Deb195e361f7a8b215f0e6854cbc8714

História da Quimica Orgânica

  • 1500

    Início

    Início
    Na Antiguidade, as substâncias encontradas na natureza eram divididas em três grandes centros: Animais, Vegetais, Minerais.
    Sendo animais e vegetais, constituídos por seres vivos ou orgânicos. A química como ciência teve início no final da Idade Média, combinada com elementos da filosofia, matemática, entre outros. Nomeada de Alquimia. A medicina, era considerada ultrapassada, por conta de seus tratamentos serem apenas através de ervas, plantas e substâncias animais.
  • Period: 1500 to

    História da Quimica Orgânica

    Trata-se de um ramo que é responsável por estudar os compostos que são extraídos dos organismos vivos. Definida e estudada por médicos alquimistas, farmacêuticos e químicos. Entre os anos de 1500 até 1916, atualmente os estudos continuam sendo explorados por meio de informações definidas durante o período citado.
  • 1527

    Primeira Interação de Minerais com o Homem

    Primeira Interação de Minerais com o Homem
    Um médico alquimista, Phillipus Aureolus, conhecido como Paracelso, revelou que os elementos químicos como o zinco, ferro, manganês, poderiam estar presentes em nosso corpo. Foi a partir daí que o alquimista propôs uma interação dos minerais e metais com o homem, e um de seus estudos envolvia a cura da sífilis com mercúrio. Este médico, pela primeira vez na história, usou algo que não fosse vegetal, nem animal para um tratamento médico. Obtendo sucesso.
  • Isolamento dos Compostos Orgânicos

    Isolamento dos Compostos Orgânicos
    Carl Wilhelm Scheele, foi um químico farmacêutico de origem sueca. Scheele conseguiu isolar compostos orgânicos. Foram extraídas várias substâncias a partir de produtos naturais.
    Exemplos de compostos isolados:
    Ácido Tartárico (Uva) - C4H6O6
    Ácido Cítrico (Limão) - C6H8O7
    Ácido Lático (Leite) - C3H6O3
    Glicerina (Gordura) - C3H8O3
  • Definição de Compostos

    Definição de Compostos
    Torbern Olof Bergman, foi um químico sueco, que definiu:
    Compostos orgânicos eram aqueles extraídos de organismos vivos, vegetais e animais.
    E Compostos Inorgânicos aqueles que eram extraídos do reino animal.
  • O Elemento de Carbono

    O Elemento de Carbono
    Foi Antoine Lavoisier, um químico francês, que verificou que a combustão de todo composto orgânico originava sempre de gás carbônico e água, com isso deduziu que as plantas e os animais continham o Elemento de Carbono, e também poderiam ter hidrogênio e oxigênio e, às vezes, nitrogênio, enxofre e fósforo.
  • Vitalismo (Teoria da Força Vital)

    Vitalismo (Teoria da Força Vital)
    O químico sueco, Jöns Jakob Berzelius, foi o criador da teoria da força vital, segundo ele:
    Compostos Orgânicos poderiam ser obtidos a partir de organismos vivos. Uma "força vital" era necessária para a síntese de um composto orgânico.
    Já os Compostos Inorgânicos, foram originados de fontes não-vivas, como minerais. Considerava-se que um composto inorgânico não podia ser transformado em um orgânico pelo homem.
  • Definição de Berzelius

    Definição de Berzelius
    Berzelius também definiu Química Orgânica parte da química que estuda os compostos orgânicos e Química Inorgânica parte da química que estuda os compostos inorgânicos.
  • "Isomerismo" - Wöhler e Berzelius

    "Isomerismo" - Wöhler e Berzelius
    Friedrich Wöhler, pedagogo e químico alemão, sintetizou a uréia a partir do cianato de amônio:
    Wöhler e Berzelius dois materiais claramente diferentes tem a mesma composição. Criaram o termo isomerismo.
  • Teoria Estrutural proposta por Kekulé (Terceira e Quarta

    Teoria Estrutural proposta por Kekulé (Terceira e Quarta
    3º) Encadeamento constante: os átomos de carbono podem unir-se entre si formando cadeias carbônicas.
    4º) Ligações entre átomos de carbono: Os átomos de carbono podem se ligar por uma, duas ou até três valências. A partir de então, Kekulé definiu:
    Química Orgânica é a parte da química que estuda os compostos do carbono. Porém nem todo composto que contém carbono é orgânico, mas todos tem carbono. Ex.: Grafite, Diamante, Monoxido de carbono, etc.
  • Teoria Estrutural proposta por Kekulé (Primeira e Segunda)

    Teoria Estrutural proposta por Kekulé (Primeira e Segunda)
    Friedrich August Kekulé foi um químico alemão, que deu origem ao postulados de Kekulé. Segundo essa teoria:
    1º) Tretacovalência constante: nos compostos orgânicos, o carbono é sempre tretacovalente, exercendo 4 ligações, podendo serem representadas por pares eletrônicos ou traços.
    2º) Quatros Valências de Carbono são iguais: Qualquer que seja a valência de carbono troque com cloro, ou qualquer posição do cloro, obtém-se composto.
  • Derrubamento da Teoria da Força Vital

    Derrubamento da Teoria da Força Vital
    Marcellin Berthelot, foi um professor, químico e político francês, que sintetizou o acetileno e em 1866 obteve, por aquecimento, a polimerização do acetileno em benzeno, que confirma a derrubada da Teoria da Força Vital.
  • A Forma Tetraédrica do Metano

    A Forma Tetraédrica do Metano
    Van't Hoff e Le Bel propuseram que os átomos de carbono do metano estão arranjados de maneira a formar um tetraedro regular, onde os ângulos formados entre as ligações são de 109º28'
  • Lewis Explica as Ligações Quimicas em Compostos Orgânicos

    Lewis Explica as Ligações Quimicas em Compostos Orgânicos
    Gilbert Newton Lewis, um físico-químico americano, que deu explicações mais adequadas para as ligações químicas em compostos orgânicos através do compartilhamento de um par de elétrons por dois átomos. Segundo sua explicação, ácido são todas as espécies químicas que recebem pares eletrônicos isolados, formando ligações coordenadas. Base é toda espécie química que cede pares de elétrons isolados, formando ligações coordenadas.