-
A primeira utilização de compostos orgânicos pelo homem foi na descoberta do fogo; quase tudo que sofre combustão é um composto orgânico.
-
O termo química orgânica foi utilizado pela primeira vez em 1777 pelo químico sueco Torben Orlof Bergman .
-
XVIII : Carl Wihelm Sheel conseguiu isolar o ácido cítrico do limão, o ácido lático do leite, a glicerina da gordura e a uréia da urina.
-
A teoria que fundamentava a química orgânica neste período era a “Teoria da Força Vital”, desenvolvida por Jons Jacob Berzellius.
-
Jons Jacob Berzelius , em 1815, isolou pela primeira vez os elementos silício (1823), zircônio (1824) e titânio (1825). Friedrich Wohler desenvolveu uma amostra de ureia em laboratório a partir do aquecimento do cianato de amônio. E pôs fim a teoria da força vital.
-
O químico inglês William Perkin desenvolveu, em laboratório, o primeiro corante sintético, denominado mauveína.
-
O químico Pierre Eugene Marcellin Berthelot consegue realizar a polimerização do acetileno em benzeno, através do processo de aquecimento. Marco definitivo para o fim da teoria da força vital. Antoine-Laurent de Lavoisier deu uma contribuição importante para a química orgânica ao observar que eram também encontrados nos compostos orgânicos, além do carbono, os elementos hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, chamados de organógenos.
-
XIX : Uma das primeiras aplicabilidades das descobertas no campo da química orgânica foi na área de corantes para a indústria têxtil.
Surgimento de aplicações na área da saúde, no que hoje é denominado como indústria farmacêutica. -
Surgem escolas especializadas, em especial na Alemanha.
Primeira metade do século XX: A química orgânica deu um enorme passo com a descoberta do processo de obtenção de plásticos (náilon, teflon, poliéster). -
Século XX: Descoberta de um método de produção em massa da matéria prima mais importante para os fertilizantes modernos: a amônia.
-
Descoberta dos Fulerenos por um grupo de cientistas (Harold Walter, Kroto e Richard Errett Smalley). Os cientistas obtiveram uma série de estruturas químicas com 44 a 90 átomos de carbono.
-
Estima-se um número acima de 16.000.000 compostos orgânicos conhecidos.