4

breve historia da quimica organica

  • 1935 BCE

    Nailón(Nylon)

    Nailón(Nylon)
    O nylon é um nome genérico para a família das poliamidas, sintetizado pelo químico chamado Wallace Hume Carothers em 1935. Foi a primeira fibra têxtil sintética produzida. Dos fios desse polímero fabricam-se o velcro e os tecidos usados em meias femininas, roupas íntimas, biquínis, bermudas e outras.
    O náilon consiste, também, no mais conhecido representante de uma categoria de materiais chamados poliamidas, que apresentam ótima resistência ao desgaste e ao tracionamento.
  • 1928 BCE

    Penicilina

    Penicilina
    A penicilina é um antibiótico natural descoberto acidentalmente por Alexander Fleming em 1928 quando estudava a bactérias. A descoberta se deu pois Fleming deixou seu laboratório para tirar alguns dias de férias, quando retornou notou que suas placas, contendo cultura bacteriana, haviam sido contaminadas por fungos, e na região contaminada não havia o crescimento de bactérias, concluindo-se que alguma substância liberada pelo fungo era capaz de inibir o crescimento bacteriano.
  • 1921 BCE

    Insulina

    Insulina
    Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que permite a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia, é sintetizada nos humanos e em outros mamíferos dentro das células-beta das ilhotas de Langerhans, no pâncreas.
    Em 1921 foi isolado o hormônio do pâncreas que permitiu o controle da diabetes, primeiramente extraído de animais porem foi substituída pelo sintético mais tarde.
  • 1859 BCE

    Petróleo

    Petróleo
    surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
    O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos Pensilvânia no ano de 1859.
    vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel.
  • 1842 BCE

    Éter

     Éter
    Esse composto foi descoberto em 1540 pelo botânico alemão Valerius Cordus, quando ele submeteu o álcool etílico à ação do ácido sulfúrico. E em 1842 passou a ser utilizado nos Estados Unidos como anestésico. A sua evaporação proporciona uma sensação de frio e uma diminuição da sensibilidade, podendo ser usado para aplicar injeções, ou inalado.
    hoje em dia o éter etílico é utilizado como solvente apolar em laboratório pois avia risco de acontecer incendiosos nas cirurgias
  • 1831 BCE

    Clorofórmio

    Clorofórmio
    Descoberto em 1831, o clorofórmio foi utilizado como anestésico para diminuir as dores do parto. Essa utilidade foi gradativamente perdida após a descoberta de outros anestésicos, como o óxido nitroso e o hexabarbital.
    Sua utilização como anestésico se dava em larga escala antigamente, esse efeito era possível graças à sua alta volatilidade, que faz com que parte do calor da pele seja absorvida, diminuindo a temperatura corporal, o que provoca uma estase dos nervos, amenizando a sensação de dor
  • 1828 BCE

    molecula orgâica sintetizada em laboratorio

    molecula orgâica sintetizada em laboratorio
    Friedrich Wöhler sitentiza uréia, a partir do aquecimento cianato de amônio, sendo a primeira substância orgânica formada em um laboratório. sendo a principal prova da formação de compostos orgânicos formados sem um organismo vivo para transferir a força vital.
  • 1807 BCE

    Teoria da "força vital"

    Teoria da "força vital"
    Jons Jacob Freiherr Von Berzelius sugeriu a teoria da "força vital" , a qual dizia que seres vivos continham uma força, que era passado para seus compostos, deste modo os compostos orgânicos, não poderião ser sintetizados em laboratório.
  • 1789 BCE

    C - Carbono pricipal elemeto ogânico

    C - Carbono pricipal elemeto ogânico
    Lavoisier observa que todas as moléculas orgânicas possuem carbono, assim descobrindo a base da química orgânica.
  • 1777 BCE

    origem do termo

    origem do termo
    o cientista Torben Olof Bergman, empregou pela primeira vez o termo. Separando química orgânica e a química inorgânica, sendo a orgânica o estudo dos organismos vivos (animais e vegetais), enquanto a inorgânica estuda os organismos dos minerais.