puros, que ele próprio denominou “ácidos graxos”. Era a primeira vez que uma substância orgânica (gordura) fora convertida em outras (ácidos graxos e glicerina) sem a intervenção de uma força vital externa.
  • FriedrichWöhler

    FriedrichWöhler
    Um pouco mais de uma década depois, a “Teoria da Força Vital” sofreu outro golpe quando FriedrichWöhler, aluno de Johann Friedrich Gmelin, que anos antes chamara a atenção para o fato de todos os compostos orgânicos conhecidos possuírem carbono, descobriu, em 1828, que era possível converter o sal “inorgânico”, cianato de amônio, na substância “orgânica” já conhecida como uréia, que havia sido previamente encontrada na urina humana.
  • Teoria Estrutural

    Teoria Estrutural
    Teoria Estrutural proposta por Kekulé
    1º) Tetracovalência constante: Nos compostos orgânicos, o carbono é sempre tetracovalente, exercendo 4 ligações, podendo ser representadas por pares eletrônicos ou traços.
    2º) As quatro valências do carbono são iguais: Esse postulado explica por que existe um só clorometano (H3CCl), pois, qualquer que seja a valência que o carbono troque com o cloro, obtém-se um só composto. Qualquer uma dessas estruturas, receberá o nome de clorometano.
  • Forma do Metano

    Forma do Metano
    A Forma Tetraédrica do metano:
    Van’t Hoff e Le Bel propuseram que os átomos de carbono do metano estão arranjados de maneira a formar um tetraedro regular, onde os ângulos formados entre as ligações são de 109º28'.
  • Descoberta da Isomeria

    Descoberta da Isomeria
    Louis Pasteur pesquisava resíduos de vinho nos barris e constatou a presença de ácido racêmico. De acordo com o seu conhecimento, este ácido era idêntico ao ácido tartárico, e com a ajuda de um microscópio, ele pode constatar que as duas substâncias possuíam cristais com imagens idênticos. Determinou que ambos os compostos eram ativos e óticos, giravam a luz polarizada na mesma quantidade, embora em direções diferentes. Esta descoberta foi um grande passo para o estudo da geometria molecular.
  • Teoria ácido-base de Lewis

    Teoria ácido-base de Lewis
    Em 1923, o físico-químico norte-americano Gilbert Newton Lewis desenvolveu a sua teoria ácido-base, a qual é bastante eficaz na classificação de um grupo em ácido ou base. De acordo com Lewis:
    Ácido de Lewis: é toda espécie química capaz de receber um par de elétrons;
    Base de Lewis: é toda espécie capaz de doar um par de elétrons.
    Lewis deu explicações mais adequadas para as ligações químicas em compostos orgânicos através do compartilhamento de um par de elétrons por dois átomos.
  • Química orgânica séc XXI

    Química orgânica séc XXI
    A síntese em laboratório é capaz de modificar a estrutura de uma cadeia carbônica e dar a ela um novo formato com propriedades distintas da molécula original, a este produto denota-se a definição de composto orgânico sintético. O processo é muito útil na fabricação de medicamentos pelas Indústrias farmacêuticas, na obtenção de plásticos (polímeros), fibras têxteis, corantes, inseticidas, etc.
    Tudo isso graças à modernização das técnicas de laboratório.